Menu

Caderno de Cozinha

Blogs / Caderno de Cozinha / Comidinhas de boteco

COMIDINHAS DE BOTECO: RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA!

Bar, boteco, botequim. A palavra vem de "botica", que era um armazém onde era vendido tudo que você possa imaginar, além de reunir os homens para colocar o papo em dia. Com o passar do tempo os donos da Botica começaram a servir comidas chamadas de aperitivos, juntamente com a bebida que a partir daí se tornou o boteco que conhecemos hoje.

A estratégia usada por esses locais para atrair mais e mais clientes continua sendo os petiscos cada vez mais caprichados. Por conta do sucesso dessas receitas surgiu em Belo Horizonte (no de 2000) a primeira edição do concurso "Comida di Buteco".

O concurso premia os melhores e mais criativos petiscos de bar do País. A última edição, contou com oito estados e 16 cidades. Foram 260.000 tira-gostos e milhões de participantes. A cada ano que passa as receitas superam as expectativas de todos e está enlouquecendo os botequeiros de todo o Brasil.

Ficou com água na boca e louca para experimentar as iguarias deste ano? A 14ª edição do "Comida di Buteco" começará no dia 12 de abril e contará com quase 400 botecos. O cardápio desse ano ainda não está disponível, mas você pode aprender a fazer em casa algumas das iguarias que fizeram sucesso em 2012.

ESCONDIDINHO DE BACALHAU


Foto divulgaçãoFoto divulgação


Ingredientes: para uma pessoa
3 ovos de codorna
250g de lascas de bacalhau do Porto
20 ml de azeite extravirgem
4 azeitonas verdes
1/2 pimentão vermelho em tiras
Salsinha a gosto
Deixe as lascas de bacalhau de molho em água fria por três horas, para dessalgar. Escorra as lascas de bacalhau espremendo para tirar o excesso de água refogue no azeite extravirgem. Junte salsinha e a azeitona verde

Purê:
2 batatas grandes
500 ml de leite
1 colher (de chá) de manteiga
Cozinhe as batatas com na água e sal. Amasse as batatas acrescente o leite e a manteiga e bata bem com uma colher de pau. Acerte o sal.

Montagem:
Em uma vasilha tipo cuia, coloque o bacalhau temperado, cubra com um purê de batatas, salpique com pedaços de azeitonas verdes e salsinha. Decore com tiras pimentão vermelho e com três ovos de codorna.
Receita por: Bar do Magrão

BACANINHO

Foto divulgaçãoFoto divulgação

 

Ingredientes: para uma porção

100g de parmesão ralado
100g de batata crua ralada
80g de bacalhau dessalgado e cru em lascas
Meio dente de alho espremido ou em lascas
Pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto
Salsinha a gosto

Misture o parmesão e a batata. Faça as sestinhas colocando esta mistura de parmesão e a batata em uma frigideira de teflon e dourando de ambos os lados como se fosse fazer uma panqueca. Passe esta massa corada e ainda quente para uma forma de empadinha (ou outro vasilhame que tiver em casa) e modele a cestinha.
Em uma frigideira aqueça o azeite, frite o alho, refogue o bacalhau, tempere com pimenta e salsinha e recheie a cestinha. Sirva quente.

Receita por: Bar Tiro Liro

Mais informações sobre o trabalho dessa dupla na página do Sabor das Gerais.