Menu

Receita - Fritelli di San Giuseppe

Em homenagem a comunidade Italiana aqui de Sete Lagoas, na pessoa do amigo Fábio Candian e de sua esposa Fabiene, e também ao grande e especialíssimo amigo Marcus Vinicius (o popular Bonitão) e sua Aninha, pelo dia de ontem. AUGURI !!!

Hoje, 19 de março, é o dia de São José, o carpinteiro, marido de Maria e pai de Jesus Cristo e por isso o patrono da família. Nesta data comemoramos a festa de São José (San Giuseppe) tanto aqui no Brasil, quanto lá na Itália, com a diferença de que lá é também o dia dos pais (festa del papà) enquanto aqui no Brasil, os pais são festejados só em agosto e sem nenhuma ligação com o santo.

Como é de praxe, tanto lá como cá, os pais são homenageados e presenteados por seus filhos. Em toda a Itália é tradição presentear os “babbi” com doces que variam conforme a região. Na região de Nápoles usa-se o “Zeppole di San Giuseppe”, que são rosquinhas recheadas de creme. Na região sul temos o "Biscotti per il papà”, e em Roma o “Sfinci di San Giuseppe”, uma espécie de donuts.

Fotos da Toscana - Norte da ItáliaFotos da Toscana - Norte da Itália

Mas é na Toscana que, nesta data, cultivam a tradição dos “FRITELLE DI SAN GIUSEPPE”. A receita que dizem trazer sorte e fortuna para todos. Um bolinho de arroz delicioso, que além de ser uma verdadeira iguaria é simples de fazer, como mostra o passo a passo a seguir.



Ingredientes para 35 a 40 bolinhos

350g de arroz cru
600ml de leite
400ml de água
3 ovos (separados)
100g de manteiga
100g de açúcar
Passas (opcional)
1 colher (de chá) de essência de baunilha
2 colheres (de sopa) de rum (Vinho Santo ou Marsala)
1 colher (de sopa) de amido de milho ou farinha de trigo
1 colher (de chá) de fermento em pó
Casca de limão e raspas de casca de laranja a gosto
1 pitada de sal
Óleo para fritar
Para polvilhar 2 colheres de sopa canela em pó
1 colher (de sopa) de açúcar (ou a gosto)



Preparação Passo a passo;

Coloque o leite e a água em uma panela



Espere aquecer e adicione o sal, metade da manteiga e metade do açúcar. Mexa ate dissolver tudo.



Junte o arroz, e um pedaço de casca de limão (ou raspas da casca) para que cozinharem junto com o arroz.



Deixe ferver e cozinhar ate o leite ser absorvido.Em seguida junte o restante do açúcar e da manteiga e incorporando bem.Desligue o fogo e deixe esfriar (de preferência de um dia para outro). Coberto com uma película de filme plástico, para não criar uma casca. A mistura vai endurecer um pouco.No dia seguinte misture, ligeiramente, as gemas e acrescente a massa de arroz misturando bem.



Adicione o rum, a baunilha e (se gostar) as passas.Acrescente também o fermento e o amido de milho.



Bata as claras em neve e misture delicadamente a massa de arroz.  

  
Mexa delicadamente até homogeneizar bem. Aqueça o óleo e com o auxílio de duas colheres (previamente mergulhadas em óleo quente) forme os bolinhos e mergulhe-os no óleo quente para fritar.



Repita o processo colocando outros bolinhos (não muitos) e à medida que corarem, retire com uma escumadeira e escorra e passe para uma toalha de papel até ficarem sequinhos.



Passe no açúcar com canela ou se preferir somente no açúcar refinado.



Sirva quente ou morno e BOA SORTE!!!



Existem variações: há quem não coloque farinha de trigo na massa, alguns usam leite e água em partes iguais para cozinhar o arroz, outros, só leite. E ainda tem os que gostam de acrescentar passas.

Abraços!!! Guilherme e Mariângela



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos