Menu

A primeira edição do Quinta na Praça 2010 irá homenagear Mauro Gonçalves, o Zacarias

Público contará com acervo em praça pública e sessão de cinema no próximo dia 25.

A primeira edição do Quinta na Praça de 2010 homenageia o setelagoano Mauro Faccio Gonçalves, o famoso Zacarias dos Trapalhões. A noite do dia 25 conta parte da história desconhecida do artista, uma pessoa engajada para promover a cultura local.

O evento – organizado pela Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Social – faz parte das ações comemorativas dos 20 anos de morte de Gonçalves. A partir das 19h, o público poderá ver parte do acervo no coreto da praça Tiradentes e uma sessão de cinema reserva espaço para filmes dos Trapalhões. A entrada é franca.

“A prefeitura quer redimensionar a presença do setelagoano Mauro Faccio Gonçalves dentro da história da cidade como um agitador cultural da década de 1950 e 60”, diz o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi. A presidente do Clube de Letras de Sete Lagoas, Mariza Pereira, contemporânea de Gonçalves, relembra que “o artista fazia um humorismo saído, quase ingênuo”.

Mariza conta que ele fazia parte de dois grupos teatrais da cidade. Com formação em Artes Plásticas, Gonçalves pintava os cenários e buscava adaptar as peças, apresentando em Sete Lagoas e região. “Toda a renda era revertida para obras sociais”. Além do teatro, o agente cultural participava do programa da Rádio Cultura “Em Barbosão é assim” e colaborava com a Sociedade Vicentina, relembra Mariza.

SECOM / Sete Lagoas
Crédito: Arquivo/SECOM Sete Lagoas. 



Publicidade
Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar