Menu

Você sabia que hoje é o Dia do Café? Confira cinco iguarias em que o gosto da bebida vai bem

Com um "Q" de outono-inverno, receitas com café têm sempre um sabor marcante e inconfundível. Ao contrário do que muita gente pensa, sua presença forte contrasta com sabores variados, podendo surpreender em combinações inusitadas que levam frutas cítricas, chocolate, amêndoas ou especiarias. Neste Dia do Café, celebrado hoje (14), confira alguns pratos e acompanhamentos que quem aprecia esse fruto certamente vai adorar.


Foto: brasil.elpais.comFoto: brasil.elpais.com
Sopas e caldos
O chef Eduardo Maya, do Projeto Aproxima, explica que o café é muito utilizado em pratos salgados, seja em crostas, caldos, molhos ou espumas. "Temos vários tipos de cafés, com características diferentes. É preciso buscar o equilíbrio de acordo com o que se espera do prato". Capeletti com molho de café é um bom exemplo da combinação de massa com café.

Carnes vermelhas
Ainda segundo Maia, pratos com carnes vermelhas, por exemplo, recebem muito bem um toque especial de café. Para comidas mais gordurosas, os grãos com maior acidez (torra alta) dão uma balanceada na receita. Já a torra média arredonda uma comida mais doce, por exemplo. Um exemplo é o carneiro ao molho de café.

Tortas
Na confeitaria, o café pode ser usado em forma de licor, extrato, em grão, expresso e até mesmo o solúvel. "Tudo vai depender da receita. Não é difícil fazer preparos com café que ficam muito interessantes", ressalta a chef Mariana Correa, da La Parisserie. Segundo ela, o entremet Opéra é um clássico francês que leva creme de manteiga de
café.

Doces tradicionais
Alguns doces tradicionais também levam café na receita. Os mais emblemáticos são o tiramissu, que traz a combinação do café com o queijo mascarpone. "Temos também o caramelo de café e o macaron moka, que mistura chocolate e café", conta Mariana Correa.

Cerveja
E quando você encontra uma bebida com características marcantes de café, mas não tem café na receita? Muitas cervejas têm aroma e sabor característicos do fruto, mesmo sem o uso da iguaria no processo de fabricação. As notas de café encontradas nas cervejas vêm da utilização dos maltes torrados, como cevada ou outros cereais. Além de aroma e de sabores, esses ingredientes adicionam cor à bebida. Por isso, a maior parte das cervejas com cheiro e gosto de café são escuras, geralmente dos estilos porter, stout e dunkel. Entre as cervejas com toques de café que podem ser encontradas no Brasil estão a Morada Hop Arabica, DUM Petroleum, Eisenbahn Dunkel, Meantime Coffee Porter, Tupiniquim Monjolo Imperial Porter e a clássica irlandesa Guinness.

Com Hoje em Dia




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados