Menu

Instagram cria IGTV para concorrer com YouTube

O Instagram comunicou ontem, quarta-feira (20), o lançamento da IGTV, um aplicativo independente que tem como foco a publicação de vídeos de longa duração. A novidade pode ser acessada dentro do app do Instagram, em um novo botão. A ferramenta aceita vídeos na vertical, com resolução de até 4K e uma hora de duração — até então, o app permitia apenas 60 segundos de vídeo.

IGTV é o novo app de vídeos do Instagram, com suporte a posts de até uma hora de duração (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Já havia rumores sobre o lançamento do recurso desde a primeira semana de junho, mas somente hoje o Instagram confirmou a novidade em encontro com jornalistas em São Francisco, nos Estados Unidos. No mesmo evento, o Instagram anunciou que atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos.

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo que organiza seu feed

O Instagram TV se aproxima de outras plataformas, como o YouTube e o Snapchat (que já conta com a função Discover — veja como usar), e também amplia a proposta da rede social. Criado em 2010 como um app de fotos, o Instagram liberou, ao longo dos anos, a publicação de vídeos com 15 segundos de duração e, posteriormente, 60 segundos, além dos Stories.

Durante o lançamento, CEO do Instagram Kevin Systrom foi além da rivalidade com outros apps e comparou o IGTV com a TV tradicional. "Assim como acontece ao ligar a TV, o IGTV começa a tocar assim que você abre o aplicativo. Você não precisa pesquisar para começar a assistir ao conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses", explicou.

IGTV também pode ser acessado dentro do app do Instagram, em um novo espaço (Foto: Instagram/Divulgação)

Pensando nessa dinâmica, o app permite deslizar para cima para descobrir mais conteúdos e alternar entre as categorias "Para você", "Seguindo", "Popular" e "Continuar assistindo". Os vídeos também podem receber curtidas e comentários ou ser enviados para amigos pelo Direct. Ao abrir o IGTV, os usuários verão automativamente o canal de quem eles seguem no Instagram.

O IGTV tem o objetivo de chamar a atenção dos criadores de conteúdo, que ganham, assim, mais um suporte para divulgar seu material. "No IGTV, os criadores são os canais", explicou o CEO, mais uma vez colocando a plataforma como concorrente da televisão. Apesar disso, a publicação é permitida para todos. Qualquer membro do Instagram pode ter seu próprio canal.

O aplicativo IGTV estará disponível para celulares Android e iPhone (iOS) nas próximas semanas.

http://www.facebook.com/InstagramEnglish/videos/2021766097857435/?t=13

Confira o comunicado completo aqui (em inglês).

Com Tech Mundo




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados