Menu

Sentimos mais fome no frio? Conheça mitos e verdades sobre o inverno

Começando oficialmente nesta quinta-feira (21), o inverno chega com previsão de dias gelados e chuva um pouco mais frequente em relação ao outono. A umidade também deve dar as caras na nova estação, aumentando o risco de doenças respiratórias. 

Inverno começa hoje, com previsão de dias geladosInverno começa hoje, com previsão de dias gelados

A estação vem acompanhada de uma série de dúvidas e cuidados que devem ser tomados para garantir a saúde o ano todo. Veja os mitos e verdades mais comuns sobre o inverno.

Sentimos mais fome no frio? 

Verdade. 
Essa é uma resposta fisiológica do nosso organismo para manter a temperatura corporal. Para evitar ganhar quilinhos extras no inverno, a dica é não exagerar nos alimentos gordurosos e ricos em carboidratos. Aposte em chás e chimarrão para trazer a sensação de conforto, mas não deixe de lado o consumo de água. Além disso, mantenha o consumo de vegetais e legumes. A salada pode ser coberta pelo feijão para ficar mais atrativa e os legumes podem ser refogados e servidos quentes. 

Abrir as janelas é a melhor forma de espantar a umidade? 

Mito. 
Naqueles dias em que as paredes começam a escorrer, a melhor saída é deixar a umidade passar. Recorrer a panos e desumidificadores também não surtem efeito. Por outro lado, ambientes ventilados em dias úmidos reduzem a proliferação de germes que causam rinite, sinusite e infecções respiratórias. Portanto, locais de aglomeração merecem, sim, ter as janelas abertas. 

Exercícios no inverno emagrecem mais? 

Verdade. 
Embora menos atrativas, as atividades no frio podem, sim, gastar mais calorias. Claro que não é nada de excepcional, mas no fim das contas, pode fazer diferença. Uma boa dica é aproveitar os dias mais gelados para fazer atividades indoor. 

Posso abrir mão da manta, das luvas e do gorro? 

Mito. 
O mais indicado por especialistas é manter as extremidades do corpo aquecidas. Nesses lugares o sangue demora mais para chegar, portanto, não aquecem com tanta facilidade. 

Doenças respiratórias são mais comuns no inverno? 

Verdade. 
A estação mais fria do ano facilita a transmissão de vírus, tornando mais comum o aparecimento de gripes e resfriados. Isso ocorre, especialmente, porque há uma tendência maior das pessoas de ficarem em ambientes fechados. 

Posso dormir com lençol térmico ligado? 

Mito. 
Ele deve ser usado somente para aquecer a cama e depois desligado. É bom lembrar que só é indicado o uso dos produtos com selo do Inmetro. 

Estufas e ar-condicionado são boas opções? 

Verdade. 
Com certeza eles deixam o ambiente mais aconchegante, mas é preciso ficar atento para as trocas bruscas de temperatura: evite sair do quentinho para o frio extremo desagasalhado. Embora também tragam sensação de conforto, as estufas são menos potentes. 

Da Redação com gauchazh




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados