Menu

Saiba se você está comendo pouca proteína e entenda a importância dela

A proteína é o bloco de construção dos músculos, pele, enzimas e hormônios, desempenhando ainda um papel essencial no bom funcionamento de todos os tecidos do corpo humano. Ela ajuda ainda nas tarefas de recuperação após o esforço físico, ou na manutenção da saciedade após as refeições.

Reprodução/InternetReprodução/Internet

A quantidade de proteína ideal varia de indivíduo para indivíduo e é determinada por fatores como a idade, peso ou nível de atividade física diária. Os especialistas recomendam a ingestão de cerca de um grama de proteína por quilo de peso corporal, para uma pessoa com pouca ou nenhuma atividade física, no entanto esses valores podem duplicar para quem pratica exercício regular de forma intensa.

Apesar da proteína poder ser encontrada em inúmeros alimentos, a sua deficiência na alimentação ainda é muito comum. Esteja atento a estes sinais e perceba se está a sofrer com déficit de proteína. 

Está sempre com fome: Não consegue evitar fazer um ou dois lanches entre as principais refeições? Então, pode estar com falta de proteína no organismo. Já que este nutriente é conhecido por promover os níveis de saciedade. 

Sente fraqueza: É normal que se sinta mais fraco e que note uma diminuição nos índices de massa muscular, o que por sua vez deixará o seu organismo mais lento.

Não  consegue se concentrar: Sente-se constantemente avoado? Quando os níveis de proteína não estão adequados, podemos sentir alguma confusão mental. A proteína como reguladora da glicose no sangue, equilibra o açúcar, deixando-nos mais focados. 

Enfraquecimento do cabelo e unhas: Deficiências graves de proteína refletem-se ainda no enfraquecimento significativo do cabelo e das unhas. A pele torna-se também mais seca e apresenta vermelhidão. 

Não consegue perder peso: A pouca proteína disponível no corpo leva à perda muscular e contribui para um metabolismo mais lento - dificultando assim a perda de peso. 

Está sempre doente: A proteína representa parte essencial de um sistema imunológico mais saudável. 

Não consegue parar de comer açúcar: Sente ânsia frequente por comer besteiras? A proteína regula os níveis de açúcar no sangue (glicose), mantendo-os mais estáveis e diminuindo o desejo por doces.  Mude a sua alimentação e sinta-se bem!

Alimentos ricos em proteína

Os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal como carne de frango, carne de vaca, queijo, salmão grelhado, pescada, ovo. No entanto, vegetais como soja, quinoa, trigo sarraceno, millhete, lentilhas, tofu, feijão e ervilhas possuem boas quantidades de proteína, e podem ser utilizados em uma dieta equilibrada para manter o bom funcionamento do corpo, além de serem importantes componentes de dietas vegetarianas.

Com Nova Cruz Oficial

proteína é o bloco de construção dos músculos, pele, enzimas e hormônios, desempenhando ainda um papel essencial no bom funcionamento de todos os tecidos do corpo humano. Ela ajuda ainda nas tarefas de recuperação após o esforço físico, ou na manutenção da saciedade a seguir às refeições.

A quantidade de proteína ideal varia de indivíduo para indivíduo e é determinada por fatores como a idade, peso ou nível de atividade física diária.

Os especialistas recomendam a ingestão de cerca de um grama de proteína por quilo de peso corporal, para uma pessoa com pouca ou nenhuma atividade física, no entanto esses valores podem duplicar para quem pratica exercício regular de forma intensa.

Apesar da proteína poder ser encontrada em inúmeros alimentos, a sua deficiência na alimentação ainda é muito comum. Esteja atento a estes sinais e perceba se está a sofrer com déficit de proteína. 

Está sempre com fome- Está sempre com fome? Não consegue evitar fazer um ou dois lanches entre as principais refeições? Então, pode estar com falta de proteína no organismo. Já que este nutriente é conhecido por promover os níveis de saciedade. 

Sente fraqueza- É normal que se sinta mais fraco e que note uma diminuição nos índices de massa muscular, o que por sua vez deixará o seu organismo mais lento.

Não consegue se concentrar- Sente-se constantemente avoado? Quando os níveis de proteína não estão adequados, podemos sentir alguma confusão mental. A proteína como reguladora da glicose no sangue, equilibra o açúcar, deixando-nos mais focados. 

Enfraquecimento do cabelo e unhas- Deficiências graves de proteína refletem-se ainda no enfraquecimento significativo do cabelo e das unhas. A pele torna-se também mais seca e apresenta vermelhidão. 

Não consegue perder peso- A pouca proteína disponível no corpo leva à perda muscular e contribui para um metabolismo mais lento - dificultando assim a perda de peso. 

Está sempre doente- A proteína representa parte essencial de um sistema imunológico mais saudável. 

Não consegue parar de comer açúcar- Sente ânsia frequente por comer besteiras? A proteína regula os níveis de açúcar no sangue (glicose), mantendo-os mais estáveis e diminuindo o desejo por doces.  Mude a sua alimentação e sinta-se bem!

Alimentos ricos em proteína

 

 

Os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal como carne de frango, carne de vaca, queijo, salmão grelhado, pescada, ovo. No entanto, vegetais como soja, quinoa, trigo sarraceno, millhete, lentilhas, tofu, feijão e ervilhas possuem boas quantidades de proteína, e podem ser utilizados em uma dieta equilibrada para manter o bom funcionamento do corpo, além de serem importantes componentes de dietas vegetarianas.



Publicidade

+ Brasil

Sexta-feira da Paixão: descubra o significado por trás da data

Sexta-feira da Paixão: descubra o significado por trás da data

A Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, carrega consigo um significado de grande importância n...

Homem abaixa as calças e mostra nádegas após passar em radar de velocidade

Homem abaixa as calças e mostra nádegas após passar em radar de velocidade

Um homem abaixou as calças, mostrando as nádegas ao passar por um radar, em Campinas, interior de São Paulo. A cena ocor...

Programa Desenrola Brasil é prorrogado até dia 20 de maio

Programa Desenrola Brasil é prorrogado até dia 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas fí...

Tarifa Social: quase 8 milhões deixam de usar direito a desconto na energia elétrica

Tarifa Social: quase 8 milhões deixam de usar direito a desconto na energia elétrica

Aproximadamente oito milhões de famílias de baixa renda não estão aproveitando o benefício de pagar a conta de luz com d...

Aposta única ganha os R$ 118,2 milhões da Mega-Sena; confira os números sorteados

Aposta única ganha os R$ 118,2 milhões da Mega-Sena; confira os números sorteados

Nesta terça-feira (26), em São Paulo (SP), foi divulgado o resultado do sorteio da Mega-Sena 2705, com um prêmio total d...

De carro até iPhone: Receita Federal faz leilão online com produtos apreendidos

De carro até iPhone: Receita Federal faz leilão online com produtos apreendidos

Começa nesta terça-feira (27) a fase de propostas de valor do último leilão da Receita Federal com mercadorias e veículo...

Atualização do WhatsApp aumenta limite de mensagens fixadas

Atualização do WhatsApp aumenta limite de mensagens fixadas

O WhatsApp lançou oficialmente uma atualização que permite fixar até três mensagens em conversas individuais ou em grupo...

Serviços postais dos Correios terão reajuste em abril; confira novo valores

Serviços postais dos Correios terão reajuste em abril; confira novo valores

Atenção para quem utiliza os serviços dos Correios: a partir do dia 3 de abril haverão reajustes nos preços, de 4,39%, c...

Três suspeitos do assassinato de Marielle Franco são presos em operação da Polícia Federal

Três suspeitos do assassinato de Marielle Franco são presos em operação da Polícia Federal

Na manhã deste domingo (24), a Polícia Federal (PF) realizou uma operação para prender os suspeitos de serem os mandante...

Manifestações Pró-Lula têm baixa adesão no Brasil e no exterior após evento de Bolsonaro em SP; eventos tornam-se alvo de piadas na internet; VÍDEOS

Manifestações Pró-Lula têm baixa adesão no Brasil e no exterior após evento de Bolsonaro em SP; eventos tornam-se alvo d…

O governo tentou se desvincular dos protestos, porém o PT convocou filiados e apoiadores para o que denominou como Dia d...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos