Menu

Descubra como fazer a transferência do financiamento do seu veículo para outra pessoa

Na hora de fazer o financiamento de veículo, tudo parecia perfeito. Após algumas parcelas e uns quilômetros rodados, o orçamento ficou mais curto, as parcelas estão mais pesadas e tudo está mais difícil. Consegue se identificar? Então essa pode ser a hora de passar o financiamento para outra pessoa, impedindo que você tenha prejuízos e transtornos no orçamento. Para fazer do jeito certo, entenda a seguir como passar o financiamento de veículo para outra pessoa.

Foto: Reprodução/Internet

Para passar o financiamento de um veículo para outra pessoa é preciso seguir alguns passos específicos que vão garantir que, do começo ao fim, tudo seja feito da maneira correta. A grande vantagem de você seguir esses passos é que você evitará problemas para você e para a outra pessoa e esses passos incluem:

• Comunicar o credor
Se você pretende passar a dívida para outra pessoa, então nada mais natural do que permitir que o credor saiba que outra pessoa deverá ser cobrada, certo? Por isso, entre em contato com o banco ou instituição financeira, fale sobre o desejo de passar o financiamento de veículo para outra pessoa e informe sobre o novo candidato.

• Aguardar a avaliação de crédito
Diferentemente de muitas situações da vida cotidiana, o credor não vai aceitar a nova pessoa como devedora apenas porque recebeu uma boa indicação – no caso, a sua. A segurança do crédito ainda é importante e, portanto, o credor vai avaliar o crédito da pessoa que está se candidatando a se tornar a nova devedora.

• Receber a resposta do credor
Depois de alguns dias, o credor vai informar se a outra pessoa está apta ou não a assumir o financiamento. Se ela tiver muitas dívidas ou um histórico de pagamentos ruim, por exemplo, o credor vai negar a transferência – e ele tem todo o direito de fazer isso.
Nesse caso, você vai precisar encontrar outra pessoa ou então se desfazer do seu financiamento antes que sua situação se complique.

• Fazer a transferência
Se a outra pessoa possui um bom histórico de crédito e boa capacidade financeira, entretanto, o credor provavelmente aceitará a proposta de repasse do financiamento de veículo. Com o sinal verde, você e a outra pessoa deverão realizar a transferência de modo a deixá-lo livre do pagamento das parcelas e de qualquer obrigação com o veículo.

Geralmente isso inclui o pagamento de algumas taxas e tarifas e isso deve ser observado e acordado antes. Ao final, a outra pessoa terá assumido o financiamento e você estará com o orçamento desonerado.

O momento de realizar a transferência

Passar o financiamento de veículo para outra pessoa nem sempre é desejável – a menos, é claro, que você tenha ganhado um carro e não precise mais do financiamento. Apesar disso, é uma atitude necessária em alguns momentos para proteger a sua vida financeira de rombos no orçamento.

Assim, se você está encontrando dificuldades todo mês para pagar o financiamento, se seu orçamento já não parece render o mesmo do que antes ou mesmo se uma parcela já está atrasada, repassar o financiamento é a melhor opção.

E por que saber como fazer?

Você pode estar se perguntando por que você deveria saber como passar o financiamento de veículo para outra pessoa. A resposta para isso é simples: primeiramente, você nunca sabe o que pode acontecer. Além disso, não fazer a transferência do jeito completo e legal vai colocar você e a outra pessoa em risco.

Se o credor não for comunicado sobre o repasse do financiamento, a outra pessoa não terá o veículo no nome dela você poderá sofrer com os atrasos da outra pessoa – e pior: sem poder desfrutar do veículo. Com isso, deter essa informação é indispensável para a segurança de toda a transferência.

Passar o financiamento de veículo para outra pessoa exige uma comunicação ao credor, aprovação de crédito da outra pessoa e pagamento de taxas e tarifas. Realizado em momentos específicos, esse repasse precisa ser feito do jeito correto para evitar problemas futuros e por isso conhecer essas informações é tão importante.

Com Guiabolso




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados