Menu

Abacaxi: fruta tropical possui mais benefícios do que você imagina

O abacaxi (Ananas comosus) possui diversos nutrientes que contribuem para evitar doenças e manter a saúde em dia. A fruta possui vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, além de apresentar um composto ativo muito importante chamado bromelina.

Foto: iStock/ Fruta é rica em vitamina CFoto: iStock/ Fruta é rica em vitamina C

Uma porção de 100 g de abacaxi, o que corresponde a uma fatia média, contém aproximadamente 50 calorias. Também é rica em fibras: nessa mesma quantidade há cerca de 1,4 g do composto, aproximadamente 4% das necessidades diárias desse nutriente. Também possui muita água (86% da sua composição), o que ajuda na hidratação. Conheça mais benefícios dessa fruta tropical:

1. Melhora a digestão

A bromelina auxilia no processo de digestão, aumentando os efeitos das enzimas digestivas tripsina e pepsina. Sendo assim, o consumo regular da fruta faz com que os alimentos sejam facilmente absorvidos pelo intestino delgado. Um estudo realizado com pessoas com insuficiência pancreática (quando o pâncreas para de produzir enzimas, dificultando a digestão) comprovou que a digestão desses pacientes melhorou depois de tomar um suplemento de enzima digestiva contendo bromelina.

2. Aumenta a imunidade

A fruta possui uma ampla variedade de vitaminas, minerais e enzimas, como a bromelina. Todos esses nutrientes aumentam a imunidade e eliminam as inflamações do corpo. Foi realizado um estudo de nove semanas com 98 crianças saudáveis que consumiram abacaxi diariamente. Aquelas que comeram a fruta diminuíram o risco de contrair infecções virais e bacterianas. Além disso, as crianças que ingeriram mais abacaxi tinham cerca de quatro vezes mais células de defesa do organismo (mais glóbulos brancos) que combatem algumas doenças. Acredita-se que as propriedades anti-inflamatórias presentes na fruta ajudem a turbinar o sistema imunológico.

3. Diminui os sintomas de artrite

A artrite é uma inflamação nas articulações que causa dores e até mesmo deformidades nas áreas afetadas. Como o abacaxi contém bromelina, que possui propriedades anti-inflamatórias, seu consumo proporciona alívio aos desconfortos causados pela doença (menos dor e inchaço). Vários estudos recentes analisaram a eficácia da bromelina no tratamento da artrite. Uma pesquisa realizada em pacientes com a doença descobriu que tomar um suplemento da enzima digestiva bromelina ajudou a aliviar a dor de forma tão eficiente quanto medicamentos comuns para a artrite.

Foto: iStock / Foto: iStock /

4. Fortalece o organismo após os exercícios

Praticar muitos exercícios pode danificar o tecido muscular e causar inflamação. Os músculos afetados podem diminuir força e ficar doloridos por vários dias. Mas, a bromelina, presente no abacaxi, acelera a recuperação dos danos causados pelo exercício extenuante, reduzindo a inflamação ao redor do tecido muscular lesado.

Um estudo realizado com pessoas que realizaram atividade física por 45 minutos e usaram um suplemento com bromelina comprovou que eles tiveram menos inflamação. E continuaram com energia e força após os exercícios. Isso ocorre porque o magnésio e as vitaminas do complexo B, além de evitarem as câimbras, melhoram o desempenho em atletas.

5. Emagrece

O abacaxi é considerado um alimento diurético, ou seja, ajuda na eliminação de líquidos e toxinas do organismo. A fruta também contribui com o funcionamento do intestino, por possuir bom teor de fibras, além de aumentar a saciedade e a compulsão alimentar. O consumo regular ajuda a emagrecer por conter bastante água, magnésio e vitaminas do complexo B que diminuem a vontade de comer doces.

6. Protege o coração

As quantidades de fibra, potássio e vitamina C presentes no abacaxi ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo. Como muitas dessas fibras são solúveis, elas reduzem a concentração de gordura na corrente sanguínea, o que previne os riscos de hipertensão e infartos.

7. Previne o envelhecimento precoce

A fruta possui grande quantidade de vitamina A, o que auxilia a combater os efeitos do envelhecimento devido sua ação antioxidante. O consumo regular combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele e das células.

8. Afasta gripes e resfriados

A vitamina C presente na fruta é responsável pela prevenção de gripes e resfriados. Além disso, a vitamina A aumenta a imunidade e a presença da bromelina facilita a expectoração, pois tem ação mucolítica, ou seja, dissolve muco ou catarro dos pulmões, favorecendo uma limpeza geral, como se fosse uma esponja.

9. Protege a visão

O abacaxi possui altos índices de betacaroteno e vitamina A, nutrientes que promove a saúde ocular. Por isso, alguns estudos relacionam o consumo regular da fruta com a prevenção da degeneração macular, que ocorre com a velhice e pode causar a perda da visão.

Benefício em estudo

- Reduz risco de câncer: diversos estudos realizados com cobaias e em tubos de ensaio mostraram que o abacaxi e seus compostos podem reduzir o risco de câncer. Como o surgimento do quadro pode estar relacionado ao estresse oxidativo e a inflamação crônica, acredita-se que isso está ligado à bromelina.

- Melhora a cicatrização: pesquisadores da Uniso (Universidade de Sorocaba) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) estão pesquisando o poder cicatrizante do abacaxi. Eles produziram um composto na forma de gel ou emplastro que tem como base a bromelina e a celulose bacteriana. A substância presente no abacaxi remove as células mortas na ferida, limpando a região e acelerando a cicatrização.

Foto: iStock/Foto: iStock/

Quem deve consumir o abacaxi com moderação

O abacaxi pode causar lesões orais em pessoas susceptíveis à sua acidez. No entanto, a fruta não deve ser abolida da dieta, podendo ser consumida em dias alternados e a escovação deve ser realizada imediatamente após a sua ingestão. Por ter um grau de acidez acentuado, pessoas com problemas gástricos também devem consumir com moderação.

Existem pessoas que possuem alergia ao abacaxi, e não podem consumi-lo de forma alguma.

Como consumir

É uma fruta calórica, então o ideal é consumir com moderação. Uma fatia por dia é suficiente para ter os benefícios da fruta. Por ser rico em açúcar, deve ser consumida com bastante moderação por diabéticos. Há também alguns casos de alergia ao alimento. Por isso, o consumo do abacaxi pode causar inchaços no rosto e garganta e, em casos mais graves, bloqueio das vias respiratórias.

Além de seu consumo in natura, o abacaxi é utilizado em compotas, polpas, sucos, doces, vinho e até vinagre. A bromelina é encontrada em maior quantidade no miolo do abacaxi, a parte mais dura da fruta que costuma ser desprezada. Por isso, é importante consumir a fatia do abacaxi inteira. O ideal é comer no máximo duas rodelas da fruta por dia como sobremesa ou lanches intermediários.

 

Com UOL



Publicidade

+ Brasil

Homem abaixa as calças e mostra nádegas após passar em radar de velocidade

Homem abaixa as calças e mostra nádegas após passar em radar de velocidade

Um homem abaixou as calças, mostrando as nádegas ao passar por um radar, em Campinas, interior de São Paulo. A cena ocor...

Programa Desenrola Brasil é prorrogado até dia 20 de maio

Programa Desenrola Brasil é prorrogado até dia 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas fí...

Tarifa Social: quase 8 milhões deixam de usar direito a desconto na energia elétrica

Tarifa Social: quase 8 milhões deixam de usar direito a desconto na energia elétrica

Aproximadamente oito milhões de famílias de baixa renda não estão aproveitando o benefício de pagar a conta de luz com d...

Aposta única ganha os R$ 118,2 milhões da Mega-Sena; confira os números sorteados

Aposta única ganha os R$ 118,2 milhões da Mega-Sena; confira os números sorteados

Nesta terça-feira (26), em São Paulo (SP), foi divulgado o resultado do sorteio da Mega-Sena 2705, com um prêmio total d...

De carro até iPhone: Receita Federal faz leilão online com produtos apreendidos

De carro até iPhone: Receita Federal faz leilão online com produtos apreendidos

Começa nesta terça-feira (27) a fase de propostas de valor do último leilão da Receita Federal com mercadorias e veículo...

Atualização do WhatsApp aumenta limite de mensagens fixadas

Atualização do WhatsApp aumenta limite de mensagens fixadas

O WhatsApp lançou oficialmente uma atualização que permite fixar até três mensagens em conversas individuais ou em grupo...

Serviços postais dos Correios terão reajuste em abril; confira novo valores

Serviços postais dos Correios terão reajuste em abril; confira novo valores

Atenção para quem utiliza os serviços dos Correios: a partir do dia 3 de abril haverão reajustes nos preços, de 4,39%, c...

Três suspeitos do assassinato de Marielle Franco são presos em operação da Polícia Federal

Três suspeitos do assassinato de Marielle Franco são presos em operação da Polícia Federal

Na manhã deste domingo (24), a Polícia Federal (PF) realizou uma operação para prender os suspeitos de serem os mandante...

Manifestações Pró-Lula têm baixa adesão no Brasil e no exterior após evento de Bolsonaro em SP; eventos tornam-se alvo de piadas na internet; VÍDEOS

Manifestações Pró-Lula têm baixa adesão no Brasil e no exterior após evento de Bolsonaro em SP; eventos tornam-se alvo d…

O governo tentou se desvincular dos protestos, porém o PT convocou filiados e apoiadores para o que denominou como Dia d...

MEI pode se aposentar? Veja o que o INSS diz sobre este direito

MEI pode se aposentar? Veja o que o INSS diz sobre este direito

O Microempreendedor Individual (MEI) é um programa de tributação destinado a pequenos empresários, que facilita a formal...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos