Logo

Conheça algumas dietas que ajudam na diabetes

Você sabia que existem dietas que ajudam na diabetes? O cuidado da doença requer uma alimentação balanceada e hábitos que mantenham o corpo saudável. A seguir, listamos 3 dicas de dietas para o seu dia a dia.

Segundo o Ministério da Saúde, 7% da população brasileira tem diabetes. O número corresponde a cerca de 12,5 milhões de pessoas com excesso de glicose no organismo. Esse tipo de excesso ocorre porque o pâncreas dos pacientes não consegue mais produzir a quantidade de insulina adequada.

A insulina é um hormônio responsável por metabolizar a glicose. Quando não o faz, a substância se acumula, podendo causar uma série de consequências. Como o mau funcionamento dos órgãos, insuficiência renal e infarto.

Quem sofre com a diabetes costuma ter tratamento realizado por dois modos. O primeiro é a mudança em seus hábitos diários, especialmente em relação à alimentação. O uso de medicamentos também é comum para que o nível de glicose e do açúcar no sangue sejam equilibrados, conforme informações do site da Euroclinix.

Além disso, costuma ser indicado que os indivíduos com diabetes mantenham seu peso corporal adequado. Isso porque, pessoas com sobrepeso ou obesidade têm maior necessidade de insulina. Como os níveis de insulina disponíveis já estão baixos, o acúmulo do açúcar aumenta ainda mais, potencializando os riscos do diabetes.

Quais alimentos não podem faltar na dieta para diabetes?

Ao ser diagnosticado com diabetes, um indivíduo recebe uma série de indicações médicas. Especialmente relacionadas ao balanceamento da sua dieta, já que alguns alimentos podem piorar o quadro da doença. Outros, por outro lado, podem auxiliar no controle da doença.

Este é o caso dos grãos integrais. Itens como a quinoa, linhaça e chia auxiliam no controle das taxas glicêmicas. Ao mesmo tempo, os alimentos promovem bastante saciedade, evitando a alimentação exagerada e ajudando na manutenção do peso adequado.

Leguminosas, como o feijão e a lentilha, também são bastante vantajosas. Isso porque, eles evitam as oscilações nos níveis de glicose no sangue. Enquanto isso, a maçã controla a glicemia por meio da pectina, uma fibra da sua casca.

3 dietas que ajudam na diabetes

Dieta DASH

A dieta Dietary Approaches to Stop Hypertension, ou DASH, é bastante utilizada para a perda de peso. Ao mesmo tempo, ela garante ótimos resultados na melhora do perfil metabólico dos pacientes, inclusive em relação à glicose.

Para adotá-la, o usuário precisa evitar carnes vermelhas, alimentos industrializados, álcool e doces. Em contrapartida, é fundamental investir em muitas frutas, grãos integrais, peixes, aves, legumes e leite.

Dieta do Mediterrâneo

Ao aderir à dieta do mediterrâneo, o consumidor adota hábitos alimentares de países como a Itália, Egito, Espanha, Grécia e Marrocos. Ou seja, de países banhados pelo Mar Mediterrâneo. O principal aspecto deste tipo de dieta é o grande consumo de frutas, oleaginosas (como amêndoas e nozes), peixes, leite e ervas de cheiro.

Em uma dieta mediterrânea, também há baixo consumo de carnes vermelhas, doces e produtos industrializados e/ou ricos em açúcar.

Ela foi eleita a melhor dieta para seguir em 2019, conforme avaliação da US News and World Report.

Dieta Volumétrica

Na dieta volumétrica, dá-se maior atenção ao volume de um alimento, e não ao número de calorias ingerido. Segundo os padrões calóricos, um indivíduo deve consumidor até 2000 calorias diárias. Já o aspecto volumétrico leva em conta a saciedade que certa quantidade de um item pode trazer ao organismo. Os alimentos ideais costumam ser ricos em água e/ou fibras, como frutas, vegetais e caldos de sopa.

Agora que você já conhece algumas dietas que ajudam na diabetes, converse com o seu médico! Adotar uma dieta sem prescrição pode provocar problemas como a deficiência de substâncias, osteoporose e peso abaixo do adequado. Na maior parte das vezes, os hábitos alimentares mais eficientes são aqueles que tomam como base uma dieta já conhecida, mas que adapta-a às necessidades de cada usuário.

Fontes: R7, Jasmine Alimentos




Publicidade
Publicidade

© Copyright 2008 - 2019 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks