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Startup incentiva consumo com descontos no verso de notas fiscais

Criada em 2017, a startup Bom Cupom oferece cupons de descontos impressos nos versos de notas fiscais. A iniciativa se deu na cidade de Niterói (RJ) e o modelo de negócio foi proposto por Matheus Nager, 21, que cresceu nos Estados Unidos, onde a oferta de cupons de desconto é uma prática comum e bastante difundida.

Foto: Reprodução InternetFoto: Reprodução Internet

"Nos Estados Unidos, a procura por descontos se faz muito presente na cultura do povo, e aqui no Brasil ainda não. Isso não significa que o brasileiro não gosta de desconto. Muito pelo contrário, indica que os brasileiros gostam, mas não têm o hábito de procurar por eles, e foi com esse intuito que a Bom Cupom nasceu, para proporcionar aos consumidores um cupom de desconto ativo, que vai até o consumidor por meio das notas fiscais", explica Nager.

Como funciona?
A Bom Cupom oferece redução de custo no valor da bobina a estabelecimentos bairristas como supermercados, padarias e farmácias. Em troca, o verso do cupom estampa anúncios com descontos em outros comércios do local, como restaurantes, pizzarias, sapatarias, barbearias, entre outros.

De acordo com o diretor de Estratégia e Marketing, Rodrigo Belém, todos saem ganhando: consumidor e estabelecimentos. "Esse modelo faz sucesso porque todos ganham. O veiculador que, além de comprar uma bobina mais barata, agrega mais valor à sua marca, entregando descontos ao cliente; o anunciante, que estampa a sua marca, captando novos clientes; e o consumidor, que não precisa pechinchar e nem ir atrás de desconto", afirma o diretor.

Como anunciar?
O estabelecimento investe R$500 por mês, por no mínimo dois meses. Os anúncios com as ofertas são impressos 40 mil vezes, garantindo grande alcance para os moradores do local. As promoções são apresentadas de formas variadas: podem oferecer grandes descontos ou outras vantagens em produtos e serviços.

Expansão para modelo de franquia
Com o sucesso da ideia, a startup estruturou um modelo de franquia para ganhar escala e alcançar diferentes regiões do país. O investimento inicial varia entre R$ 8 mil e R$ 20 mil, dependendo da área de atuação do franqueado. Além disso, é preciso pagar uma taxa de administração de R$ 690 por mês. O modelo inicial de franquia pode render até R$ 7,5 mil por mês.

Entre as principais vantagens em ser franqueado da Bom Cupom é a possibilidade de trabalhar home office, modelo que, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Entre 2017 e 2018, novos formatos, incluindo este, apresentaram crescimento médio de 3%. Além da ausência de um espaço físico, fator que diminui os custos operacionais, outra vantagem é o rápido retorno da microfranquia, cujo payback é estimado entre três e sete meses.

Da redação



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