Menu

Começam nesta segunda as inscrições para o Encceja 2019

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 começam nesta segunda-feira (20). A prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), é gratuita e as inscrições devem ser feitas pela internet, no Sistema Encceja, até 31 de maio. O exame será realizado no dia 25 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, em 611 municípios brasileiros.

Foto: Pexels/ Imagem ilustrativa/ Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da provaFoto: Pexels/ Imagem ilustrativa/ Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova

Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Provas

O Encceja tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. No nível Fundamental, a avaliação é feita nestas áreas: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. No nível médio, os exames são: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens, Redação e Ciências Humanas.

Novidades

Pela primeira vez, o exame terá uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Quem já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficiente auditivos e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. Outra mudança é a necessidade de justificar o motivo da ausência na edição passada.

Enem

O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, informou na sexta-feira (17) que o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano está mantido.

"O cronograma está mantido e tanto o Inep quanto o Ministério da Educação vão trabalhar juntos para que tudo ocorra com tranquilidade, para que o exame seja aplicado este ano dentro da normalidade", disse, em vídeo pelo MEC.

Os estudantes têm até o dia 23 de maio para pagar a taxa, no valor de R$ 85. Mais de 6 milhões se inscreveram para fazer a prova.

Com Hoje Em Dia




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados