Menu

Fake news: Imagem de 'protestos de universitários nus' não é do Brasil

Circula nas redes sociais uma imagem de homens e mulheres sem roupa, de costas. A legenda afirma que se trata de um protesto de professores e universitários de Minas Gerais contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. O Yahoo! Notícias analisou a veracidade da informação. 

Foto: Reprodução/Internet/ Foto: Reprodução/Internet/

“Alunos e professores de universidades de Minas Gerais fazem protestos contra Bolsonaro. Olha a qualidade dos futuros profissionais!”

Legenda de foto que, até as 16 horas do dia 22 de maio de 2019, tinha mais de 182 mil compartilhamentos no Facebook.

Foto: Reprodução/Internet/ Foto: Reprodução/Internet/

FALSO

A foto analisada pela Lupa não é de professores e universitários em Minas Gerais. Ela foi tirada em 2001 e mostra pessoas nuas posando para um ensaio na cidade de Melbourne, na Austrália. A imagem é do fotógrafo Graham Crouch, que registrou a produção do projeto Naked City, do fotógrafo norte-americano Spencer Tunick. O artista especializou-se em fazer retratos que juntam centenas de pessoas nuas em lugares públicos.

Várias cidades já foram visitadas por Tunick, que inclusive esteve no Brasil em 2002. Na época, ele reuniu 1.100 pessoas no ensaio Nude Adrift, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O fotógrafo costuma recrutar voluntários para o seu trabalho.

Uma checagem semelhante foi feita em 2018 pelo projeto Comprova. A foto voltou a circular recentemente.

Com Yahoo! Notícias




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados