Logo

Golpe deixa corrida do Uber até 4 vezes mais cara; saiba como denunciar

Já pediu uma corrida na Uber e, ao final do serviço, o transporte ficou bem mais caro que a estimativa? Então você pode ter sido uma das vítimas do golpe "Treme Treme". A falcatrua, realizada por alguns motoristas do app, já foi identificada pela plataforma, que informou que pune os condutores que utilizam a artimanha para ludibriar os passageiros e lucrar ilegalmente em cima dos usuários.

Foto: Reprodução/Facebook UberFoto: Reprodução/Facebook Uber

O golpe batizado de "Treme Treme" é muito simples de ser 'aplicado' e, em geral, enquanto está dentro do veículo, o passageiro não percebe que está sendo enganado. Somente ao fim da corrida, quando o valor do serviço fica até quatro vezes mais caro, é que o usuário nota que algo deu errado.

Segundo um motorista da Uber, que pediu para não ter o nome divulgado, o esquema ilegal acontece quando o prestador do serviço burlar o GPS do celular e, consequentemente, do app. "Quando o motorista pega um passageiro e inicia a corrida, ele tira a localização e coloca o aparelho no modo econômico. Desta forma, o GPS fica perdido e traça rotas que vão deixar o transporte mais distante", explicou.

Com esse, "truque", os celulares deixam de receber atualização automaticamente. O passageiro não percebe que está sendo vítima de uma falcatrua pois, teoricamente, o motorista está seguindo a direção indicada pelo GPS. "Por isso o usuário tem que ficar muito atento. Ao finalizar a corrida, ele deve prestar atenção ao valor que foi cobrado com o que foi estimado quando fez a solicitação da corrida", orientou.

Ele disse que a diferença aceitável é de menos de R$ 1 real. "Isso caso tenha trânsito no trajeto". Ainda conforme o motorista, o golpe só funciona em celulares Android.

Punição

Procurado pela reportagem, a Uber informou que os motoristas que aplicam o golpe são punidos e proibidos de rodar pela plataforma. "A Uber mantém equipes e tecnologias permanentemente analisando viagens suspeitas ou violações de termos de uso. Caso alguma irregularidade seja comprovada, os envolvidos podem ser descredenciados da plataforma", detalhou.

Questionado quantos motoristas já foram descredenciados e se o golpe já foi identificado em Belo Horizonte, a empresa não se posicionou. O condutor que conversou com o Hoje em Dia relatou que o "Treme Treme" é mais comum no Rio de Janeiro, mas não descartou que também já tenha ocorrido na capital mineira.

A 99 também foi procurada e garantiu que até o momento não registrou o golpe em seu sistema. "A 99 informa que não tem registros de tal prática em sua plataforma. Motoristas ou passageiros que tenham indício desta situação, devem denunciar à 99, para que a equipe de segurança possa atuar com prioridade".

Denunciar

Pedir revisão do valor cobrado ou denunciar um motorista, caso acredite que tenha sido caído no golpe "Treme Treme" é muito fácil. Basta abrir o app e seguir os passos abaixo.

Ao abrir o aplicativo, clique no ícone de três barras no canto superior esquerdo da tela. Na sequência, selecione a primeira opção "Suas Viagens".

Escolha a viagem que teve problema. Depois, na próxima página, clique em "Opiniões sobre motorista" ou "Tive outro problema".

Após esse procedimento, é só aguarda que a Uber irá analisar o caso e entrará em contato pelo próprio app ou por e-mail.

Com Hoje em Dia



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks