De acordo com balanço divulgado pelo SAAE, no mês de abril, 736 hidrômetros foram trocados em toda a cidade de Sete Lagoas, sendo 614 trocas e instalações normais. Em comparação com o mesmo período do ano de 2011, houve crescimento de 36% nas trocas e instalações de hidrômetros.
As demais trocas ou instalações foram realizadas por diversos motivos:
• Hidrômetros furados = 15;
• Hidrômetros com arame ou marca= 4;
• Hidrômetros quebrados= 22;
• Hidrômetros invertidos= 3;
• Hidrômetros queimados= 1;
• Hidrômetros com suspeita de marca de arame no distribuidor= 24.
As vistorias que não resultaram em troca de hidrômetros totalizaram 201. Não foi possível realizar os trabalhos em 221 ocasiões em que os portões das residências estavam trancados.
Ainda segundo o balanço divulgado, foram feitas 14 notificações, dentre elas duas para retirada de água pluvial da rede de esgotos; dois pedidos de adequações; 13 vistorias para orientação e baixas e 17 pedidos de extensão do prazo de notificações anteriores. Quando um imóvel é notificado, o proprietário tem até 30 dias para atender às solicitações.
Foram fiscalizadas e liberadas 213 ligações de água e esgoto pagas e 70 gratuitas (área construída deve ser inferior ou igual a 70 m²), totalizando 353. Cento e sessenta vistorias de mudança de padrão e redes foram realizadas e 60 liberadas. Já no setor de atendimento, os servidores receberam 5.297 usuários, uma média de 264,85 pessoas por dia útil. Segunda via de conta, acerto de código de consumo, reclamação de conta alta e emissão de taxas de corte e religação foram os motivos que mais trouxeram usuários ao Escritório Central do SAAE.
Da redação