Menu

Prefeito garante instituto federal de ensino para Sete Lagoas

O prefeito Marcio Reinaldo assinou, na manhã dessa sexta-feira, 1, convênio para implantação do Instituto Federal de Sete Lagoas. Em menos de dois anos, a cidade terá em funcionamento um campus do Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, que oferecerá cursos nas áreas técnica, superior, em pós-graduação, ensino à distância e qualificação. “Toda empresa que nos procura, tem essa preocupação com a profissionalização da nossa gente”, afirmou o chefe do Executivo.

Depois de assinar convênio Márcio Reinaldo visitou área onde será implantado IFET / Foto: Lô HermesDepois de assinar convênio Márcio Reinaldo visitou área onde será implantado IFET / Foto: Lô Hermes

O evento contou com a presença de inúmeras autoridades. Entre elas, o reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva, e o deputado federal Reginaldo Lopes, PT, um dos responsáveis pela intermediação para que a unidade de ensino fosse implantada em Sete Lagoas. “O tempo dos nossos sonhos não é o tempo da administração pública”, afirmou o deputado, lamentando a demora, mas comemorando o anúncio.

Logo após a solenidade, Marcio Reinaldo e as demais autoridades visitaram o terreno onde a unidade deverá ser instalada. “A última das mais importantes cidades de Minas Gerais está recebendo um IFET. A justiça tarda, mas não falha”, brincou Bueno. A área, de 100 mil metros quadrados, localizada na saída da cidade pela MG-424, em frente ao campus da Universidade Federal de São João Del-Rei, será desapropriada e também deverá abrigar um campus da Faculdade Ciências Médicas e um Centro de Convenções.

Uma audiência pública será realizada para levantamento das demandas do município com relação ao ensino e à pesquisa oferecidas pelo IFMG. Só a partir daí serão definidas as áreas de ensino a serem implantadas. Toda a obra de construção do instituto será custeada pelo Governo Federal e demandará investimentos iniciais de R$ 10 milhões.

PRONATEC

Na mesma solenidade, o reitor do IFMG disponibilizou para a cidade de duas a três mil vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC. Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em parceria com o município, dezenas de cursos serão oferecidos gratuitamente aos sete-lagoanos. “Os jovens precisam ser capacitados para que eles aproveitem os benefícios das indústrias que estão vindo”, defendeu o prefeito Marcio Reinaldo.

Com informações de Ascom Prefeitura




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados