Engenheiros do SAAE realizaram na sexta-feira, 13, uma visita de acompanhamento às obras da ETA (Estação de Tratamento de Água) do sistema de captação de água do Rio das Velhas em Funilândia, cidade a aproximadamente, 29 Km de Sete Lagoas.
O município de Funilândia é o ponto mais próximo de acesso do Rio das Velhas até Sete Lagoas, todo o processo de captação de água do Rio das Velhas para abastecimento do município deve envolver 26 Km de adutoras.
As obras estão na fase de alicerçamento dos tanques de decantação e floculação, dois processos comuns ao tratamento de águas superficiais. Outra parte em andamento é a instalação da tubulação para água tratada, que ligará a distribuição a partir da ETA Velhas até o ponto de distribuição aos reservatórios.
O investimento total previsto para a obra pelo BNDES é de R$35,6 milhões e a obra tem sido apontada como uma das principais soluções para os problemas de desabastecimento vivido por Sete Lagoas, já que segundo o presidente interino do SAAE Joaquim Matoso, nesta época de seca os reservatórios da cidade chegaram a um nível muito baixo, incapaz de atender a demanda do município.
Com um prazo de 24 meses para conclusão a obra deve ser finalizada apenas em 2015.
Da redação.