Menu

SAAE divulga medidas para economizar água e alerta que a ação é dever de todos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) divulgou nota com medidas para combata o desperdício de água. Segundo a autarquia o aumento de consumo está relacionado, em grande parte das vezes, com a chegada do Verão quando as pessoas acabam consumindo mais água, às vezes mesmo sem perceber.

O problema está que nesta época também são comuns períodos de estiagem, quando a reposição de água é mais lenta e pode afetar o fluxo dos poços que abastecem a cidade.

SAAE divulga orientações / Foto: DivulgaçãoSAAE divulga orientações / Foto: Divulgação

Ainda segundo o SAAE além do aumento de consumo direto, um fator comumente associado ao aumento da conta de água é a presença de vazamentos não aparentes, quando o usuário não consegue identificar à primeira vista o aparecimento do problema.

Os consumidores devem observar as caixas d´água, descargas e torneiras pingando que podem ser encaradas como sinais de prejuízo.

Algumas dicas:

- Ao levar o carro em vez de usar mangueira, use balde.
- Faça sua higiene diária, mas não desperdice água. Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.
- Substitua vasos antigos por novos, que consomem seis litros por fluxo, e utiliza a caixa com descarga acoplada.
- Deixe acumular as roupas e lave de uma vez. Se for lavar na mão, não esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
- Use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.
- Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia. Atenção! Ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.
- Jamais use água para varrer a calçada e o quintal. Use a vassoura. Depois jogue a água depositada em um balde (sobras de águas de lavagem de roupas que já estão com sabão, por exemplo).
- Denuncie ligações clandestinas– também conhecidas como gato ou by-pass – pelo (31) 3773-2829. Solicitação de serviços pelo 115.


Com informações ASCOM SAAE


Publicidade

Comentários   

Lidia Fraga
+2 #2 Lidia Fraga 13-02-2014 08:21
Espero que o próprio SAAE tome estas medidas também. Estou cansada de ver vazamentos em inúmeras ruas, denunciar e o SAAE não tomar as providencias de imediato.
A poucos dias mesmo uma caixa d'água do SAAE ficou jorrando água por mais de dois dias sem nenhuma medida imediata. De que adianta a população economizar e eles não???
Citar
Cris
0 #1 Cris 13-02-2014 01:47
Não acho comum estiagem tão prolongadas como nos últimos anos.
Não viu a matéria do fantástico, as mudanças climáticas estão aí e suas consequências nada boas. Vivemos em um País muito quente, muita sujeira nas ruas, muita poeira, restos de material de construção, desperdiçam de um tudo. Areia, brita , etc... com uma chuva esses detritos espalham pelas ruas.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Últimas Notícias - Cidade

Joyeix -  Entrou 31/10