;
Menu

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas


O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada em 25 de agosto 2009, com o objetivo de proteger o sítio histórico Gruta Rei do Mato, seus ecossistemas cársticos de grande beleza cênica, sua flora e fauna, valorizando os patrimônios espeleológico, arqueológico e paleontológico.

A gestão da Unidade é realizada pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF, a estrutura conta com um Receptivo Turístico, com banheiros, auditório com 114 lugares, sala de exposições e área externa utilizada na realização de atividades com os visitantes, ainda uma lanchonete e um amplo estacionamento.

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato funciona diariamente das 08:00 às 17:00horas; com horário de visitação a caverna de 09:00 às 16:30 horas, sendo o último grupo saindo às 16:00 horas;
Os valores dos ingressos são: R$15,00 inteira e R$7,50 (para estudantes com carteirinha e visitantes acima de 60 anos), conforme Portaria IEF n° 173/2013.

Grupos escolares ou turísticos, a partir de 10 pessoas, devem fazer o agendamento/cancelamento da visita com antecedência no prazo mínimo de 48 horas de segunda à sexta-feira, através dos telefones (31) 3775-2695/ (31) 9326-1000/ (31) 9326-0007 (gerência) ou entrar em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para visitação é permitida a entrada de no máximo 18 visitantes por grupo, e dura em média 1 hora cada visita, assim agendamentos com um número maior de visitantes, os mesmos serão divididos por grupos.

É essencial que a visita seja feita com sapatos fechados adequados, de preferência tênis ou botas. Não é permitido o acesso à gruta calçando sapatos abertos ou sandálias.
Para visitar a caverna é permitida a entrada de crianças acima de 6 anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Como chegar - Seguir a BR 040 sentido Brasília, fazer o retorno na entrada de Sete Lagoas. O Monumento se encontra no KM 472.

Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato - MNEGRM
BR 040 KM 472 – Bairro Universitário
Sete Lagoas – MG CEP:35.700-000



Publicidade

Comentários   

Luis
0 #29 Luis 19-11-2016 16:27
Citando Vania Weitzel:
Eu e meu marido ficamos muito decepcionados... Saímos de Brasília para conhecer a gruta e ao chegarmos, fomos impedidos de entrar por que eu estava calçando Crick.

Eles alegrará que só pode entrar com sa0ato fechado, mas no site oficial não consta NENHUMA informação a respeito.

Ficou a frustração, o chateamento, o custo financeiro, mas acima de tudo, a decepção pela falta de profissionalismo em dear de atualizar o principal órgão de informação da gruta.

Crocs, vc quis dizer? TODA GRUTA é melhor de sapato fechado msmo, mas lá são escadarias pra subir e descer, mas é preciso proteger os pés sim, se acontece algo vc vai culpar a prefeitura e o pessoal. SANDALIAS, CHINELOS, sapatos escorregadios nem pensar. PARA A PROPRIA SEGURANÇA DO VISITANTE. ISSO AS PESSOAS NAO ENTENDEM.
Citar
Marta
0 #28 Marta 19-11-2016 16:24
Citando Fernando Henrique de Moraes Gòes:
Olá! Estou querendo saber qual ônibus passa próximo a gruta. De preferência algum que saia da rodoviária! Muito obrigado!

Voce pega a lotação fazenda velha , mas pergunta se tem ponto pra descer próximo da gruta que voce quer ir lá.
Citar
Marta
0 #27 Marta 19-11-2016 16:21
Citando Mariângela Pereira:
Olá.
Visitei a Gruta Rei do Mato em 02 de Julho. Foi minha primeira visita a uma gruta e fiquei encantada com o lugar. É simplesmente maravilhoso. Dá vontade de ficar o dia inteiro observando e mesmo assim nao se vê tudo.

Mentira, entao voce nao visitou a gruta, pois é possível conhece-la sim em poucas horas, o CALÇADO ADEQUADO É UM tenis pra caminhada.
Citar
Tieres Vieira
+1 #26 Tieres Vieira 03-09-2016 21:10
Péssimo atendimento!!!! ! Fui mal recebido, mal informado por telefone também. fomos com o dinheiro a conta das entradas, pois disseram que havia restaurante lá que aceitava cartão ( liguei no 3775-2695). Quando cheguei lá o valor de entrada era outro, não havia restaurante e muito menos passava cartão. Informam uma coisa por telefone e quando chegamos queria cobrar outra (OBS: levei no PROCON).
Levei prejuízo da viajem pois faltavam DOIS REAIS para inteirar todas as entradas. A guia , muito mal educada, nos disse que nada poderia fazer. E que que o não estava nem aí com o prejuízo que tivemos ( só o táxi foi mais de 30 reais). Odiamos!!!! Não visitamos e não recomendamos, nem aqui nem nas redes sociais!!! Absurdo o que fizeram!!!!
Citar
Jose fernandes
0 #25 Jose fernandes 24-03-2016 12:09
Gostei muito recepção , eu e minha família fomos muito bem tratados.Quero dizer que regras são feitas para serem respeitadas e quem não gostou azeite.
Citar
Vania Weitzel
-2 #24 Vania Weitzel 09-11-2015 16:05
Eu e meu marido ficamos muito decepcionados.. . Saímos de Brasília para conhecer a gruta e ao chegarmos, fomos impedidos de entrar por que eu estava calçando Crick.

Eles alegrará que só pode entrar com sa0ato fechado, mas no site oficial não consta NENHUMA informação a respeito.

Ficou a frustração, o chateamento, o custo financeiro, mas acima de tudo, a decepção pela falta de profissionalism o em dear de atualizar o principal órgão de informação da gruta.
Citar
maria Honorina rocha
-1 #23 maria Honorina rocha 30-10-2015 00:32
Citando Fernando Henrique de Moraes Gòes:
Olá! Estou querendo saber qual ônibus passa próximo a gruta. De preferência algum que saia da rodoviária! Muito obrigado!

O sete lagoano sai da rodoviária de Bh e passa em frente a Gruta do outro lado da pista. Se vier da rodoviária de Sete Lagoas pega o ônibus fazenda velha
Citar
maria Honorina rocha
0 #22 maria Honorina rocha 30-10-2015 00:30
Citando paulo roberto:
Pode tirar foto no interior da gruta??

Pode tirar fotos sim
Citar
Maria Eunice de Avelar Marques
+1 #21 Maria Eunice de Avelar Marques 12-08-2015 09:48
Gostaria de saber sobre a Lei de proteção à Gruta:-bxb nº da Lei estadual, extensão da área, usos permitidos dentro da área e no seu entorno.
Agradecida.
Citar
Rosana
+2 #20 Rosana 21-06-2015 15:21
Gostaria de saber se é possivel tirar fotos para buque de casamento ai na gruta?
Citar
Romina
0 #19 Romina 07-02-2015 15:31
Olá pessoal! A gente vai visitar Sete Lagoas no 4 de abril, nessa data, a gruta funciona?


Alem disso, qual é a melhor opção de transporte desde a rodoviária de Sete Lagoas?

Obrigada!
Citar
Gabrielle
0 #18 Gabrielle 20-01-2015 16:05
olaaa.. gostaria de saber se pessoas de 16,17 i 18 anos entram sem responsaveis ??
Citar
Gabrielle
-1 #17 Gabrielle 20-01-2015 16:02
ola!!
gostaria de saber se pessoas de 16,17 e 18 anos entram sem os responsaveis
Citar
Fabien Lucas
-1 #16 Fabien Lucas 25-08-2014 00:00
seria uma pena vir em sete lagoas e nao visitar a linda gruta do rei do mato com essa nova estructura.
Tem coisas unicas la...
Citar
Mariângela Pereira
+1 #15 Mariângela Pereira 16-07-2014 21:21
Olá.
Visitei a Gruta Rei do Mato em 02 de Julho. Foi minha primeira visita a uma gruta e fiquei encantada com o lugar. É simplesmente maravilhoso. Dá vontade de ficar o dia inteiro observando e mesmo assim nao se vê tudo.
Citar