Alunos do Senac desenvolvem trabalhos que simulam prática empresarial
- Categoria: Cidades
Alunos do curso Técnico em Administração, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), desenvolvem no último módulo do curso uma Empresa Simulada. Essa metodologia aplicada pelo Senac é denominada Práticas Administrativas, ou seja, um projeto de treinamento que permite ao aluno vivenciar o mundo empresarial e seus principais desafios.
Em Sete Lagoas, uma turma de Administração criou duas empresas simuladas. A Azzafe – Moda Feminina e Masculina e a Parfumarie Cosmetique. As equipes escolhem o segmento de atuação, definem o nome da empresa, a logomarca, uniforme, normas de conduta, contrato de trabalho, departamentalização, rotação de cargos, estruturação da equipe de trabalho, ações de estratégia, marketing, finanças e logística.
Os alunos não fazem estágio externo, tudo é desenvolvido dentro da instituição. Nas empresas criadas por eles, há rodízio de funções para que todos tenham a oportunidade de experimentar cada departamento. A integrante de Recursos Humanos da empresa simulada Parfumarie Cosmetique, Maria Carolina Costa, considera o projeto um aprendizado valioso. “Bom que a gente tem uma noção da área, se trabalhar no futuro em uma empresa assim, a gente já vai saber resolver certos problemas”, enfatiza.
O orientador de cursos, Alysson de Almeida, explica a estratégia da instituição e apoio para a formação embasada dos alunos. “Após a parceria com o Sebrae através do Cesbrasil o Senac conseguiu proporcionar ao aluno um diferencial competitivo no curso técnico em Administração. Conseguimos reproduzir as ações internas semelhante as ações de gerenciamento real de uma empresa”.
A plataforma online de simulações, conta com uma rede simulada de mercado composta por cerca de cinco mil empresas virtuais em mais de 44 países espalhados pelo mundo. Esse mercado é composto por pessoas físicas (alunos, professores) e jurídicas (clientes, fornecedores, instituições governamentais e bancárias). Dessa forma os estudantes não perdem em conteúdo e após sua formação estão aptos para o mercado de trabalho.
Depoimentos de alunos:
Hugo Ribeiro Gonçalves Xavier, gerente da Parfumarie Cosmetique.
“Coordenar uma equipe pra mim, esta sendo muito bom, porque é a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que a gente vem aprendendo desde o início do nosso curso. Aqui a gente é uma equipe, um ajudando o outro, não tem desavenças”.
Nataly Lorrane Martins Barbosa, gerente da Azzafe
“Gerenciar uma equipe não é uma coisa fácil, porque você trabalha com vários tipos de personalidades, mas como uma equipe, todos estão ajudando. O papel não é só meu, mas de toda a equipe”.
Debora Rocha, faz parte do departamento de Recursos Humanos da Azzafe
“Eu já tive uma experiência de trabalhar na área de Recursos Humanos, e eu me identifico em lidar com pessoas. O curso é uma oportunidade para que os jovens possam se aprimorar na área de administração”.
Por Tatiane Guimarães