Menu

Corpo de Bombeiros alerta para perigo de nadar nas lagoas da cidade

Nos últimos dias, três mortes por afogamento foram registradas na Lagoa da Boa Vista, em Sete Lagoas. Nesse período de verão e férias escolares, é comum vermos crianças, jovens e adultos nadando e brincando nas lagoas, que não são propícias para banho, como alerta o Corpo de Bombeiros.

Nadar nas lagoas da cidade é proibido, segundo o Decreto Municipal Nº 4.066 de 26 de Abril de 2010 / Foto: Enviada por leitor via WhatsAppNadar nas lagoas da cidade é proibido, segundo o Decreto Municipal Nº 4.066 de 26 de Abril de 2010 / Foto: Enviada por leitor via WhatsApp

O artigo 2° do Decreto Municipal Nº 4.066 de 26 de Abril de 2010 proíbe a prática de qualquer atividade de pesca, coleta e consumo de organismos aquáticos, uso de água ou práticas desportivas que impliquem banho ou contato com a água. A fiscalização é responsabilidade da Guarda Municipal e da Polícia Florestal.

“A recomendação do Corpo de Bombeiros Militar em Sete Lagoas parte do pressuposto que, até que sejam refeitas as análises e verificada que água possa ser utilizada de maneira segura pelos usuários, consideraremos todas as lagoas da cidade impróprias ao uso”, explica o Sgt. Otávio, da 3ª Companhia de Bombeiros Militar.

De acordo com a corporação, a maioria dos casos de afogamentos em lagoas é causada por mal estar durante o nado. Não é recomendado entrar na água após ingerir bebida alcoólica ou de ter se alimentado.

Três casos de afogamento foram registrados na Lagoa da Boa Vista / Foto: Enviada por leitor via WhatsAppTrês casos de afogamento foram registrados na Lagoa da Boa Vista / Foto: Enviada por leitor via WhatsApp

Além de reduzir a capacidade motora do indivíduo, o álcool diminui a concentração e a capacidade de tomada de decisão. Já, durante a digestão, o fluxo sanguíneo é direcionado para o estômago, diminuindo o sangue nos braços e nas pernas. “Se o indivíduo se alimenta e logo após entra na água, os membros precisarão de mais sangue para manter os movimentos, porém, a baixa oferta, devido à digestão, podem provocar câimbras e levar ao afogamento. Além disso, esse desequilíbrio hemodinâmico pode ocasionar um choque hipovolêmico, pois o coração não conseguirá bombear o sangue com a velocidade e a força necessárias para atender a demanda, ocasionando um mal súbito e levando a pessoa a se afogar”, revela o Sgt. Otávio.

Duas das vítimas de afogamento na Lagoa da Boa Vista foram reconhecidas e os corpos liberados para as famílias, que preferiram preservar os nomes. Um dos corpos ainda aguarda reconhecimento no Instituto Médico Legal (IML) de Sete Lagoas.

Recomendações do Corpo de Bombeiros:

- Procure um local seguro e apropriado para seu lazer, não entre em água poluída ou água que não se pode comprovar a qualidade
- Nunca nadar sozinho
- Permaneça sempre próximo a margem
- Não salte ou pule na água
- Pais e responsáveis não devem deixar crianças sozinhas ou sem supervisão atenta de um adulto
- Ao se deparar com alguém se afogando, não entre na água, pois você pode se tornar outra vítima, ofereça um galho, corda ou outro objeto que flutue
- Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros através do 193.


Por Marcelle Louise




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados