Unifemm cria núcleo “acelerador” de carreiras
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Todo mundo sonha em construir uma carreira de sucesso. A questão é: como fazer isso acontecer? Estudar muito e se esforçar é o começo, mas o aconselhamento de alguém experiente pode fazer uma grande diferença. Este é o papel a ser desempenhado pelo recém-criado Núcleo de Carreiras do Unifemm (NuC), que se propõe a ajudar o aluno a planejar seu futuro profissional e tomar as medidas necessárias para implementá-lo. “Nosso lema é ajudar o estudante a chegar ao lugar que ele sonha chegar”, explica Frederico Reis, coordenador do NuC.
Segundo Frederico Reis, o novo serviço nasceu de uma abordagem estratégica das necessidades do aluno e representa uma grande ampliação dos serviços antes prestados pela Central de Estágios do Unifemm, que o NuC substitui. Além de informações sobre vagas de estágio nas empresas da cidade e região, agora o aluno receberá orientação de carreira, ajuda para montar um currículo mais atraente e dicas de comportamento para se sair melhor nas entrevistas de seleção. Poderá também participar de eventos como o “Encontro de Carreiras”, “Momento Profissão” e “Feira de Carreiras”, que discutirão trabalho e empregabilidade.
Dessa maneira, o novo serviço surge como um “acelerador de carreiras”, facilitando o desenvolvimento profissional do aluno que, na maioria das vezes, tem muita vontade e necessidade de trabalhar, mas que não sabe o que fazer diante de tantas dúvidas e dificuldades.
Conhecimento, habilidade e atitude
O apoio e acompanhamento ao aluno será feito por profissionais com experiência na área de Recursos Humanos. Segundo a professora Luiza Saldanha, que é Orientadora de Carreiras do NuC e especializada em gestão de RH, ao se candidatar a uma vaga o estudante precisa estar atento a dois principais aspectos. O primeiro é montar um currículo adequado. “O currículo é uma carta de apresentação, é por onde a empresa começa a conhecer o candidato. Não deve conter erros de português e, além das informações obrigatórias, é preciso que suas principais competências estejam ressaltadas com clareza”, explica ela.
Em seguida, vem o desempenho nas entrevistas. “Não há fórmulas prontas de como responder perguntas ou de como agir em uma entrevista. As respostas prontas na ponta da língua já caíram em desuso”, explica Luiza Saldanha. Para ela, na hora de encarar o entrevistador, o candidato deve colocar em prática o conceito do “CHA”, ou seja, Conhecimento, Habilidade e Atitude. “As empresas procuram pessoas com uma combinação dessas três características. É importante ter um bom autoconhecimento, saber suas principais habilidades e limitações, ser sincero e interagir com integridade diante do entrevistador”, afirma a orientadora do NuC.
O setor fica aberto de segundas as sextas-feiras, de 9h as 21h, no prédio Jequitibá no campus. Atendimentos individualizados devem ser agendados pelo telefone 2106-2157.
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