Menu

Faixa Azul volta nesta segunda-feira em modo educativo

O estacionamento rotativo Faixa Azul volta a operar em Sete Lagoas nesta segunda-feira (17) em modo educativo. Durante duas semanas, os motoristas receberão orientações sobre como usar o novo sistema, além disso, nesse período, aqueles que não estiverem usando as vagas corretamente não serão multados. 

O Faixa Azul pode ser utilizado de três maneiras: aplicativo, ticket eletrônico ou talão impresso. O retorno do talonário manual foi negociado pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte com a empresa operadora do sistema, a Gerenciamento e Controle de Trânsito (GCT), para atender a demanda da população. 

O sistema Faixa Azul cobre 1.600 vagas de estacionamento no Centro / Foto: Divulgação/Faixa AzulO sistema Faixa Azul cobre 1.600 vagas de estacionamento no Centro / Foto: Divulgação/Faixa Azul

Os talões e os tickets eletrônicos são vendidos nos postos de venda, cujos endereços estão indicados nas placas de estacionamento Faixa Azul. O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Wagner Augusto de Oliveira, assegura: “Ninguém precisará andar mais de 100 metros para adquirir seu ticket”.

O motorista também pode comprar e ativar seu tempo de estacionamento direto de seu aparelho celular. Basta baixar o aplicativo chamado BluePark (disponível para Android ou IOS) e inserir os dados pessoais e a placa do carro (é possível cadastrar mais de uma placa). Os créditos são adquiridos através do cartão de crédito. A ativação é feita informando o local, a placa e a quantidade de tempo desejada.

Quem já havia baixado a primeira versão do aplicativo deve atualizá-lo a partir de hoje. Os tickets virtuais adquiridos anteriormente, e ainda não utilizados, estarão disponíveis nas contas dos usuários após a atualização.

Retorno do talonário impresso é uma das novidades do sistema de estacionamento rotativo Faixa Azul / Foto: Divulgação/Faixa AzulRetorno do talonário impresso é uma das novidades do sistema de estacionamento rotativo Faixa Azul / Foto: Divulgação/Faixa Azul

O motorista que não quiser utilizar o sistema via celular pode comprar tickets eletrônicos nos postos de venda. Nesse caso, ele recebe um comprovante impresso com os dados da compra e pode fazer a ativação do estacionamento sem precisar retornar ao veículo. Basta fornecer, no posto de venda, a placa, a localização aproximada do veículo e o tempo de estacionamento desejado (máximo de 2 horas).

O valor cobrado é de R$ 0,75 por meia hora de estacionamento e o motorista pode ocupar a mesma vaga por até duas horas. A fiscalização do trânsito está sendo realizada pelos agentes da Guarda Civil Municipal de Sete Lagoas, através de sistema de videomonitoramento. Durante o período educativo, monitores da GCT distribuirão folhetos explicativos para auxiliar os motoristas. 

O sistema cobre 1.600 vagas de estacionamento nas ruas do Centro. A expectativa da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte é que, com o rotativo, uma vaga que antes era ocupada por um ou dois carros ao longo do dia poderá receber até cinco veículos.

Mais informações pelo telefone (31) 9 8304-4566 ou pelo e-mail sete.rotativo@gctnet.com.br.


Da Redação com Ascom Faixa Azul




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados