Menu

Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado, o Dia D da campanha de multivacinação

A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (16) o Dia D da campanha de multivacinação. A campanha já vem acontecendo desde o dia 11 de setembro e vai até o dia 22. O público alvo vai de recém nascidos a adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias de vida.

O objetivo da campanha é completar os esquemas de vacinação desse público para garantir a imunização completa de acordo com o Calendário nacional de Vacinação. Com isso, a SMS/SL pretende facilitar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização e melhorar a cobertura vacinal da população, contribuindo para a redução da incidência de doenças imunopreveníveis, mantendo-as controladas ou eliminadas.

Campanha de vacinação vai de 11 a 22 de setembro/Foto: DivulgaçãoCampanha de vacinação vai de 11 a 22 de setembro/Foto: Divulgação

Durante todo o período da campanha, as salas de vacina ficarão abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30. No dia 16 de setembro, Dia D da campanha de Multivacinação, o funcionamento será das 8h às 17h. O objetivo, segundo Guilherme Abreu Menezes, Referência Técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde é possibilitar, aos pais que trabalham em tempo integral durante a semana, a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação dos filhos no fim de semana.

De acordo com Guilherme Menezes, é recomendada a apresentação do cartão de vacina para que seja possível avaliar o histórico vacinal. Cada caso será avaliado individualmente para detectar quadros febris ou episódios de reações mais graves à doses tomadas anteriormente. Ele lembra, ainda, que as vacinas contra Febre Amarela e Triviral não são indicadas para pessoas alérgicas a ovo de galinha. “A Triviral também é contra indicada a alérgicos à proteína do leite de vaca. No entanto, quem tem intolerância à lactose pode ser imunizado normalmente”, adverte Guilherme, que afirma não haver contraindicação para que a criança ou adolescente receba mais de uma vacina diferente no mesmo dia, desde que sejam aplicadas em áreas diferentes do corpo.

Confira a lista das unidades que irão funcionar neste sábado, 16 de setembro (DIA D DA MULTIVACINAÇÃO), e o horário de atendimento:

Das 8 às 17h:

CS Várzea
CS Santa Luzia
CS Santo Antônio
CS Montreal
CS Manoa
CS São João
CS Orozimbo Macedo
CS Progresso
UBS Cidade de Deus
UBS Belo Vale
UBS Luxemburgo
ESF Catarina
ESF Esperança
ESF CDI
ESF Alvorada
ESF Eldorado
ESF Barreiro
ESF Fazenda Velha
Das 9h às 16h:

ESF Monte Carlo
ESF Itapoã II

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA 2017

IDADE

VACINA

Ao Nascer

BCG

Hepatite B

2 meses

1°Penta (DTP/Hib/HepB)

1° Pneumo 10

1° VIP (Polio Inativada)

1°Rotávirus (até 3m 15d)

3 meses

1° Meningo C

4 meses

2° Penta

2° Pneumo 10

2° VIP

2°Rotávirus (até 7m 29d)

5 meses

2° Meningo C

6 meses

3° Penta

3° ViP (Polio inativada)

9 meses

Febre Amarela

12 meses

1° Triviral

Ref Pneumo 10

Ref Meningo C

15 meses

1° Ref DTP

Hepatite A

Ref VOP

Tetraviral

4 anos

2° Ref DTP

2° Ref Polio Oral

9 a 14 anos

HPV para meninas (0-6m)

HPV para meninos (0-6m)

12 a 13 anos

Meningo C

OBS:

Após a dose de reforço de DTP aos 4 anos, realizar próximos reforços com DT a cada 10 anos.

Febre Amarela – É necessário apenas 1 dose no cartão de vacina.

HPV – São 2 doses no esquema 0 – 6 meses. No caso dos pacientes com HIV, são 3 doses no esquema 0 – 2 – 6 meses.

Da Redação com Ascom Saúde




Publicidade
Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar