Menu

Novo modelo de ensino será implantado em Sete Lagoas pela Unicesumar

Novo sistema de ensino proposto para os cursos de Engenharias e Arquitetura foi apresentado na última sexta-feira (15), na sede do EaD da Unicesumar na cidade de Maringá. 

A Unicesumar uniu o melhor da educação a distância e o melhor da formação presencial para criar o primeiro modelo hibrido de ensino de Engenharias e Arquitetura e Urbanismodo Brasil

Laboratório de elétrica que será instalado em Sete Lagoas - Foto: UnicesumarLaboratório de elétrica que será instalado em Sete Lagoas - Foto: Unicesumar

Desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, o novo modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país, seja no modelo presencial, como na educação a distância. “Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria dos cursos existentes – uma calamidade –, a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, conta o professor Aécio Lira, coordenador do projeto Híbrido Unicesumar.

Depois de 30 anos como professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ocupou a diretoria da Escola de Engenharia, e 13 anos de atuação no ensino privado, Lira constatou uma “crise nacional” na formação de engenheiros no Brasil. “A cada ano, cerca de 300 mil novos alunos ingressam nas centenas de faculdades de Engenharia no país. De cada 100 alunos que entram na faculdade, apenas 35 concluem o curso. E dos cinco mil cursos de Engenharia existentes no Brasil, apenas 19% têm nota 4 ou 5 no Enade, contra 51% que têm notas 1 e 2. O ensino de Engenharia no Brasil só cresce em quantidade, mas não em qualidade; um verdadeiro caos”, explica.

Segundo Lira, essa realidade faz com que o primeiro critério de seleção de novos engenheiros para o mercado de trabalho seja a instituição na qual se formou. “Quem não é formado por uma das instituições dos 19% de notas 4 e 5 dificilmente consegue colocação, o que faz com que aumente a cada ano o número de engenheiros desempregados ou subempregados no país”, afirma.

Diante dessa realidade, Lira começou a buscar parceiros para criar um novo modelo de formação de engenheiros no Brasil. “Bati em muita porta, mas só encontrei as condições necessárias para desenvolver esse projeto na Unicesumar. A partir daí, conhecemos profundamente os modelos híbridos existente nos Estados Unidos, no MIT, Stanford, Berkeley, OlinCollege, Purdue, Illinois/Urbana, Iowa StateUniversity e NortheasternUniversity, e nos Institutos Indianos de Tecnologia, na Índia, que estão muito avançados nessa área, e reunimos os melhores profissionais das melhores instituições federais e públicas de ensino de São Paulo. Depois, validamos o modelo híbrido junto às principais entidades do setor”, conta o coordenador do projeto.

Entre as entidades que também participaram das discussões e ajudaram a formatar o modelo final do Híbrido Unicesumar estão a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). “Nos próximos dez anos, o Brasil vai viver uma nova realidade na formação em Engenharia e a Unicesumar estará à frente nesse novo momento histórico, que terá grande impacto no desenvolvimento da indústria nacional e formará uma rede educacional indutora do desenvolvimento municipal sustentável nas áreas de infraestrutura e urbanismo. Esse é um modelo inspirador, que será copiado e replicado”, assegura Lira.

Como funciona

O Híbrido Unicesumar é a nova escola de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil, que utiliza técnicas pedagógicas presenciais e a distância. É uma metodologia inovadora que oferece qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, garantia de aprendizagem, material didático próprio e estrutura física nos polos escolhidos para receber o modelo Híbrido, que oferecerão salas de aulas modernas e laboratóriosfísicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas.

O Híbrido Unicesumar oferecerá cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de formação. O ano letivo será dividido em quatro módulos, com duração de dez semanas cada e duas disciplinas por módulo.

A semana de aula está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de auto estudo, um dia de aula ao vivo (transmitidas via streaming live), dois dias de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também no polo. Todas as atividades presenciais terão controle de frequência de no mínimo 60% de presença.

Dinamismo será um dos principais conceitos da nova proposta - Foto: UnicesumarDinamismo será um dos principais conceitos da nova proposta - Foto: Unicesumar

O Híbrido Unicesumar foi estruturado a partir de metodologias ativas, com aprendizagem baseada na reflexão sobre a experiência, em projetos e solução de problemas e em timing. A metodologia reúne, ainda o ensino dirigido e por pesquisa, estudos de caso, gameficação e peerinstruction (instrução entre pares).

A sala de aula no modelo Híbrido é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado.

No início de cada disciplina, o aluno conhece a sua trilha de aprendizagem, visualizando onde está e onde vai chegar. Trata-se de um mapa mental que ajuda a orientar as dez semanas de estudos.

Uma aposta no futuro

A Unicesumar é um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil e está investindo R$ 100 milhões na pesquisa, desenvolvimento e implementação do modelo Híbrido de ensino de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo. Segundo o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William Matos da Silva, os investimentos da instituição incluem gastos em pesquisa, desenvolvimento de tecnologia educacional, formação de equipe e criação dos novos laboratórios nos polos de EAD que oferecerão o Híbrido Unicesumar.

O reitor da Unicesumar, Wilson Matos da Silva, afirma que este é um investimento no futuro do Brasil, especialmente nos setores que mais demandam por profissionais qualificados para o desenvolvimento do país: energia, telecomunicações e tecnologia. “Reinventamos a forma de ensinar Engenharia e Arquitetura e Urbanismo porque temos tradição em educação e qualidade de ensino. Por isso, criamos um modelo disruptivo e inovador”, destaca.

Além dos investimentos no modelo Híbrido, a Unicesumar também está investindo R$ 45 milhões para a abertura de mais 200 polos, chegando a 350 novos polos de EAD até o final do próximo ano, quando a instituição deverá atingir a marca de 500 polos em todo o país.

Hoje, a Unicesumar possui 162 polos de EAD, 90 mil alunos, 3 mil colaboradores e presença em todos os estados brasileiros. A instituição iniciou suas atividades em educação a distância em 2006, com 266 alunos matriculados em três cursos de Graduação: Gestão Financeira, Gestão Comercial e Recursos Humanos. Atualmente, são 37 cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo) e 30 cursos de Pós-Graduação, em Gestão, Educação e Direito, além de cursos livres e cursos desenvolvimentos sob demanda para empresas.

Sobre a Unicesumar

Idealizada em 1990 para oferecer ensino de qualidade, a Unicesumar vem ampliando a estrutura física e aperfeiçoando a qualidade no atendimento. Em 2017, possui quatro campi de ensino presencial nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, no Paraná. Seu corpo docente é formado por mais de mais de 800 professores, sendo 80% mestres e/ou doutores.A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sexto ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 centros universitários públicos e privados do Brasil, a Unicesumar está na 7ª posição. A instituição também está entre os 10 maiores grupos educacionais privados do país.

Unicesumar - Sete Lagoas  
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 627 - Centro, Sete Lagoas - MG
Telefone: (31) 3773-6300

Clique nas imagens para ampliar:



Publicidade

+ Cidades

Hospital N. Sª das Graças de Sete Lagoas recebe novo equipamento para cirurgias de próstata

Hospital N. Sª das Graças de Sete Lagoas recebe novo equipamento para cirurgias de próstata

O Hospital Nossa Senhora das Graças avança na direção de aprimorar tratamentos urológicos ao receber um novo equipamento...

Via040 inicia operação de Páscoa na BR 040; vejam serviços oferecidos

Via040 inicia operação de Páscoa na BR 040; vejam serviços oferecidos

Começa nesta quinta-feira (28) a operação de Páscoa da Via040, concessionária da BR 040, que passa por Sete Lagoas. É es...

Veja quantos casamentos, divórcios, nascimentos e óbitos ocorreram em Sete Lagoas em 2022, segundo IBGE

Veja quantos casamentos, divórcios, nascimentos e óbitos ocorreram em Sete Lagoas em 2022, segundo IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na quarta (27/03) dados de registro civil de todo o pa...

Confira horário de celebrações em algumas paróquias de Sete Lagoas e região no encerramento da Semana Santa

Confira horário de celebrações em algumas paróquias de Sete Lagoas e região no encerramento da Semana Santa

Vivendo ainda o período da Quaresma, os católicos se preparam para as solenidades de encerramento da Semana Santa que co...

Provias7L: Prefeitura informa rotas alternativas durante obras de drenagem no viaduto do Náutico

Provias7L: Prefeitura informa rotas alternativas durante obras de drenagem no viaduto do Náutico

Dando sequência ao Provias 7L, o maior programa de recuperação de ruas e avenidas da história de Sete Lagoas, a Prefeitu...

Salário de servidores da Prefeitura de Sete Lagoas está disponível em conta

Salário de servidores da Prefeitura de Sete Lagoas está disponível em conta

O salário dos servidores da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas referente a março foi pago, segundo fontes ouvidas pela ...

Educação Municipal capacita professores no curso Jovem Empreendedores em parceria com Sebrae

Educação Municipal capacita professores no curso Jovem Empreendedores em parceria com Sebrae

Realizar a inserção, de forma transversal, da temática cultura empreendedora no ensino fundamental. Com esse objetivo, a...

Confira a previsão do tempo dessa quinta-feira e do feriado em Sete Lagoas

Confira a previsão do tempo dessa quinta-feira e do feriado em Sete Lagoas

A previsão do tempo para quinta-feira (28) indica sol com muitas nuvens durante o dia, com períodos de nublado e possibi...

Meio Ambiente celebrou Dia Mundial da Água com plantio de árvores por escolas municipais

Meio Ambiente celebrou Dia Mundial da Água com plantio de árvores por escolas municipais

Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os an...

Sete Lagoas é premiada no Fórum Internacional de Cidades Inteligentes por botão do pânico nas escolas

Sete Lagoas é premiada no Fórum Internacional de Cidades Inteligentes por botão do pânico nas escolas

Mais um importante reconhecimento para Sete Lagoas. Depois de conquistar o prêmio no Fórum de Cidades Digitais e Intelig...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos