Menu

Hospital Municipal poderá ser núcleo captador de córneas

A equipe médica do Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato está recebendo uma capacitação, juntamente com o MG Transplantes, para inclusão do hospital como captador de órgãos e tecidos de transplante.

O hospital, que já possui a CIHDOTT – Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, está trabalhando para uma efetivação como núcleo captador de Córneas para o estado de Minas Gerais e para o Brasil.

Equipes do Hospital Municipal e do MG Transplantes / Foto: PMSL Equipes do Hospital Municipal e do MG Transplantes / Foto: PMSL

A capacitação teve início no dia 6 de outubro. O primeiro passo foi uma reunião da equipe do HM com o MG Transplantes. Agora, será necessário que a equipe de enfermagem passe por mais 40 horas de treinamento, e a equipe médica por mais 24 horas.

“A vantagem da doação de Córneas é que nós trabalhamos com o corpo de um indivíduo morto, ou seja, por morte cardíaca, diferente de outros tipos de transplantes, realizados após morte encefálica. Será um grande avanço para nós e para a sociedade”, disse Dr. Caio Dutra, médico responsável pelo hospital.

O credenciamento é automaticamente autorizado pelo Ministério da Saúde após a conclusão da capacitação exigida.


Com Ascom Saúde




Publicidade
Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar