Menu

Obras no entorno da Catedral de Santo Antônio estão chegando na reta final

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Seltrans), está finalizando as obras para reabertura do trânsito de veículos leves no entorno da Catedral de Santo Antônio. Esta é uma reivindicação de muitos anos, tanto da comunidade paroquial como de moradores e comerciantes. As adequações vão garantir fluidez do tráfego e ainda a segurança de motoristas e pedestres.

Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

A passagem de veículos no trecho foi proibida em 2009 quando uma campanha foi realizada em prol da preservação da Catedral. Posteriormente, o imóvel, que faz parte do acervo histórico do município, foi totalmente reformado e baseado em estudos técnicos ficou constatado que o trânsito de veículos pequenos não coloca a estrutura em risco.

Em outubro de 2017 uma Audiência Pública recebeu um grande público para debater o fim da interdição do trânsito. A maioria absoluta dos participantes, entre vereadores, representantes da Prefeitura, da paróquia, comerciantes e populares foi favorável à liberação. “Não poderíamos tomar uma decisão tão importante sem este amplo debate. O consenso pela abertura foi fundamental para levarmos o projeto à frente. Acreditamos que teremos melhor fluxo de trânsito e novas perspectivas serão criadas para moradores e comerciantes”, comentou o prefeito Leone Maciel.

Além de representantes da Catedral de Santo Antônio, também foi consultado o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC). “Muitas vezes as pessoas consideram o processo moroso, mas não podemos esquecer nenhum trâmite legal. Além do mais, por determinação do prefeito, temos que ouvir a atender os cidadãos”, explica o secretário municipal de Trânsito, Wagner Augusto Oliveira.

Boa parte do projeto já foi executada. A Seltrans já instalou duas faixas elevadas, uma ao lado a igreja e outra em frente ao colégio Regina Pacis, e também dois semáforos já que o trecho receberá trânsito nos dois sentidos. “O departamento de engenharia apontou, por meio de estudos, que o trânsito nos dois sentidos vai melhorar muito o tráfego para quem vem da região da rua São José e também no sentido Centro bairro”, revela Wagner Oliveira.

A última etapa do projeto está sendo executada pela empresa Power Construções Ltda. A expectativa é que em aproximadamente dez dias estejam erguidos os dois pórticos para evitar o trânsito de veículos altos e pesados. A liberação total do trânsito deve ocorrer no início de fevereiro.

Ascom PMSL




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados