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Tenha uma alimentação saudável e garanta a folia durante todo carnaval

Carnaval é um período no qual muitas pessoas saem da rotina. Nesta época, o exagero de bebidas alcoólicas, a alimentação inadequada, desidratação e as noites mal dormidas podem prejudicar a saúde.

Foto divulgaçãoFoto divulgação

Segundo a nutricionista Karina Campos, é sempre importante lembrar-se da hidratação corporal durante os dias da folia. Nestes dias, o corpo perde bastante líquido, portanto, o ideal é manter-se hidratado consumindo de dois a três litros de água por dia. Água de coco e isotônicos também são ótimas recomendações para ajudar a repor os eletrólitos perdidos. Sucos naturais são super bem-vindos desde que aja atenção em relação à quantidade de frutas que serão utilizadas no mesmo, evitando os sucos altamente concentrados. Ah! Açúcar... Tente não adoçar o suco, pois cada fruta já possui uma quantidade de açúcar.

A nutricionista garante que uma alimentação leve e balanceada fará com que você viva melhor os dias de folia. A dica é investir em um café da manhã reforçado, com proteínas, como: queijo, leite, iogurte e ovo; carboidratos integrais como pão de forma integral, bolo caseiro integral; gorduras de boa qualidade como: castanhas do Pará, nozes e uma fruta para acompanhar. No almoço e jantar, a recomendação é optar por refeições completas, porém leves, como: grelhados (um peixe, frango ou carne bovina), verduras de folhas e legumes e um carboidrato (para dar energia), que pode ser o arroz, a batata, a mandioca.

Evite alimentos pesados e gordurosos, pois eles retardam a digestão. E intercale lanches intermediários para não ficar muito tempo sem se alimentar, evitando assim quadros de hipoglicemia.

Se você não abre mão de beber uma cerveja, sempre intercale com a água e, lembre-se, quatro latinhas de 355ml possuem 600 calorias. Além disso, tem sempre um petisco ou tira gosto para acompanhar a gelada. Portanto, se você não quer passar pelos efeitos indesejados pós-carnaval, não exagere.

Para que você tenha energia e disposição de curtir até o fim, não saia de casa sem alimentar-se e, se necessário, leve um lanchinho para repor suas energias, como barrinha de cereal ou de frutas, frutas desidratadas, ou ainda, algumas castanhas. Evite lanches prontos, pois não sabemos sua procedência e nem a quanto tempo estão expostos, podendo levar a uma intoxicação alimentar, acabando com os dias de festa.

Sarah Carvalho




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