Menu

Prefeitura tem extensa programação pelo Dia Mundial da Água

Nesta quinta-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data, oficializada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, não vai passar em branco em Sete Lagoas. A Prefeitura de Sete Lagoas, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Secretaria do Meio Ambiente, promove e participa de extensa programação.

Foto: Ascom PMSLFoto: Ascom PMSL

Às 19h, na Câmara Municipal, será realizada reunião especial com o tema “Sustentabilidade e Futuro – O Caminho das Águas de Sete Lagoas”.

Mas antes, às 8h, no auditório do Centro Universitário Unifemm, será apresentado para mais de 300 alunos a peça teatral “A Princesa Gaia”, que abordará o uso responsável da água. Este evento conta com o apoio do vereador e presidente da Câmara, Cláudio Caramelo. As escolas envolvidas já participaram da primeira etapa do projeto do setor de Educação Ambiental da autarquia em 2017. As atividades consistem em visitas técnicas, palestras, gincanas e mostras de resultados. O encerramento do Projeto ocorrerá no mês de novembro.

NA CÂMARA MUNICIPAL

Este ano o Dia Mundial da Água terá como tema o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Neste sentido, o SAAE vai executar projeto – fruto da parceria entre a Prefeitura e a Embrapa – que regulamenta as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Marinheiro e Machado. O objetivo da iniciativa é proteger e recuperar estes importantes aquíferos e pontos de recarga de nosso lençol freático.

A reunião no plenário do Legislativo será às 19h e contará com apresentação do presidente do SAAE, Arnaldo Nogueira, que além da regulamentação das APAs mencionadas acima, vai falar sobre o andamento da construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Matadouro e o impacto da sua construção nos municípios vizinhos. A obra promete ser um divisor de águas no sentido de recuperar e preservar a bacia do Rio das Velhas.

O encontro também tem confirmada palestra da conselheira efetiva do Comitê de Bacias do Rio das Velhas e Coordenadora Geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, a engenheira ambiental Poliana Aparecida Valgas de Carvalho, que vai falar sobre a situação da bacia hidrográfica a qual Sete Lagoas e região estão inseridas.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

Também na quinta-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) inicia a análise das águas das lagoas da cidade. O trabalho irá começar pela Lagoa Paulino e a previsão para conclusão é até o dia 4 de abril. “Precisamos estar ciente da situação de nossas lagoas, cartões postais e referências para o nosso turismo. Esperamos conseguir um direcionamento para tomar decisões que possam melhorar a situação de todas”, comenta Nadab Abelin, secretário municipal de Meio Ambiente.

Na sexta-feira, 23, outro evento muito especial. Às 16h30 será lançada oficialmente, no auditório da Associação Comercial e Industrial (R. Nicola Lanza, 140, Centro) a 1ª Gincana do Meio Ambiente da Prefeitura de Sete Lagoas. Durante a cerimônia, será revelado o primeiro desafio da competição que envolverá a água, mediante o gancho da data.

O principal objetivo dessa promoção, coordenada pelo Semas, é integrar as escolas municipais e estimular a consciência ambiental por meio da disputa. Serão distribuídos R$ 30 mil em premiação para os melhores classificados que serão divididos em três categorias: Educação Infantil, 1º ao 5º ano, 6º a 9ª ano. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, 21. Esta promoção tem o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), Polícia Militar de Meio Ambiente e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

21/mar

Visita Técnica à ETA - Sistema Rio das Velhas com alunos do Colégio Promove.

22/mar

Dia Mundial da Água

7h30 – Teatro no Unifemm: A Princesa Gaia E.M. Clarindo Cassimiro
E.M. Nádia Lúcia
E.M. Jovelino Lanza

19:30 Apresentação na Camara

23/mar

- Visita Técnica à ETA com professores de escolas municipais envolvidas no Projeto de Educação Ambiental (1ª Fase)

- 16h30: 1ª Gincana do Meio Ambiente da Prefeitura de Sete Lagoas – R. Nicola Lanza, 140 – Centro)

26/mar

Visita técnica à ETA com alunos do Colégio Promove

24/mar

Visita técnica à ETA com estudantes da UMA

27/mar

Palestra na Escola Vovó Zica

14/abr

Visita técnica à ETA com a universitários do UNIFEMM

Com Ascom PMSL




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados