Menu

VÍDEO: Saiba por que é tão encantadora a visita ao Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato

Você conhece a Gruta Rei do Mato? Esse paraíso ecológico recebe turistas de longe e muitas vezes os próprios setelagoanos que estão bem perto não tem o interesse em conhecer e nem sabem como funciona para visitação. Pensando nisso, nós do SeteLagoas.com.br resolvemos mostrar o quão importante é essa maravilha que está localizada em nossa cidade. Entenda, conheça, aprenda mais e não perca a oportunidade de viver essa experiência: programe-se para visitá-la!

Foto: Alan JunioFoto: Alan Junio

MISSÃO: Proteger a integridade dos ecossistemas cársticos, valorizando o patrimônio espeleológico, paleontológico e histórico-cultural da Gruta Rei do Mato e seus arredores assegurando valor para a sociedade, mediante o incentivo à pesquisa científica, ao turismo responsável, à educação ambiental e patrimonial e a integração com as comunidades do entorno.

VISÃO: Ser referencia na conservação do patrimônio ambiental, histórico cultural e social conciliada com a atividade turística responsável, a partir de uma gestão compartilhada efetiva e transparente do uso público, sendo valorizada pelas comunidades.

PRINCÍPIOS E VALORES: Responsabilidade e Comprometimento; Trabalho em equipe e cooperação; Respeito às pessoas e ao patrimônio; Honestidade; Perseverança; Sentimento de pertencimento.

GRUTA REI DO MATO

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato recebeu o título de Unidade de Conservação de Proteção Integral (como Monumento Natural) em 2009 devido aos seus sítios naturais raros, singulares e de grande beleza cênica. Seu principal atrativo é a Gruta Rei do Mato, nome dado em homenagem a um homem que vivia na região. A Gruta Rei do Mato possui 998 metros mapeados sendo permitida a visitação nos primeiros 220 metros. Ela é subdividida em quatro grandes salões: Salão da Couve Flor, Salão das Estalactites Quebradas, Salão dos Blocos Desabados e Galeria das Raridades.

GRUTINHA

A Grutinha é um pequeno abrigo sob rocha cujo principal atrativo não são os espelotemas e, sim, seu patrimônio arqueológico. Este patrimônio arqueológico resume-se a pinturas rupestres de grupos humanos pré-históricos registrados nas paredes e teto do abrigo. As pinturas na grutinha retratam zoomorfos e figuras geométricas de cor vermelha. Esse tipo de pintura rupestre é identificado pelos pesquisadores como sendo de uma tradição rupestre conhecida como Tradição Planalto.

EVITE AS QUEIMADAS

Nos meses de agosto a outubro são registrados na Região Central de Minas as mais altas temperaturas e baixa umidade do ar, aliados ao grande período de estiagem e aumento das queimadas, ocasionando danos enormes ao meio ambiente. Queimadas sem autorização É CRIME.

Denuncie: 0800 283 23 23 - Bombeiros 193 - IEF 21060767 - Gruta Rei do Mato 3775-2695

Foto: Alan JunioFoto: Alan Junio

Se você for até lá, ainda tem muito mais coisas que você pode aprender além de curiosidades que você pode descobrir...

Visitamos a Gruta acompanhados pelo guia Jonatan Lopes, que é monitor ambiental e funcionário terceirizado da MGS e também tivemos um bate-papo super legal com Maria Honorina Pereira Rocha, funcionária do IEF e gestora do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. Assista:

 Saiba mais em Circuito das Grutas

 

Bárbara Nunes e Alan Junio




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados