Menu

ESF Nossa Senhora das Graças e NASF-JK promoveram ação de prevenção ao suicídio na campanha 'Setembro Amarelo'

No dia 13 de setembro de 2018, as equipes ESF Nossa Senhora das Graças e NASF-JK promoveram um momento de conscientização sobre a campanha “Setembro Amarelo – Prevenção de Suicídio”. Por meio de uma palestra ministrada pela psicóloga Letícia Andrade e médica Alethea de melo a população foi informada sobre o objetivo da campanha, que acontece em todo o mundo e sobre a importância de se abordar a prevenção do suicídio, que hoje já é considerado um problema de saúde pública.

Foto: AsCom Secretaria de Saúde de Sete LagoasFoto: AsCom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Dados mostram que no Brasil ocorrem cerca de 12 mil suicídios por ano e que a cada 40 segundos uma pessoa morre por autoextermínio, no mundo. Destes números, 90% poderiam ter sido evitados.

“A campanha Setembro Amarelo faz um alerta sobre a relevância de se abordar o tema e abrir espaço para a escuta do sofrimento das pessoas que estão com ideias a respeito do suicídio. Com estas práticas, é possível identificar perigos iminentes e, desta forma, procurar ajuda”, explica Letícia Andrade, psicóloga do NASF.

Em Sete Lagoas, pessoas com comportamento suicida e seus familiares poderão procurar ajuda nas ESF’s, CAPS e serviços de urgência (Hospital Municipal, UPA e P.A Belo Vale). Após o acolhimento, o paciente deverá ser inserido em tratamento especializado em saúde mental.

Com AsCom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados