Menu

Viagem internacional marca experiência multicultural de alunos de Sete Lagoas

Uma viagem rica em conhecimentos e experiência marcou a vida de 42 alunos do Colégio Franciscano Regina Pacis de Sete Lagoas: viajar de ônibus até a Argentina, ida e volta, durante quase 10 dias. Desafio aceito, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio partiram rumo à uma aventura entre os dias 15 e 23 de setembro de 2018. O destino final foi a visita às escolas irmãs, Instituto Santíssimo Sacramento e o Colégio Santa Clara de Assis, em Buenos Aires.

Foto: Fernanda Brandão/Entre os dias 15 e 23 de setembro, alunos do Colégio Franciscano Regina Pacis viajaram de ônibus até a Argentina rumo a uma experiência inédita

O embarque dos adolescentes ocorreu no dia 15 de setembro, na cidade de Sete Lagoas/MG. O objetivo principal da viagem foi proporcionar um acréscimo valioso na formação e vivência dos alunos. A opção da viagem por via terrestre foi fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais dos jovens, tais como: organização, resiliência, disciplina, trabalho em equipe, alteridade, dentre tantas outras.

O planejamento contou com a ativa participação dos pais, estudantes e mobilizou a equipe docente e os funcionários do Colégio Regina Pacis.

No primeiro trecho, o grupo partiu rumo a Chapecó, em Santa Catarina, com muita ansiedade e euforia no peito.

O segundo trecho, até a cidade de Buenos Aires, teve como ponto alto, no primeiro dia na capital Argentina, um “citytour” no qual os estudantes conheceram a história e vislumbraram as belezas da cidade. Além disso, fizeram uma parada especial no “Caminito” e passaram pelo famoso estádio de futebol “La Bombonera”.

No segundo dia na Argentina, os alunos visitaram o Instituto Santíssimo Sacramento e tiveram seu primeiro momento mágico e inesquecível durante a trajetória: o encontro entre estudantes brasileiros e argentinos. Jovens de diferentes culturas, línguas e interesses que, em segundos, começaram a conversar e a compartilhar sonhos, ideais e experiências. Foi impressionante como a atmosfera “Paz e Bem” fez tanto sentido e envolveu os alunos. Nesse momento incrível, os Carismas de São Francisco, Santa Clara e Madre Serafina estiveram vivos e presentes. Ao final do dia, realizaram um belo passeio pelo centro de Buenos Aires, com direito a compra das tradicionais lembrancinhas.

No terceiro dia na capital Argentina, os estudantes partiram do hotel rumo ao Colégio Santa Clara de Assis em José C. Paz. Lá, houve um encontro com outros jovens e rápido encantamento pelo local e pela riqueza da cultura. Ao final do dia, malas prontas e o destino era o Brasil.

O amanhecer em terras brasileiras foi diferente. Nesse primeiro momento, o grupo visitou a cidade de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, aproveitando para conhecer o Parque Histórico Nacional das Missões, declarado pela UNESCO como patrimônio histórico mundial. Logo após, a viagem seguiu rumo a Chapecó, bastante animada.

Foto: Fernanda Brandão/

Mais um dia de viagem e o grupo segue um longo trecho entre paradas, almoço, jantar e muito sono no ônibus. A chegada a São José dos Campos foi à noite e o grupo dormiu pouco, apenas até a alvorada, às 5h da manhã. Ao amanhecer, os alunos seguem rumo a um dos passeios mais esperados ao longo da viagem: a cidade de Aparecida do Norte.

Uma enorme gratidão invadiu os corações durante a visita à Catedral Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Foram momentos de devoção, oração e muita emoção.

Enfim, após oito dias, o emocionante retorno ao Colégio Franciscano Regina Pacis. O reencontro foi marcado por pais ansiosos a espera de um abraço, após essa viagem. Um marco na vida de cada jovem e sua família que, com coragem e muita fé, podem colher os bons frutos das vidas renovadas e fortalecidas por essa experiência única.

Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes para o desenvolvimento das competências socioemocionais. A educação mundial se mobiliza perante a necessidade de desenvolver essas habilidades fundamentais nas crianças e jovens para uma melhor formação humanística. O Colégio Franciscano Regina Pacis honra esses princípios básicos e trabalha para exercer o seu melhor no processo de aprendizagem.

A instituição se sente honrada em proporcionar momentos únicos e especiais na vida de cada um dos estudantes e orgulha-se por acreditar que este é o caminho para a educação: uma vivência diversificada e uma formação humana e integrada, essa é a identidade do Regina Pacis.

 

Com Komunic Comunicação Integrada




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados