Menu

Cartão Postal de Sete Lagoas: Parque Ecológico da Cascata está aberto ao público

Depois de quase cinco anos fechado, o Parque da Cascata foi reaberto na tarde dessa quarta-feira (7). Uma solenidade realizada no local marcou a inauguração do mais novo ‘Parque Ecológico da Cascata’, no alto da Serra de Santa Helena.

Foto: Alan Junio

O Parque foi fundado em 1988 em uma parceria com a Embratur na gestão do prefeito Marcelo Cecé, que esteve presente nessa reabertura.

Também estiveram presentes nessa solenidade, Vereadores da cidade, Secretários, Guarda Civil, Bombeiros, Brigada de Incêndio, membros do IEF, servidores, esportistas, imprensa e demais autoridades e convidados.

Compuseram a mesa de honra, o Prefeito Leone Maciel, o vice-prefeito Duílio de Castro, o secretário de Meio Ambiente Nadab Abelin, o vereador Beto do Açougue, o ex-prefeito Marcelo Cecé e a tenente Bárbara do Pelotão Militar Ambiental.

“Plantamos a árvore e agora 30 anos depois estamos colhendo o fruto, a preservação do meio ambiente é uma das coisas mais importantes que um município pode fazer” afirmou Marcelo Cecé.

O Vereador Beto do Açougue, autor do requerimento que solicitou a reabertura do Parque, também se mostrou muito feliz com o feito. "Pra mim é de grande importância, foi um dos primeiros requerimentos que fiz como vereador e o Nadab sempre respondeu meus requerimentos com a maior rapidez possível" revelou e ainda completou: "Essa não é uma vitória minha, mas de todos, principalmente de todos os vereadores, pois passou pela Câmara e foi aprovado".

As principais estruturas foram construídas naquela época. Porém, no início de 2014 o acesso do público foi impedido com a promessa de reforma no local. A proposta não saiu do papel, mas ganhou da atual administração o compromisso de sua recuperação.

Desde 2017, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) trabalha na revitalização. O projeto vai muito além da simples reforma. Com a nova proposta, o parque ganhou status de ecológico, o que permite uma relação mais forte com outras esferas governamentais e sua plena preservação ambiental.

“Agradeço todas as parcerias que garantiram esta reabertura. Neste momento de dificuldades, conseguirmos esta realização sem precisar de investimento financeiro. Agora, o parque volta a ser do cidadão, mas a prioridade será sempre sua fauna e flora”, comentou Nadab Abelin, secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, ele ainda relatou que diversas reuniões foram realizadas entre Ibama, Seltur, entre outros. “A preservação é responsabilidade de cada um de nós” afirmou Nadab. Ele ainda ressaltou que é proibida a entrada de animais de estimação e cavalos.

O prefeito Leone falou sobre as importantes parcerias nas ações da Prefeitura mas destacou uma das marcas de seu governo que é penalizado pela falta de repasses do governo estadual, o que totaliza mais de R$ 108 milhões. “Trabalhamos sempre tirando o ‘s’ da palavra crise. Sempre digo aos meus secretários e assessores, criem. Este é um momento de grande emoção porque estamos cumprindo uma promessa e devolvendo para sete-lagoanos e turistas este santuário ecológico”, comentou.

O Parque Ecológico da Cascata ganhou nova jardinagem, pintura na portaria e demais imóveis e ainda teve trilhas e o entorno do lago recuperados. “Em poucas cidades de Minas Gerais podemos encontrar tantas belezas naturais. Esta recuperação é motivo de muita comemoração”, comentou o vice-prefeito Duílio de Castro.

O Parque Ecológico da Cascata será aberto ao público de sexta-feira a domingo, de 8h às 17h. Por se tornar ecológico, o espaço é destinado a visitação e contemplação da natureza. Não é permitido, por exemplo, levar animais de estimação, churrasqueira, produtos inflamáveis, equipamentos de som, nadar, pescar e comercializar produtos diversos.

PROTEÇÃO - A proteção do parque será reforçada pela Brigada de Incêndio que atua na APA Serra Santa Helena 24 horas por dia. A sede do agrupamento fica bem na entrada e o monitoramento é reforçado por carros, motos e drone.

Veja alguns registros:

Com AsCom PMSL, Bárbara Nunes e Alan Junio




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados