Menu

Passando a Limpo: Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade esclarece reabertura do Parque da Cascata

O Programa Passando a Limpo desta sexta-feira (9), parceria entre a Rádio Eldorado e o site SeteLagoas.com.br, apresentado por Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira, recebeu Nadab Abelin, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Nadab discorreu sobre os projetos desenvolvidos na cidade e principalmente sobre a reabertura do Parque da Cascata, atual Parque Ecológico da Cascata, que aconteceu nesta semana.

Foto: SeteLagoas.com.br

A reabertura do Parque aconteceu na quarta-feira (7) e rendeu vários comentários e críticas nas redes sociais. Nadab falou sobre as mudanças realizadas: “Soltaram algumas imagens nas redes sociais de uma, das doze lixeiras que têm no local, destas, sete estão em perfeito estado e as demais chegarão em breve, além disso, registraram fotos dos banheiros químicos, uma casa que está em construção, etc. Vale ressaltar que o parque hoje não é aquele parque que todos estavam acostumados a frequentar. Hoje temos um Parque Ecológico da Cascata, não será um ‘piscinão de ramos’. Nosso objetivo é dar oportunidade à população de ter um lugar para visitar, para explorar, um lugar ecológico e não um restaurante montado para visitação. Em momento nenhum teve reforma, até mesmo porque não há o que reformar, houve uma revitalização paisagística do local, afinal, é um Parque Ecológico para trilha, para as pessoas contemplarem a natureza. Agora com o parque reaberto, após 5 anos, estamos analisando a possibilidade de montar também o restaurante, mas, o nosso foco principal, é o paisagismo do local”, disse.

Questionado sobre o valor gasto na revitalização, o secretário disse que não houve custo para os cofres públicos. “A tinta foi doada pela Siderúrgica Bandeirantes, a limpeza e revitalização do paisagismo, os servidores da Prefeitura (CODESEL) que realizaram, os custos com os banheiros foram rateados pois a prefeitura não conseguiria atender de imediato às solicitações e era um valor baixo para abrir uma demanda”, ressaltou.

Nadab contou ainda que o Parque não está aberto para que as pessoas levem animais, uma vez que existem animais peçonhentos no local, além do risco do contágio e transmissão da febre maculosa, que é transmitida pelo carrapato estrela das capivaras que estão no local.

Ainda sobre as críticas nas redes sociais, o secretário convidou as pessoas a irem ao Parque Ecológico: “Convido a todos a irem ao Parque, é o lugar perfeito para pessoas que gostam do meio ambiente, que gostam de contemplar a natureza, fazer trilha e de ir ao local com a família. O parque é aberto à sociedade, e a população tem que visitar para ver”.

Além de convidar a população a visitar o Parque Ecológico da Cascata, o secretário frisou sobre a importância de respeitar os animais que vivem no local, como cobras, as capivaras, aranhas, etc. e alertou para que as pessoas vão ao parque de tênis, uma vez que é um local de natureza e aberto.

O secretário frisou que não se deve permitir que a politicagem e a mesquinharia política deixem os interesses da população de lado. Ele ressaltou ainda que, o Estado deve mais de R$ 108 milhões para Sete Lagoas, dificultando os trabalhos e pagamentos dos servidores.

Nadab disse ainda que o parque será sempre aberto à população, sem cobranças, mas, lembrando que ele é um local ecológico e de contemplação ambiental, onde não será permitida a entrada de carros sem vistoria, a entrada de churrasqueiras, caixas de som, etc., além disso, ele lembrou que as pessoas poderão entrar com água, refrigerante e cerveja, dentro de mochila, sem problema algum, desde que recolham seus lixos.

Nadab disse que a secretaria de Meio Ambiente está sempre aberta a parcerias e à visitação da população, uma vez que integra a comunicação entre o órgão e as pessoas.

O Parque Ecológico da Cascata ficará aberto às sextas-feiras, sábados e domingos, de 8h às 17h. Lembrando que a entrada é gratuita.

O secretário afirmou que a próxima revitalização será na Praça do Xará, no bairro São Pedro além de outros ambientes da cidade.

O programa Passando a Limpo vai ao ar toda sexta-feira às 8h da manhã pela Rádio Eldorado AM1300, com transmissão ao vivo pelo facebook do SeteLagoas.com.br e reprisado aos domingos após as jornadas esportivas.

Veja o programa de hoje na íntegra CLICANDO AQUI.

 

Da Redação Com Portal Sete




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados