Menu

ESF Emília realiza ação de promoção à saúde do homem

Foi realizada pela ESF Emília uma ação de promoção à saúde do homem, que teve como objetivo orientar os participantes por meio de um grupo educativo com atendimento multidisciplinar.

Foto: AsCom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas/ Foto: AsCom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas/

A ação foi coordenada pela Enfermeira da unidade Bruna Carvalho, e contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre pacientes da unidade, profissionais da ESF e profissionais do NASF.

Durante a ação foram realizadas palestras, onde foram abordados diversos temas como o Câncer de próstata e seus fatores de risco, a importância do exame de toque e PSA (Antígeno prostático específico que é um exame de sangue que serve como marcador tumoral ideal para diagnóstico, motorização e controle da evolução do câncer de próstata), além de verificação de pressão arterial, peso, altura, glicemia capilar e cálculo de IMC, triagem com enfermeira e consulta com médica.

“Considero importante destacar a adesão dos homens a participarem da ação e o interesse dos mesmos em cuidar da saúde. É fundamental que o cuidado a saúde do homem vire rotina”, explica Bruna Carvalho, que ressalta ainda os próximos passos da ação. “A ação terá mais duas etapas: Realização do PSA e encaminhamento à urologia no CEAE para realização de toque retal nos homens acima de 50 anos e/ou entre 40 e 45 anos com história de câncer de próstata na família”, finaliza.

 

Com AsCom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados