Menu

Conheça algumas startups de Sete Lagoas e saiba mais sobre empreendedorismo e inovação

O Brasil vive em 2018, o melhor ano da história das startups. O portal de análises Crunchbase listou vários acontecimentos que mostram a evolução de negócios inovadores no País.

As startups têm se destacado na geração de empregos/ Foto: Reprodução InternetAs startups têm se destacado na geração de empregos/ Foto: Reprodução Internet

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), startups são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido crescimento.

A associação ressalta que, em 2011, as startups eram novidade no Brasil, mas grupos começaram a se formar em algumas cidades e foram se conectando para expandir um movimento que ainda estava nascendo.

Segundo a ABStartups, atualmente no Brasil, só as scale-ups (aquelas que crescem com base em um modelo de negócio escalável) são responsáveis por 50% da geração de empregos.

Sete Lagoas

A cidade está se transformando em um polo empreendedor e alcançando destaque no mercado de negócios inovadores.

Um dos exemplos é o Santa Helena Valley (SHV), um movimento surgido em 2015 em Sete Lagoas com o objetivo de ser referência no desenvolvimento da inovação, da educação e cultura empreendedora e do ecossistema de startups da região.

Conheça algumas startups de Sete Lagoas

DNA DA EDUCAÇÃO - ACELERADORA DE CARREIRAS

Criada pelas empreendedoras Fernanda Verdolin e Elziane Campos, a startup Aceleradora de Carreiras desenvolveu soluções de carreiras e empregabilidade inéditas para o setor de Educação Superior. Nascida no ecossistema de inovação Santa Helena Valley, a empresa criou uma plataforma, também chamada Aceleradora de Carreiras, que impacta diretamente o estudante e a instituição de ensino superior.

Para o aluno, a plataforma é uma ferramenta de autogestão de carreira com testes comportamentais que prepara o estudante para o futuro do trabalho; para a instituição de ensino superior, é um dashboard (painel de indicadores) da empregabilidade do estudante que funciona como um poderoso instrumento de diferenciação para captação e retenção de alunos. Do outro lado da ponta, ainda tem uma parte para as empresas que precisam de ajuda para recrutar e selecionar as pessoas. Elas passam a ter à sua disposição um valioso banco de talentos universitários com informações legitimadas pela tecnologia blockchain (que valida os registros), além de um filtro capaz de identificar as competências comportamentais, personalidade, interesses e valores do estudante.

Clique AQUI para saber mais sobre a DNA. 

TANGERIN - GESTÃO EMPRESARIAL INTELIGENTE

Tangerin é um software online, no modelo de serviço (SaaS) e ofertada em nuvem, que ajuda a organizar processos internos e potencializar estratégias de marketing e vendas de empresas que querem melhorar sua participação no mercado. Integrando o melhor das últimas tecnologias (como CRM, Automação de Marketing, SMS Marketing, Landing Page e Campanhas de Marketing), a Tangerin desenvolve uma gestão comercial eficiente e lucrativa.

Observando a necessidade de evoluir os processos e ferramentas utilizadas anteriormente para a gestão de negócios, visto que as planilhas e até mesmo a maioria dos softwares naquela época eram limitados, Misael Soares, desenvolvedor web, criou um sistema de Finanças - o primeiro módulo do que conhecemos hoje como Tangerin, lá em 2012. O módulo de compras e o módulo de vendas (CRM) foram criados posteriormente e logo o sistema foi ganhando a forma que têm hoje. Anos depois, Misael Soares e Bruno Dias, publicitário e especialista em Marketing Digital, tornaram-se sócios. Foi aí que a ferramenta ganhou um de seus principais módulos: o de Marketing. Apesar de já ser utilizada por alguns clientes desde 2012, a plataforma Tangerin foi lançada oficialmente em 25 agosto de 2018, no Encontro Empresarial de Sete Lagoas.

Clique AQUI para saber mais sobre a Tangerin.

#PARTIU DOAR SANGUE

A #Partiudoarsangue é uma plataforma que ajuda a salvar vidas conectando doadores de sangue com os bancos de sangue e com as pessoas que precisam de doação. Doadores se cadastram, por meio do site e do aplicativo, e são notificados quando algum banco de sangue ou alguma pessoa cadastra uma solicitação de doação. Além disso, o sistema gerencia as doações e fornece informações sobre o processo de doação, os locais onde pode doar, dentre outras coisas.

O projeto completou dois anos no dia 25 de novembro, que é também o dia Nacional do Doador de Sangue. Já existem mais de sete mil doadores cadastrados e mais de oito mil pessoas já foram atendidas com as doações registradas na plataforma.

Clique AQUI para saber mais sobre a #Partiudoarsangue. 

PACÍFICA

O projeto foi idealizado por estudantes de Direito do Unifemm. O fundamento da Pacífica é realizar conciliação e mediação jurídica entre partes que se encontram em conflito, de forma online e por meio de videoconferências. Assim, um mediador/conciliador poderá realizar a sessão entre ambas por meio da plataforma, induzindo ao diálogo e busca de entendimento e solução. O método é extremamente viável visto que, trabalhando com casos menores e em que é possível estabelecer um acordo, é dispensável acessar o Poder judiciário, e os clientes podem resolver os impasses com menor dispêndio de tempo e dinheiro.

Em outubro de 2018, o Startup Weekend, um evento de inovação, possibilitou que em 54 horas de imersão, os desenvolvedores tirassem a ideia do papel. O projeto alcançou o terceiro lugar na competição. Desde então, os idealizadores se uniram a outras pessoas, um estudante de História e um desenvolvedor da área de gestão tecnológica, e deram prosseguimento aos trabalhos. A startup intermediou um casal de clientes com problemas de pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, que por meio da ação da Pacífica, chegou a um acordo e conseguiu estabelecer uma solução viável para ambos.

Clique AQUI para saber mais sobre a Pacífica.

MIMUAI

A MIMUAI é uma startup de adornos infantis, um sonho idealizado em família. É composta por três mulheres, mãe e filhas, que compartilham o mesmo interesse pelo universo infantil. Observando a falta de artigos modernos e descolados para a decoração dos quartinhos das crianças, Edilma, Marcella e Isabella, resolveram criar a MIMUAI, em junho de 2018. Com um olhar detalhista, a staturp busca atender às necessidades das famílias e das crianças, unindo modernidade, aconchego e criatividade.

Um dos diferencias do projeto é que a maior parte dos produtos é feita à mão e por isso, são exclusivos e únicos. Seguindo essa onda do personalizado, a empresa conquistou um público seleto. Os produtos já foram espalhados de norte a sul do Brasil, mas a maioria dos clientes ainda está em Minas, principalmente no Triângulo Mineiro. Atualmente, as ferramentas para venda são os aplicativos Instagram e WhatasApp. Para 2019, o objetivo é aumentar o catálogo de produtos para além do artesanal, mas sem deixar a personalização de lado.

Clique AQUI para saber mais sobre a MIMUAI.

SRV TECNOLOGIA

A startup busca soluções tecnológicas para empresas seguradoras, oferecendo inovação e gestão dentro de vários processos nas áreas de humanas, internet das coisas, inteligência artificial, rastreamento e localização. O objetivo é monitorar o transporte de cargas, desde a origem até o destino dos produtos. A ação também contribui para a redução significativa do prejuízo com roubo de carga e produtos falsificados no Brasil e no mundo.

Kleber de Paulo e Darlan Alves são os empreendedores responsáveis pela startup. O projeto nasceu quando Kleber foi inserido em um grupo de potenciais empreendedores, por meio do secretário de Desenvolvimento Econômico de Sete Lagoas, Bruno Violante. No grupo, Kleber encontrou o primeiro parceiro para o projeto.

YOUUP

A YouUp, fundada em 2016, tem como sócios Elziane Campos (coach, psicóloga, mestre e doutora em educação de carreiras protagonistas) e Túlio Oliveira (engenheiro da computação e mestre em Modelagem Matemática e Computacional).

A plataforma possibilita o desenvolvimento de carreiras, por meio de cursos online (trilhas de auto-coaching) e atividades que direcionam a pessoa na identificação de respostas sem a necessidade direta de um coaching.

Clique AQUI para saber mais sobre a YouUp.

Startups são empresas em fase inicial com potencial de rápido crescimento/ Foto: Reprodução InternetStartups são empresas em fase inicial com potencial de rápido crescimento/ Foto: Reprodução Internet

Por Nubya Oliveira com SHV




Publicidade
Publicidade
Publicidade

Links patrocinados