Menu

Prevenção ao suicídio, sintomas e alto índice na cidade foram temas do Programa Passando a Limpo desta sexta-feira

Considerado um tabu, sobretudo devido ao sofrimento que causa aos familiares e amigos, o suicídio é pouco debatido pela sociedade. No entanto, buscar discussões sobre o autoextermínio, não no sentido de expor os casos, e sim como uma forma de descobrir as causas e caminhos para que novos episódios não aconteçam, é a melhor prevenção.

Foto: reprodução Portal SeteFoto: reprodução Portal Sete

Com o objetivo diminuir este número, que infelizmente teve uma crescente nos últimos meses em Sete Lagoas, informar e incentivar a população a abraçar as pessoas que demonstram sinais de depressão e possivelmente suicídio, o programa Passando a Limpo desta sexta-feira (18) recebeu nos estúdios da Rádio Eldorado AM1300 Geraldo Magela e Regiane Félix, membros do CVV – Centro de Valorização à Vida de Sete Lagoas.

Ambos falaram sobre a depressão, sobre o CVV e pediram aos ouvintes e telespectadores que abracem a causa e que juntos lutem contra o alto índice de suicídios.

Considerado um problema de saúde pública, a cada 40 segundos uma pessoa se mata no planeta, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda segundo o órgão, é reconhecida a ligação entre suicídio e sofrimentos psiquiátricos, como depressão e transtornos de uso de álcool. No entanto, muitos suicídios, aponta a organização, são cometidos por impulso, em momentos de crise.

É para dar um ombro amigo a pessoas em crise, angustiadas ou que sofrem com problemas emocionais, ajudando-as a encontrar um caminho, que funciona há oito meses em Sete Lagoas um núcleo do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Por telefone, voluntários ouvem e dão conselhos a pessoas que passam por sofrimento emocional. Basta ligar para o número 188.

Membro do CVV, Geraldo Magela defende que para evitar que o próximo acabe com a própria vida é preciso deixar de lado preconceitos e levar amor às pessoas ao redor.

“O que não aprendemos por amor, aprendemos por meio da dor. Creio que é o momento de mudarmos nossas atitudes em relação ao próximo. Ouvir mais e falar menos. Agir mais e falar menos e tentar ser coerente entre um e outro. Mais diálogo e mais paciência. Mais ocupação com a essência do que aparência”, defende Geraldo Magela.

Observar se o próximo – seja na família, no círculo de amizades ou no trabalho – passa por algum sofrimento, como depressão, e tentar a ajudá-lo é algo que cada um pode fazer no dia a dia.

De acordo com a coordenadora dos cursos e treinamentos do CVV de Sete Lagoas, Norma Moreira de Oliveira, o serviço nacional recebe cerca de 5 mil a 7 mil chamadas por dia, e o centro consegue atender aproximadamente 25% delas, devido ao reduzido número de voluntários, que chega a 2.400 em todo o país. “Antes do 188, recebíamos 1 milhão de chamadas por ano. A expectativa é a de que agora, com a inclusão da linha em Sete Lagoas, vamos dobrar este número, salvando ainda mais vidas”, disse.

O núcleo do CVV funciona 24 horas por dia, com cada voluntário trabalhando de quatro a cinco horas. Segundo Magela, as ligações não serão apenas de potenciais suicidas, mas pessoas que estão angustiadas ou com depressão.

O voluntário de Sete Lagoas pode atender pessoas de várias partes do país. Quem ligar para o 188 é direcionado para onde há linha disponível para o atendimento, independentemente da região.

Para assistir o Programa desta sexta na íntegra, clique AQUI. Passando a Limpo vai ao ar toda sexta-feira às 8h na Rádio Eldorado com transmissão AO VIVO também pela fanpage do SeteLagoas.com.br e reprise aos domingos após as transmissões esportivas da AM1300.

Veja mais em: Alto índice de suicídios preocupa população e organizações de Sete Lagoas

SINTOMAS E PREVENÇÃO

Psicólogo em Sete Lagoas há três anos, Éder Juliano das Chagas, de 41, fala sobre a depressão, como identificá-la e prevenir o suicídio.

Quais são os primeiros sintomas da depressão?

Segundo pesquisadores, os sintomas da depressão podem aparecer em qualquer idade, variando quanto à intensidade e tempo de permanência em pessoas sem histórico de episódios maníacos, hipomaníacos ou mistos. Segundo recomendação da Associação Americana de Psiquiatria (APA), os sintomas mais perceptíveis no início da depressão são humor negativo ou rebaixado, descrito como sentimento de tristeza e mal-estar generalizado. Isso pode ser entendido com frases de pacientes que se descrevem nesses estados da seguinte forma: “me sinto triste o tempo todo”, “quero chorar toda hora”. Além disso, a redução de energia e disposição para realizar as atividades diárias. Essa situação pode ser vista pelos demais como preguiça e comodismo. Fadiga intensa – os pacientes se queixam de ficarem muito cansados após pouco esforço, o que promove nos familiares e amigos a impressão de “preguiça”. Isso estigmatiza quem padece da doença. Redução da capacidade de concentração também é um sintoma, além de problemas com o sono e redução do apetite. Diminuição da autoestima e autoconfiança, lentidão psicomotora relevante, perda de libido/desejo sexual e de memória também se apresentam.

O que deve ser feito ao perceber alguém com sintomas de depressão?

A primeira abordagem é muito importante e deve ser feita de forma tranquila, com um diálogo sincero sobre o que se percebeu como sintoma depressivo. O passo principal nesse momento é encaminhar a pessoa a um psiquiatra para que seja feito o diagnóstico de depressão. Essa é a melhor ajuda que essa pessoa poderá conseguir: o auxílio de um profissional.

Como identificar um possível suicida?

Essa é uma tarefa difícil, até mesmo para os profissionais, porque ninguém é um suicida. A pessoa se torna propensa a cometer suicídio em decorrência de um problema ou comportamento que a induz a acreditar que a única forma de acabar com seu sofrimento é tirando sua vida, o que não é verdade. Muitos são os casos bem-sucedidos de pessoas que pensavam em suicídio e abandonaram essa ideação após o tratamento medicamentoso e psicoterápico. Uma dica sempre importante é, ao perceber algum traço que indique vontade de desistir da vida, dialogar e encaminhar essa pessoa a um profissional para cuidados médicos. A nossa atual sociedade tem padecido de várias doenças, mas algumas são silenciosas, como a depressão, que é pano de fundo de vários suicídios. Por esse motivo é premente que se dialogue mais intensamente sobre depressão e suicídio no cotidiano para esclarecer ou mesmo desmistificar questões em torno do suicídio. Uma importante visão sobre o suicídio é que onde se conversa abertamente sobre os problemas relacionados à depressão, as pessoas teriam mais informação, o que tende a diminuir os casos de suicídio, porque essas pessoas saberão que a dor que lhes aflige tem solução.

 

Com Portal Sete e Jornal Hoje Cidade



Publicidade

+ Cidades

Prefeitura de Sete Lagoas inicia substituição de árvores com risco de queda na avenida Vila Lobos

Prefeitura de Sete Lagoas inicia substituição de árvores com risco de queda na avenida Vila Lobos

Dezenas de ocorrências de queda de grandes árvores já foram registradas na avenida Vila Lobos, uma via estratégica que c...

VÍDEO: cruzamento no Nova Cidade vira 'bota-fora' de lixo

VÍDEO: cruzamento no Nova Cidade vira 'bota-fora' de lixo

Uma leitora do SeteLagoas.com.br enviou vídeos da falta de educação cometida por pessoas que transformaram um espaço no ...

INMET emite alerta de chuva e ventos de até 50 km/h para Sete Lagoas e região

INMET emite alerta de chuva e ventos de até 50 km/h para Sete Lagoas e região

Após um período de estiagem, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de alerta para a região de Set...

Prefeitura acelera obras do Provias na rua Santa Luzia para acabar com um transtorno de décadas

Prefeitura acelera obras do Provias na rua Santa Luzia para acabar com um transtorno de décadas

Um ritmo intenso de trabalho marca uma das etapas do Provias 7l, maior programa de ruas e avenidas da história de Sete L...

Setelagoano acerta Lotofácil e leva mais de R$ 700 mil

Setelagoano acerta Lotofácil e leva mais de R$ 700 mil

A sorte sorriu para um morador de Sete Lagoas, que acertou os 15 números da Lotofácil no concurso 3081, realizado na últ...

Veja a previsão do tempo para Sete Lagoas nesta quinta-feira (18)

Veja a previsão do tempo para Sete Lagoas nesta quinta-feira (18)

A previsão do tempo para esta quinta-feira em Sete Lagoas aponta para um dia predominantemente ensolarado, com algumas n...

Assistência Social de Sete Lagoas esclarece atuação do Centro Pop junto a pessoas em situação de rua

Assistência Social de Sete Lagoas esclarece atuação do Centro Pop junto a pessoas em situação de rua

Nas últimas semanas a população de Sete Lagoas e a administração pública tem notado um aumento considerável no número de...

Case de sucesso: Parceria firmada na Feconex extrapola evento e alavanca negócios ao longo do ano

Case de sucesso: Parceria firmada na Feconex extrapola evento e alavanca negócios ao longo do ano

A parceria alinhada na primeira edição da Feconex entre o Grupo Igui Piscinas e Edmármores é um dos grandes exemplos do ...

Parceria entre Prefeitura e Gran Urbanismo beneficia também a horta do Bernardo Valadares

Parceria entre Prefeitura e Gran Urbanismo beneficia também a horta do Bernardo Valadares

Depois de iniciar a completa substituição do cercamento da horta do bairro Cidade de Deus, a parceria entre a Prefeitura...

21 casos de assédio a mulheres foram registrados em 2024 em Sete Lagoas

21 casos de assédio a mulheres foram registrados em 2024 em Sete Lagoas

A onda de violência contra mulheres em Sete Lagoas parece não ter fim. Apenas oito dias após uma adolescente ter sido as...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos