Menu

13 dicas de postura corporal durante a entrevista de emprego

Você sabia que a sua postura corporal em uma entrevista de emprego fala muito a seu respeito? Estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Recursos Humanos e Logística do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM) desenvolveram o blog Carreira News (https://carreiranews7l.wixsite.com/home/lorh-e-voce) com dicas para a carreira profissional.

Dicas de postura corporal durante a entrevista de emprego / Foto: corporate.canaltech.com.brDicas de postura corporal durante a entrevista de emprego / Foto: corporate.canaltech.com.br

Todo o conteúdo do blog é coordenado pela professora, Doutora Kariny Raposo. Confira abaixo 13 dicas sobre postura comportamental em uma entrevista de emprego.

1) Cumprimente o entrevistador da forma recomendada

A iniciativa de cumprimentar deve sempre partir do entrevistador. Neste campo, o tradicional “beijinho” deve ser reservado para os seus amigos ou familiares. Na esfera profissional, um aperto de mão, firme e acompanhado de um sorriso é o cumprimento acertado.

2) Mantenha a cabeça erguida

Não há melhor forma de transmitir confiança a um potencial empregador do que mantendo uma boa postura, de cabeça levantada e com os ombros discretamente chegados para trás.

3) Durante a entrevista, permaneça erguido

Mantenha-se direito, mas evite estar muito rígido durante a entrevista. Está muito parado pode significar falta de competência e controle. Movimente-se um pouco para enfatizar pontos importantes, demonstrar dinamismo e evitar o tédio.

4) Mantenha-se levemente inclinado para a frente

Enquanto sentado, mantenha-se levemente inclinado para a frente. Desta forma passará uma imagem de atenção. É importante que adote uma postura que mostre que está atento a acompanhar o seu interlocutor.

5) Evite cruzar as pernas

Cruzar as pernas pode ser associado a um excesso de “à vontade” e algo inapropriado para o contexto da entrevista. Pior ainda, o “baloiçar” de perna ou bater com o pé no chão. Além de caracterizar um estado de inquietação e agitação, pode ser relacionado com um certo “aborrecimento”. Procure manter os dois pés bem assentes “no chão”.

6) Tome cuidado com os excessos

Mesmo que gesticular o ajude na construção de raciocínios complexos, cuidado com os excessos! O objetivo é conseguir um emprego e não demonstrar as suas capacidades de mímica. Muitos movimentos a acompanhar o discurso estão intimamente relacionados com personalidades nervosas e inseguras!.

7) Evite mexer no cabelo e roer as unhas

Mexer no cabelo ou roer as unhas são sinônimos de insegurança e nervosismo. Evite também brincar com a caneta ou outros objetos que tenha à mão. Idealmente, deverá manter as mãos abertas, repousadas sobre o joelho ou sobre a mesa, em sinal de sinceridade e transparência.

8) Mantenha o contato visual

Costumam dizer que os olhos são o espelho da alma. Preocupe-se em manter o contato visual com o seu interlocutor para lhe dar sempre uma imagem de segurança, mas sem fixar muito o seu olhar, já que um simples olhar pode causar tensão e pressão.

9) Dê atenção a todos os entrevistadores

Se for entrevistado por mais de uma pessoa, tenha o cuidado de distribuir o olhar por todos, dedicando-lhes a mesma atenção. Mesmo que um dos entrevistadores seja mais interventivo e coloque mais questões, é importante que não se esqueça que está sendo avaliado por todos.

10) Não olhe para baixo

Não olhe para baixo enquanto fala. Além de perder o impacto visual e demonstrar timidez e insegurança, é provável que aquilo que está dizendo seja mal percebido.

11) Não olhe para o relógio

Até a forma como se relaciona com o tempo transmite uma mensagem sobre si. Olhar para o relógio, por exemplo, é um crime flagrante e intolerável. Não denuncie eventuais “pressas” ou impaciência, boicotando qualquer hipótese de sucesso para a sua entrevista.

12) Sorria, demonstre simpatia

Uma cara sorridente desperta mais simpatia do que uma cara muito séria. Além disso, transmite uma atitude positiva, pois um sorriso é a moldura perfeita das personalidades otimistas e entusiastas.

13) Tenha cuidado com o tom de sua voz

O tom de voz do candidato pode transmitir entusiasmo ou desânimo. Tenha cuidado com a forma como apresenta o seu discurso e preocupe-se em falar devagar para ser bem entendido.

Como se vestir para uma entrevista




Por Tatiane Guimarães com Carreira New



Publicidade

+ Oportunidades

Inscrições para estágio na Ambev vão até 16 de abril

Inscrições para estágio na Ambev vão até 16 de abril

Está aberta mais uma temporada de inscrições para o Programa de Estágio da Ambev. Com vagas disponíveis para todo o País...

Vaga para analista de departamento pessoal é divulgada em Sete Lagoas

Vaga para analista de departamento pessoal é divulgada em Sete Lagoas

Um escritório de contabilidade em Sete Lagoas está com vaga aberta para analista de departamento pessoal. Veja na sequên...

Oportunidade para soldador é divulgada em Sete Lagoas

Oportunidade para soldador é divulgada em Sete Lagoas

Uma vaga de emprego para soldador está sendo oferecida em Sete Lagoas, veja a seguir: - Descrição das atividades: ...

Vaga para auxiliar contábil é divulgada em Sete Lagoas

Vaga para auxiliar contábil é divulgada em Sete Lagoas

Um empresa está ofertando vaga de auxiliar contábil em Sete Lagoas, confira a seguir: AUXILIAR CONTÁBIL FAIXA SALARI...

Indústria de Sete Lagoas anuncia vaga para analista fiscal júnior

Indústria de Sete Lagoas anuncia vaga para analista fiscal júnior

Uma vaga de emprego para auxiliar fiscal júnior está sendo divulgada em Sete Lagoas e os interessados podem se candidata...

Hotel em Sete Lagoas contrata auxiliar de lavanderia mecanizada

Hotel em Sete Lagoas contrata auxiliar de lavanderia mecanizada

Uma vaga de emprego para auxiliar de lavanderia é divulgada em Sete Lagoas. Confira:  Vaga para atuar na lavande...

Empresa de suplementos alimentares em Sete Lagoas contrata coordenador financeiro

Empresa de suplementos alimentares em Sete Lagoas contrata coordenador financeiro

Uma oportunidade de emprego como Coordenador Financeiro em uma empresa de suplementos alimentare...

Prefeitura de Sete Lagoas divulga gabarito das provas do processo seletivo da Assistência Social

Prefeitura de Sete Lagoas divulga gabarito das provas do processo seletivo da Assistência Social

A Prefeitura de Sete Lagoas divulgou no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira, 25, o gabarito das provas...

Concurso Público Prefeitura de Sete Lagoas: Inscrições encerram nesta quarta (27)

Concurso Público Prefeitura de Sete Lagoas: Inscrições encerram nesta quarta (27)

Termina nesta quarta-feira, dia 27 de março, o prazo para se inscrever no concurso público da Prefeitura de Sete Lagoas....

Após 30 anos, finalmente o Concurso Público da Câmara Municipal será realizado

Após 30 anos, finalmente o Concurso Público da Câmara Municipal será realizado

A Mesa Diretora do Legislativo, composta pelos vereadores Caio Valace, João Evangelista, Ismael ...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos