Menu

Foco, planejamento e bom humor fazem toda a diferença na busca por emprego

Conseguir emprego nos dias atuais não tem sido tarefa fácil para os brasileiros, que vivem em um cenário de crise econômica e incertezas. Talvez você já tenha enviado diversos currículos, bateu em várias portas de empresas e até agora não obteve bons resultados. Então, o que deve ser feito para alcançar esse objetivo evitando desperdício de tempo e até mesmo perda financeira? Ter foco, bom humor e um bom planejamento, segundo a coach integral sistêmico Morgana Carvalho.

Em entrevista ao SeteLagoas.com.br a coach fala sobre carreira profissional e dá sugestões de como se recolocar no mercado de trabalho, confira:

O que deve ser feito para se recolocar no mercado de trabalho?

Existem quatro tipos de perfis que ilustram as pessoas desempregadas. Após conhecê-los, a pessoa tem que entender em qual se enquadra e daí tomar as devidas ações para reverter esse cenário.

1° Pessoas desesperançosas – normalmente são insatisfeitas, sempre reclamam, culpam o seu desemprego, não a sua performance mediana, mas aos outros: a empresa, ao chefe, ao mercado etc. Pessoas com esse perfil têm grande dificuldade de reconhecer suas falhas e se autoresponsabilizar pela situação.

2° Pessoas racionais – pensam demais e não tomam as devidas ações. Esse perfil está muito ligado a parte tática no sentido de ter um bom currículo, chegar no horário marcado, ter todos os documentos em mãos, mas se esquecer que o grande divisor de águas está nas conexões entre as pessoas. Exatamente aí está a chave, tanto para a recolocação no mercado como para efetiva manutenção da função a médio e longo prazo.

3° Pessoas otimistas – é o contrário dos racionais, porém eles acreditam tanto que vai dar certo que esse otimismo exagerado também os impedem de agir. Esse perfil é do tipo que todo mundo gosta, no entanto, não se preocupa com a qualificação técnica. O grande detalhe é que quando o mercado exigir mais, esse profissional é facilmente cortado, exatamente pela falta de habilidade técnica mais especializada.

4° Pessoas automotivadas – entendem o que aconteceu e já buscam de todas as maneiras uma recolocação no mercado. Essas pessoas fazem o que tem que ser feito. Esse perfil é técnico, ou seja, busca conhecimento, treinamentos, novos aprendizados e normalmente tem boas relações com os outros, além de terem em si uma determinação fora da curva e se reposicionam com muito mais velocidade.

Coach integral sistêmico Morgana Carvalho / Foto: Tatiane GuimarãesCoach integral sistêmico Morgana Carvalho / Foto: Tatiane Guimarães

A pessoa que busca uma oportunidade deve se atirar para todos os lados na busca por trabalho?

Não. A pessoa que busca uma recolocação deve, no primeiro momento, se autoresponsabilizar, reconhecer que é o único responsável pela vida que tem levado e, consequentemente, o único que poderá mudar. Esse é o primeiro passo para quem deseja mudar a trajetória de vida e de carreira.

Nesse sentido, ao entender verdadeiramente quem é o agente de mudança, a pessoa começa a questionar-se: O que realizou de bom no emprego anterior? Como o seu chefe ou líder te enxergavam verdadeiramente, como alguém de ação ou como alguém passivo e omisso? O quanto contribuiu para o desenvolvimento do seu setor ou do negócio? O que você pode mudar? Quais pontos podem melhorar profissionalmente? Se você fosse um empregador, te contrataria?

Fazer um planejamento é importante?

Planejamento é a palavra de ordem e é o segundo passo para quem deseja se recolocar no mercado de trabalho. Nessa etapa já entra a ação. Agir de modo equilibrado e consciente para que possa identificar o que fazer realmente.

Pegue uma folha de papel e caneta e inicie o plano de ação do seguinte modo:

1° - Estabeleça a meta. Lembre-se que meta tem que ser positiva.
2° - Ações ou medidas a serem tomadas. Descreva várias ações para que a meta seja alcançada.
3° - Quando acontecerá? Estabeleça uma data.
4° - Onde será essa ação? Local em que acontecerá, exemplo: ir ao Uai (ação), dia 1º de agosto (quando) em Sete Lagoas (onde).
5° - Quem irá? A pessoa ou as pessoas que irão fazer parte dessa ação.
6° - Motivo de fazer essa ação. Significado de fazer essa medida de modo a contribuir realmente para a meta.
 - Como a pessoa irá? Meio que essa ação irá ocorrer.
8° - Qual investimento será direcionado a essa ação?
9° - Estabeleça a ordem, sendo a primeira ação imediata e depois as subsequentes.

Faça o plano de ação e tire sua carreira do buraco / Imagem: DivulgaçãoFaça o plano de ação e tire sua carreira do buraco / Imagem: Divulgação

Como vender habilidades profissionais de forma inteligente?

Um modo altamente eficiente é capacitar-se. Essa sempre foi e será a palavra-mestre. Conhecimento e sabedoria sempre permeiam tanto aqueles que estão em atividade no mercado como também aqueles que buscam se recolocar. Uma boa estratégia é estar ligado nos sites de maior acesso da sua cidade, redes sociais – porém com olhar de quem busca por novas oportunidades, palestras gratuitas, workshops, seminários, vídeos online, entre outros.

Como se manter confiante nesse cenário de crise?

Foco e bom humor. Para quem foi demitido, tenha clareza da sua autoresponsabilidade e entenda o que você de fato deseja, para daí, agir na direção certa. Esteja focado no plano de ação estruturado e na sua meta, assim, seu olhar estará atento aos sites de empregos, a pessoas que podem contribuir, novas orientações e novos conteúdos. Tudo isso com bom humor e autoconfiança. Lembre-se, é apenas uma fase e ela passa.

No mercado, o que as empresas têm exigido dos profissionais?

O mercado busca por profissionais competentes e que saibam gerir a si mesmos e também contribuir com o próximo. Isso significa que é importante ter conhecimento prático e técnico daquela função e setor, mas também é necessário habilidade emocional para conviver com as pessoas que fazem parte do time daquele negócio e, claro, fornecedores, parceiros e clientes. Ainda nesse contexto de habilidade emocional as empresas buscam por pessoas que tenham: autoconfiança, foco, determinação, ousadia, iniciativa, autoresponsabilidade, liderança e contribuição. Para quem tem alguma dessas áreas em debilidade essa é uma ótima oportunidade de ler mais sobre o assunto e praticar.

Como a pessoa deve preparar-se para uma entrevista?

Algumas etapas são importantes para uma entrevista de sucesso:

· Ao se apresentar para o empregador, trabalhe em si a autoconfiança. As pessoas buscam profissionais que tem segurança ao falar e se colocar. Treine no espelho 1, 2, 3, 10 vezes antes da entrevista. Essa atividade pode parecer boba num primeiro momento, mas altamente eficiente. Você vai perceber maior segurança cada vez que treinar e, mais, vai ver com clareza a sua postura não verbal. Essa postura também comunica. Esteja atento.
· Saiba onde será o local da entrevista com antecedência. Prepare a rota. Acorde cedo. Tenha em mente que esse é seu grande dia.
· Positividade. Seja positivo em cada circunstância e já visualize a vaga como preenchida por você.
· Postura e Trajes. Observe o local da entrevista e vá vestido com uma combinação que tenha a ver com o objetivo proposto. Tenha uma postura de vencedor. As empresas não contratam coitadinhos, elas contratam pessoas que estão dispostas a arregaçar as mangas e fazer o melhor. Essa combinação de postura e trajes faz diferença no momento da contratação.
· Foco. Saiba onde está seu foco a todo instante. Ao chegar para entrevista desligue o telefone, olhe no olho da pessoa que está te entrevistando, seja positivo e demonstre interesse. Essa é a vaga que você deseja, portanto, dê o seu melhor.

O que você diria para quem está buscando um emprego?

Só pare de agir quando conseguir. O que está acontecendo com as pessoas, normalmente, não é que estão fracassando, elas na realidade estão desistindo. Veja o lado bom de TUDO que lhe acontece e tire proveito. Pense: O que eu tenho que aprender com essa situação ou circunstância? Onde eu tenho que melhorar? Como eu posso falar? Com quem eu tenho que conversar?

Por fim, faça tudo para não estar desocupado e ocioso, esse sim é o maior inimigo de quem está desempregado. Faça bico, freelancer, viaje, ajude alguém, mesmo que de graça, mas não fique parado.


Por Tatiane Guimarães



Publicidade

+ Oportunidades

Estágio na área de educação: Secretaria Estadual abre vagas em Minas

Estágio na área de educação: Secretaria Estadual abre vagas em Minas

Estudantes do ensino superior de diversas áreas de conhecimento interessados em atuar na educação pública de Minas Gerai...

Governo de Minas anuncia contratação temporária de brigadistas para combate a incêndios florestais

Governo de Minas anuncia contratação temporária de brigadistas para combate a incêndios florestais

Nesta terça-feira (16/4), o Governo de Minas, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar de ...

Carreta Móvel do SENAC oferece cursos gratuitos em Lagoa Santa

Carreta Móvel do SENAC oferece cursos gratuitos em Lagoa Santa

A Carreta Móvel do SENAC voltou à Lagoa Santa para oferecer cursos gratuitos na área da beleza. A iniciativa visa capaci...

Vagas para vidraceiro e ajudante são ofertadas em Sete Lagoas

Vagas para vidraceiro e ajudante são ofertadas em Sete Lagoas

Uma vidraçaria de Sete Lagoas está com oportunidades de trabalho para vidraceiro e ajudante, veja a seguir quais são os ...

Cordisburgo abre inscrições para Processo Seletivo para Agente Comunitário de Saúde

Cordisburgo abre inscrições para Processo Seletivo para Agente Comunitário de Saúde

Estão abertas até o dia 14 de abril as inscrições para o Processo Seletivo Público da Prefeitura de Cordisburgo para a c...

Enem 2024: isenção da taxa de inscrição começa hoje e vai até 26 de abril

Enem 2024: isenção da taxa de inscrição começa hoje e vai até 26 de abril

A partir de hoje, 15 de abril, os estudantes que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do E...

Oportunidade para auxiliar de expedição é divulgada em Sete Lagoas

Oportunidade para auxiliar de expedição é divulgada em Sete Lagoas

Uma vaga para auxiliar de expedição está sendo anunciada para Sete Lagoas, confira. FAIXA SALARIAL: R$ 1500,00 a R$ 1...

Estágios com bolsas são oferecidos pela FAPED em Sete Lagoas

Estágios com bolsas são oferecidos pela FAPED em Sete Lagoas

Duas vagas de estágio no setor financeiro e de projetos estão sendo oferecidas em Sete Lagoas pela FAPED - Fundação de A...

Escola Técnica de Sete Lagoas abre inscrições e divulga novo curso de Informática

Escola Técnica de Sete Lagoas abre inscrições e divulga novo curso de Informática

Uma ótima oportunidade para quem quer melhorar de vida e garantir seu futuro em uma carreira técnica. A Escola Técnica M...

Inscrições para curso gratuito de marcenaria do CRAMAM serão abertas em Sete Lagoas

Inscrições para curso gratuito de marcenaria do CRAMAM serão abertas em Sete Lagoas

O Centro Regional de Artesanato Maria dos Anjos Macedo (Cramam), mantido pela Fundação Municipal de Ensino Profissionali...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos