Menu

Unicamp oferece cursos de forma online e gratuita; vejam os cursos

A UNICAMP ainda mantém liderança entre as maiores e melhores Universidades do Brasil. Corresponde a 8% de pesquisa acadêmica e 12% de Ensino em graduação e pós-graduação.

Foi fundada em 1966 e anualmente são formados mais de 800 Doutores, profissional capacitados de várias áreas de atuação e prontos para serem inseridos no mercado de trabalho. A UNICAMP está oferecendo 9 cursos online gratuitos através da plataforma Coursera.

Unicamp oferece 9 cursos on line/Foto: DivulgaçãoUnicamp oferece 9 cursos on line/Foto: Divulgação

O Coursera é uma das plataformas de cursos online MOOC mais renomadas do mundo. Reúne as melhores Instituições de Ensino de todo o planeta. Confira agora quais são os cursos oferecidos pela UNICAMP.

Cursos online oferecidos pela Unicamp

1 – Processamento Digital de Sinais – Amostragem

Pudemos presenciar uma grande revolução digital ao longo dos anos e neste curso, você irá compreender qual foi o ingrediente essencial para este grande avanço, a amostragem.

Neste curso, você aprenderá mais sobre o conceito amostragem e como ele permite que músicas e sinais possam ser armazenados e acessados em dispositivos digitais.

Carga horária: 12 horas

Ministrado por: Renato da Rocha Lopes, professor da Faculdade de Engenharia da Computação.

Material didático: Sim

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

2 – A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte

Este curso é ideal para quem possui grande interesse na área de desenvolvimento e pesquisa de jogos. Neste curso você irá compreender os conceitos fundamentais através de videoaulas completas e interativas.

Além disso, o aluno poderá rascunhar um projeto de videogame e compartilhar com o público para obter um feedback objetivo.

Carga horária: 7 semanas (estimadas 2 horas por semana)

Módulos: 7 módulos, totalizando 21 videoaulas + conteúdo de leitura e exercícios complementares.

Ministrado por: Julia Stateri, Doutoranda no Instituto das Artes – Departamento de Artes Visuais; Edson do Prado Pfutzenreuter, Professor Doutor no Instituto das Artes – Departamento de Artes Visuais.

Certificado: Sim

Material didático: Sim

Nível: Iniciante

3 – Como criar jogos 2D para iPhone e iPad

Uma das maneiras mais rentáveis de criar um negócio, é oferecer soluções para IPad ou IPhone. E através deste curso completo, você poderá criar seu próprio jogo para estas duas modalidades de dispositivos móveis.

Neste curso, você aprenderá os princípios do desenvolvimento de jogos, conhecerá a ferramenta essencial, o Spritekit e o GameCenter.

Carga horária: 4 a 5 semanas (estimadas 2 horas por semana)

Módulos: 5 módulos, totalizando 36 videoaulas + conteúdo de leitura e exercícios práticos.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Intermediário

4 – Como aprimorar e monetizar seu aplicativo para iOS e Apple Watch

Neste curso você aprenderá mais do que fazer um simples aplicativo. Você terá acesso a um conteúdo completo com passo a passo de como criar seu próprio aplicativo com diversas funcionalidades.

Aprenderá ainda como fazer com que seu aplicativo se conecte com a Apple Watch. Além disso, aprenderá também como monetizar seu aplicativo depois de pronto e publicado.

Carga horária: 4 semanas (estimadas 1 hora por semana)

Módulos: 4 módulos, totalizando 35 vídeos + conteúdo de leitura e questões.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Danilo Marshall, Engenheiro no Instituto de Biologia da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

5 – O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor

Neste cenário de mercado competitivo, é essencial que o empreendedor adquira habilidades únicas e competências que colaboram com o sucesso crescente.

Neste curso, você aprenderá as principais competências para gerenciar um negócio, como aplicar conhecimentos de desenvolvimento pessoal e profissional, como aumentar sua rede de networking, etc.

Carga horária: 10 a 12 horas

Módulos: 7 módulos, totalizando 33 videoaulas + conteúdo de leitura e testes.

Material didático: Sim

Ministrado por: Paulo Lemos, professor na Escola de Extensão – EXTECAMP da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Intermediário

6 – Criando e publicando um aplicativo para iPhone e iPad na App Store

Através deste curso completo, você será capaz de desenvolver, criar e publicar um aplicativo na Apple Store. Você poderá também acompanhar o desempenho dele no mercado e fazer sua divulgação.

Carga horária: 7 semanas

Módulos: 7 módulos, totalizando 14 videoaulas + exercícios práticos e material para leitura.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, Professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

7 – Como criar um aplicativo para iPhone

Neste curso completo, você irá conhecer a linguagem de programação Swift da Apple. Também será apresentado ao XCode, o ambiente de desenvolvimento da Apple, onde você poderá criar jogos e aplicativos para IPhone.

Você será capaz de desenvolver facilmente um aplicativo para dispositivos IPhone, através de passo a passo e materiais didáticos completos.

Carga horária: 1 ou 2 horas por semana

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, Professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

8 – Pluralidades em Português Brasileiro

O objetivo deste curso é expandir a consciência intercultural e desenvolver habilidades de leitura e compreensão auditiva em relação ao português brasileiro com a língua estrangeira. O curso visa explorar temas culturais e diversidade linguística.

Você aprenderá neste curso, o uso contextualizado do português brasileiro em várias situações comunicativas, textos orais, escritos e multimodais para o uso do desenvolvimento de habilidades de leitura, vocabulário e compreensão auditiva.

Carga horária: 5 semanas (estimadas 2 a 4 horas por semana)

Material didático: Sim

Ministrado por: Ana Rute Mendes, Bachelor in Media Studies; Paula Rodrigues Furtado, Mestrado em linguística aplicada na UNICAMP; Raquel Rodrigues Calda, Graduada em Linguagem Moderna na UNICAMP; Denise Bértoli Braga, Graduada em idiomas português/inglês pela Universidade do Paraná e Mestrado em Linguística na Universidade do Paraná; Cláudia Hilsdorf Rocha, Licenciada em Linguagem e Literatura Inglesa pela UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Avançado

9 – Como criar aplicativos com múltiplas telas para IPhone

Neste curso, que também faz parte da série desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad, você aprenderá como criar um aplicativo capaz de navegar por múltiplas telas.

Aprenderá ainda como mostrar ao usuário dados ao usuário, através de tabelas, como criar múltiplos botões e controles. Tudo isso, tendo como base o software de criação da Apple, o Swift.

Carga horária: 5 semanas (estimadas 1 ou 2 horas semanais)

Módulos: 5 módulos, totalizando 30 videoaulas + material para leitura e questionários práticos.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, Professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP; Danilo Marshall, Engenheiro no Instituto de Biologia da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante/Intermediário

Como participar dos cursos online gratuitos?

Você pode fazer estes cursos que mencionamos e uma infinidade de cursos oferecidos pelas maiores Universidades do mundo, basta realizar um breve cadastro no Coursera, através deste link aqui, e aproveitar uma vasta gama de conteúdo gratuito.

Você pode fazer qualquer curso de maneira totalmente gratuita. Todos eles oferecem certificado de conclusão e participação. Além disso, o Coursera também oferece auxílio financeiro para pessoas com baixa renda. Se você se enquadra neste quesito, basta preencher uma seção disponível na própria página de cadastro de perfil.

Para saber mais informações e consultar as dúvidas mais frequentes, basta acessar a página do FAQ do Coursera. Não perca esta grande oportunidade de enriquecer seus conhecimentos!

Da Redação com Ensino



Publicidade

+ Oportunidades

Vaga para analista de departamento pessoal é divulgada em Sete Lagoas

Vaga para analista de departamento pessoal é divulgada em Sete Lagoas

Um escritório de contabilidade em Sete Lagoas está com vaga aberta para analista de departamento pessoal. Veja na sequên...

Oportunidade para soldador é divulgada em Sete Lagoas

Oportunidade para soldador é divulgada em Sete Lagoas

Uma vaga de emprego para soldador está sendo oferecida em Sete Lagoas, veja a seguir: - Descrição das atividades: ...

Vaga para auxiliar contábil é divulgada em Sete Lagoas

Vaga para auxiliar contábil é divulgada em Sete Lagoas

Um empresa está ofertando vaga de auxiliar contábil em Sete Lagoas, confira a seguir: AUXILIAR CONTÁBIL FAIXA SALARI...

Indústria de Sete Lagoas anuncia vaga para analista fiscal júnior

Indústria de Sete Lagoas anuncia vaga para analista fiscal júnior

Uma vaga de emprego para auxiliar fiscal júnior está sendo divulgada em Sete Lagoas e os interessados podem se candidata...

Hotel em Sete Lagoas contrata auxiliar de lavanderia mecanizada

Hotel em Sete Lagoas contrata auxiliar de lavanderia mecanizada

Uma vaga de emprego para auxiliar de lavanderia é divulgada em Sete Lagoas. Confira:  Vaga para atuar na lavande...

Empresa de suplementos alimentares em Sete Lagoas contrata coordenador financeiro

Empresa de suplementos alimentares em Sete Lagoas contrata coordenador financeiro

Uma oportunidade de emprego como Coordenador Financeiro em uma empresa de suplementos alimentare...

Prefeitura de Sete Lagoas divulga gabarito das provas do processo seletivo da Assistência Social

Prefeitura de Sete Lagoas divulga gabarito das provas do processo seletivo da Assistência Social

A Prefeitura de Sete Lagoas divulgou no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira, 25, o gabarito das provas...

Concurso Público Prefeitura de Sete Lagoas: Inscrições encerram nesta quarta (27)

Concurso Público Prefeitura de Sete Lagoas: Inscrições encerram nesta quarta (27)

Termina nesta quarta-feira, dia 27 de março, o prazo para se inscrever no concurso público da Prefeitura de Sete Lagoas....

Após 30 anos, finalmente o Concurso Público da Câmara Municipal será realizado

Após 30 anos, finalmente o Concurso Público da Câmara Municipal será realizado

A Mesa Diretora do Legislativo, composta pelos vereadores Caio Valace, João Evangelista, Ismael ...

Sete Lagoas: Codesel homologa resultado para Motorista CNH D

Sete Lagoas: Codesel homologa resultado para Motorista CNH D

A Codesel (Companhia Municipal de Desenvolvimento) homologou na última quinta-feira (21) o resultado final do processo s...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos