Menu

Veja os concursos que vão oferecer mais de 26 mil vagas em 2018

Está aberta a temporada dos concursos. E os interessados devem ficar atentos, já que as inscrições de vários deles já se encerram neste mês. Até o momento, cerca de 110 concursos públicos estão com inscrições abertas no país, num total de mais de 26 mil vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Muitos haviam sido adiados por causa da crise e, agora, voltaram para a programação. Em Minas, há pelos menos 20 certames de prefeituras, Câmaras municipais e alguns órgãos federais e estaduais, com mais de 1.400 vagas abertas. Os salários chegam a R$ 28.947,55 no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que tem duas vagas para profissionais de nível superior. Só que, mais do que salários altos, o que muita gente quer é a estabilidade.

Vem aí temporada de concursos com altos salários/Foto: DivulgaçãoVem aí temporada de concursos com altos salários/Foto: Divulgação

Para 2018, somente concursos federais estão previstos 108, observa o professor e coordenador do curso preparatório Pro Labore, Rodrigo Borges. Ele ressalta que, depois do “deserto” de provas neste ano, a previsão é de retomada em 2018, com destaque para os concursos de tribunais e agências reguladoras. Com a perspectiva de retomada, Borges diz que o número de alunos pode dobrar na comparação com 2017. “Neste ano, chegamos a ter salas de aula sem utilização. Foi um movimento atípico”, diz.

O coordenador do curso, sediado em Belo Horizonte, ressalta que, além dos concursos federais, o certame da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que chegou a ser suspenso, é um dos mais desejados pelos concurseiros. E é justamente para esse processo que a estudante de direito Amanda Cristina Rodrigues está se preparando. Ela conta que ingressou na graduação já com o objetivo de conseguir passar num concurso. “Neste momento, estou estudando para as provas de nível técnico. Quando concluir o curso de direito, vou passar a estudar para os concursos de nível superior”, diz.

A inspiração de Amanda vem da mãe, que é concursada. “Minha mãe passou estudando sozinha”, frisa. E o principal objetivo da estudante com o concurso é ter estabilidade. Amanda já fez curso preparatório presencial e, para ganhar tempo, passou a assistir aulas pela internet. “Antes, eu perdia tempo com o deslocamento até o curso. Achei melhor o curso online”, diz.

Veja alguns concursos com inscrições abertas em Minas.

Foto: Arte OTFoto: Arte OT

Com cerca de 80% dos alunos na modalidade online, no Supremo Concursos, a expectativa é de crescimento no próximo ano, conforme o diretor Frederico Neder. Ele observa que o aumento do número de concursos colabora para que haja um potencial aumento na quantidade de alunos. “A retomada da economia também deve ajudar no desempenho. Neste ano, não podemos reclamar, pois foi o melhor ano da nossa história”, frisa. Em 2017, o número de alunos teve alta de 22% frente o ano anterior.

Neder alerta que os interessados nos concursos públicos devem se preparar o quanto antes para conseguir ter sucesso nas provas. “O tempo médio de dedicação varia de um a quatro anos, dependendo do concurso escolhido”, diz. Recém-formado, o jornalista Caique Mateus Carvalho da Silveira tem como uma das metas para 2018 estudar para concursos. “Tenho em vista dois, o da Câmara Municipal de Belo Horizonte e o da Polícia Civil”, frisa.

Ele conta que já estudou antes para concurso. “Fui aprovado na prova teórica da Polícia Militar, mas acabei desclassificado na prova física”, lembra. Para Silveira, mais do que o salário, o que ele busca é a estabilidade do emprego.
Retomada. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou no fim de outubro que o governo federal voltará a fazer concursos públicos em 2018. Eles estavam suspensos desde 2016.

Da redação com OT




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados