Menu

Inverno Cultural da UFSJ lança edital para artistas apresentarem trabalhos

Foi aberto no dia 21 de dezembro o edital para seleção de propostas artísticas e culturais para o 30° Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Evento já tem data: de 21 a 29 de julho - Foto: Paulo FilhoEvento já tem data: de 21 a 29 de julho - Foto: Paulo Filho

Artistas interessados podem se inscrever para o edital, a paritr do dia 19 de janeiro, até o dia 19 de fevereiro pelo site do festival. Realizada pela fundação de apoio da instituição, o Inverno Cultural já tem data marcada: entre os dias 21 a 29 de julho de 2018, na cidade de São João del Rei.

As propostas devem se encaixar em uma 20 modalidades que integram as seis áreas do festival: Ações Especiais, Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura ou Música. Essas áreas tem o objetivo de “abordar as variadas dimensões da arte e cultura”, de acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e coordenador geral do Inverno Cultural, professor Ivan Vasconcelos Figueiredo. As atividades incluem vivências, residências, ateliês livres, espetáculos, shows e formações em arte e cultura, dentre outras.

A próxima edição do festival busca ressaltar a relação entre as pessoas e as culturas. “O tema do Inverno Cultural 2018 procura tratar sobre a forma de relação entre as pessoas na e por meio da cultura popular, discutindo como as raízes e identificações integram as várias faces das culturas”, explica o pró-reitor.

Para a realização da edição de 30 anos do festival, a UFSJ tem investido recursos próprios para assegurar o processo de democratização da produção e uso de bens culturais que perpassa o Programa Institucional de Extensão Universitária - Inverno Cultural.

Outra mudança no novo edital prevê que as atividades oferecidas às pessoas busquem uma maior interação entre o artista e o próprio público. “Uma proposta de espetáculo teatral deverá apresentar um conjunto de ações articuladas que permita uma convivência com o público para além da fruição da peça em si, seja na forma de conferência, bate-papo, roda de conversa, oficina, ações formativas diversas”, exemplifica o pró-reitor. Com isso, a intenção, de acordo com Ivan Figueiredo, é que as pessoas se sintam cada vez mais parte do festival, não apenas como plateia, mas também como um componente que, além de assistir, também produz. “Queremos deslocar o público do papel de consumidor passivo para o de co-produtor de bens artístico-culturais”, conta Ivan Figueiredo.

Além disso, os critérios de seleção das propostas foram revistos. De acordo com o Ivan, “a área de Artes Cênicas passa a ter critérios próprios atinentes à dinâmica e característica da área e categorias”. As remunerações de algumas categoriais foram reajustadas: nas oficinas, por exemplo, o cachê passou de R$70 para R$100 a hora/aula.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado dia 4 de abril de 2018. Para mais informações, acesse o edital do Inverno Cultural 2018. Dúvidas e informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (32) 3379-2510.

Da redação com ASCOM UFSJ - Inverno Cultural




Publicidade
Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar