Menu

UFMG publica edital para seleção de candidatos ao curso de Letras-Libras

O edital de abertura do primeiro vestibular específico para seleção de candidatos ao curso de licenciatura em Letras-Libras foi publicado nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial da União e no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). Criado no fim do ano passado pela Faculdade de Letras, o 91º curso de graduação da UFMG vai oferecer 30 vagas, sendo 25 para candidatos surdos e cinco para ouvintes, com entrada no segundo semestre deste ano.

Falante de Libras em ação: docentes para a educação básica,/ Foto: José Cruz / Agência Brasil/ Falante de Libras em ação: docentes para a educação básica,/ Foto: José Cruz / Agência Brasil/

A inscrição ao Programa de Isenção deve ser feita no período de 24 a 29 de abril de 2019. No dia 29 a página para a inscrição estará disponível somente até as 17 horas. O resultado do Programa de Isenção será divulgado no endereço www.ufmg.br/copeve a partir do dia 21 de maio de 2019.

Em 2002, a Lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, que representa 5,1% da população brasileira, com 9,7 milhões de pessoas, de acordo com último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. Desse total, mais de dois milhões têm deficiência auditiva severa e um milhão são crianças e jovens até 19 anos.

A expectativa dos coordenadores do colegiado do curso Letras-Libras, Giselli Mara da Silva e Guilherme Lourenço Souza, é de que a nova formação prepare docentes para atuarem, especialmente, nas escolas de educação básica, atendendo a uma demanda formal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, enviada à UFMG, em 2015. A rede estadual atende 1.530 alunos surdos, 1.456 com alguma deficiência auditiva e 11 surdocegos, a maior parte em escolas regulares inclusivas.

Acessibilidade e protagonismo

O vestibular específico, cujo edital foi aprovado no dia 9 de abril pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), terá provas em Libras e Língua Portuguesa. Na avaliação da professora Giselli, essa é uma condição estabelecida desde o início da concepção do curso, que favorece a acessibilidade e a inclusão de membros da comunidade surda na formação e o seu protagonismo na futura atuação como professores da língua de sinais.

Os candidatos – surdos e ouvintes – também concorrerão nas modalidades de vagas para cotistas e pessoas com deficiência e farão provas em Libras sobre conhecimentos das disciplinas escolares (geografia, história, matemática, física, química e biologia) e conhecimentos gerais sobre língua de sinais e surdez. A Língua Portuguesa terá duas provas diferentes, sendo uma para os candidatos surdos, que têm o português como segunda língua, e outra para os candidatos ouvintes.

“Como a maioria das aulas será ministrada em Libras, o vestibular vai avaliar, simultaneamente, a fluência do candidato na língua de sinais e os conhecimentos gerais sobre as demais disciplinas escolares”, observa Guilherme Lourenço.

Maturidade

Na avaliação de Giselli Mara, a proposta do segundo curso oferecido pela Faculdade de Letras “revela a maturidade alcançada pela Universidade na construção de uma politica de acessibilidade e inclusão”. Guilherme Lourenço acrescenta que “ter uma área de Libras já consolidada, com vários projetos de ensino, pesquisa e extensão em desenvolvimento, traz um diferencial à formação proposta pela UFMG”.

Os coordenadores lembram que, desde 2009, a Faculdade de Letras vem investindo na formação de um quadro docente qualificado na área de Libras. Atualmente, são cinco professores, sendo quatro doutores e um mestre. “Essa qualificação nos permitiu construir um projeto sólido para a formação de professores, que atende não somente a uma determinação legal, mas também à própria política de inclusão da Universidade”, afirma Giselli Mara.

“O profissionais atuarão no ensino de Libras tanto para pessoas ouvintes, que querem aprender a Libras como segunda língua, quanto para crianças surdas, que têm direito de fazer seu percurso escolar com disciplinas na sua língua materna, a língua de sinais”, observa Lourenço.

O curso vai contemplar três grandes eixos: formação linguística, com disciplinas sobre a língua de sinais, sua estrutura, gramática e aquisição; literatura e artes surdas, com conteúdos sobre literatura surda e os aspectos culturais da comunidade; formação pedagógica dos futuros profissionais, a partir da junção de todos esses conhecimentos e sua aplicação no ensino da Libras. A produção de material pedagógico para ensino de Libras na educação básica será outra frente pedagógica.

Além dos professores Giselli Silva e Guilherme Lourenço, compõem a área de Libras da Faculdade de Letras as docentes Michelle Murta, Rosana Passos e Elidéa Bernerdino, que coordena o Núcleo de Estudos sobre Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS).

Com Ascom UFMG



Publicidade

+ Oportunidades

Inscrições para estágio na Ambev vão até 16 de abril

Inscrições para estágio na Ambev vão até 16 de abril

Está aberta mais uma temporada de inscrições para o Programa de Estágio da Ambev. Com vagas disponíveis para todo o País...

Vaga para analista de departamento pessoal é divulgada em Sete Lagoas

Vaga para analista de departamento pessoal é divulgada em Sete Lagoas

Um escritório de contabilidade em Sete Lagoas está com vaga aberta para analista de departamento pessoal. Veja na sequên...

Oportunidade para soldador é divulgada em Sete Lagoas

Oportunidade para soldador é divulgada em Sete Lagoas

Uma vaga de emprego para soldador está sendo oferecida em Sete Lagoas, veja a seguir: - Descrição das atividades: ...

Vaga para auxiliar contábil é divulgada em Sete Lagoas

Vaga para auxiliar contábil é divulgada em Sete Lagoas

Um empresa está ofertando vaga de auxiliar contábil em Sete Lagoas, confira a seguir: AUXILIAR CONTÁBIL FAIXA SALARI...

Indústria de Sete Lagoas anuncia vaga para analista fiscal júnior

Indústria de Sete Lagoas anuncia vaga para analista fiscal júnior

Uma vaga de emprego para auxiliar fiscal júnior está sendo divulgada em Sete Lagoas e os interessados podem se candidata...

Hotel em Sete Lagoas contrata auxiliar de lavanderia mecanizada

Hotel em Sete Lagoas contrata auxiliar de lavanderia mecanizada

Uma vaga de emprego para auxiliar de lavanderia é divulgada em Sete Lagoas. Confira:  Vaga para atuar na lavande...

Empresa de suplementos alimentares em Sete Lagoas contrata coordenador financeiro

Empresa de suplementos alimentares em Sete Lagoas contrata coordenador financeiro

Uma oportunidade de emprego como Coordenador Financeiro em uma empresa de suplementos alimentare...

Prefeitura de Sete Lagoas divulga gabarito das provas do processo seletivo da Assistência Social

Prefeitura de Sete Lagoas divulga gabarito das provas do processo seletivo da Assistência Social

A Prefeitura de Sete Lagoas divulgou no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira, 25, o gabarito das provas...

Concurso Público Prefeitura de Sete Lagoas: Inscrições encerram nesta quarta (27)

Concurso Público Prefeitura de Sete Lagoas: Inscrições encerram nesta quarta (27)

Termina nesta quarta-feira, dia 27 de março, o prazo para se inscrever no concurso público da Prefeitura de Sete Lagoas....

Após 30 anos, finalmente o Concurso Público da Câmara Municipal será realizado

Após 30 anos, finalmente o Concurso Público da Câmara Municipal será realizado

A Mesa Diretora do Legislativo, composta pelos vereadores Caio Valace, João Evangelista, Ismael ...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos