Logo

Grupo drama encena “Lady Macbeth” em duas apresentações no Casarão

Em 1603, Shakespeare escreve, monta e oferece ao rei Jaime I a tragédia de Macbeth, baseada em fatos reais nos quais o rei estava historicamente envolvido. Macbeth, após voltar de uma batalha, é surpreendido por três misteriosas bruxas.

As estranhas criaturas fazem previsões sobre o futuro, uma delas é que Macbeth seria Rei da Escócia. Macbeth acredita nas bruxas quando a primeira profecia se realiza quase que imediatamente. Empolgado com o suposto reinado, escreve uma carta para sua mulher, Lady Macbeth, contando o acontecido.

Grupo Drama faz duas apresentações do espetáculo em Sete Lagoas / Foto: DivulgaçãoGrupo Drama faz duas apresentações do espetáculo em Sete Lagoas / Foto: Divulgação

Vendo tal profecia como uma possibilidade de aproximação do seu marido, sempre distante nas batalhas, ela planeja a morte do atual rei Duncan com o intuito da realização da profecia. Porém, essa determinação, que se apresenta tão viva no início, vai sendo minada no decorrer da tragédia, e a personagem caminha para a desagregação psíquica.

Lady Macbeth apresenta diversas complexidades e são essas questões que o espetáculo põe em discussão. Embora seja reconhecida como a personagem mais sombria e má de Shakespeare, a personagem vai além do estereótipo, revelando camadas profundas de seu aspecto humano.

A encenação do Grupo também trabalha um espetáculo envolvente com duração de 50 minutos. A iluminação sugere “tele transportes” para os delírios da personagem. Os figurinos e o cenário evidenciam a desagregação daquele momento em que Lady Macbeth vive. O espetáculo dionisíaco oferece sentidos sonoros e visuais de arrepiar e fazer a plateia se sentir transformada de alguma forma.

O espetáculo que a princípio seria apenas uma peça de formatura de faculdade da atriz Valquíria Corrêa, tornou-se um repertório do Grupo Drama de Teatro devido ao sucesso e grande repercussão em Belo Horizonte. Com direção de Camila Vaz, atuação de Izabela Oliveira, Douglas Costa e Valquíria Corrêa, sonoplastia de Vinícius Albricker, o espetáculo conta com apoio artístico de Douglas Lins. 

“Preparamos tudo com a atenção e dedicação que o texto shakespeariano merece. Cuidamos de cada detalhe, iluminação, figurino, cenário e uma sonoplastia criada especialmente para o espetáculo,” relata Valquíria, integrante do Grupo que promete um espetáculo cheio de som e fúria.

Serviço: Espetáculo Teatral “Lady Macbeth”

Dias 24 e 25 de janeiro às 20 horas.
Centro Cultural Nhô-Quim Drumond – Casarão.
Ingressos à venda na Líder Som (Rua Monsenhor Messias, 249 – Centro).
Casa da Música (Rua Santa Juliana, 2965 A – São Vicente).
Valor do ingresso: R$10


Da redação



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks