Logo

Festival gratuito de Clara Nunes ‘Deixa Clarear’ vai acontecer em Caetanópolis

Clara Nunes foi um ícone da música MPB brasileira, e para homenagear essa ilustre cantora que nasceu em Caetanópolis/MG, o projeto do Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (SESI MG) denominado SESI no Palco juntamente com a fábrica Cedro Têxtil S.A, empresa onde Nunes trabalhou como tecelã traz para a cidade o 10º Festival Cultural Clara Nunes a realizar-se no dia 12 de agosto de 2015 na Praça da Matriz, às 20h, com entrada gratuita.

“A Guerreira”, como era conhecida, marcou a história da música brasileira e ganhou o mundo ao cantar o melhor do samba. Dividia o tempo entre a tecelagem e o coral. Não é à toa que Clara Nunes é homenageada no musical “Deixa Clarear”, com atuação de Clara Santhana, direção de Isaac Bernat e texto de Márcia Zanelatto, e já alcançou público de 50 mil pessoas pelo país.

A atriz Clara Santhana se apresenta acompanhada da banda formada por Luciano Fogaça (percussão) e Bidu Campeche (percussão/ cavaquinho), Felipe Rodrigues (violão) e João Gabriel (flauta/sax tenor) / Foto: Cláudia RibeiroA atriz Clara Santhana se apresenta acompanhada da banda formada por Luciano Fogaça (percussão) e Bidu Campeche (percussão/ cavaquinho), Felipe Rodrigues (violão) e João Gabriel (flauta/sax tenor) / Foto: Cláudia Ribeiro

Para o Diretor Presidente da Cedro Têxtil, Marco Antônio Branquinho Junior, homenagear Clara Nunes é muito importante. “Ela não só iniciou a sua trajetória profissional na Cedro como tecelã, mas também nasceu no mesmo dia da fundação da empresa e foi admitida também nesta mesma data, o dia 12 de agosto. É uma feliz coincidência que nós temos muito orgulho de valorizar e poder contar através do acervo profissional da Clara que está exposto em nosso Museu, na cidade de Caetanópolis”, acrescenta. Na cidade como na empresa podem ser vistos detalhes sobre a vida da cantora, o acervo conta com mais de mil peças.

O Musical Deixa Clarear

Tem como protagonista a atriz carioca Clara Santhana, idealizadora do projeto e apaixonada pela obra da cantora mineira. O espetáculo é o encontro das duas Claras: a atriz e a cantora. Para a pesquisa e preparação do espetáculo, Clara esteve em Caetanópolis, onde realizou entrevistas com Dindinha, irmã da cantora e visitou o Memorial Clara Nunes, onde estão expostos seus figurinos e prêmios. 

Atriz Clara Santhana / Foto: Espetáculo Deixa Clarear - DivulgaçãoAtriz Clara Santhana / Foto: Espetáculo Deixa Clarear - Divulgação

O musical vai marcar os 143 anos da fábrica Cedro Têxtil S.A. Várias fases da carreira e da vida de Clara Nunes serão apresentadas e tem como ponto alto os clássicos da cantora, como “O canto das três raças” (Paulo Cesar Pinheiro/ Mauro Duarte) e “Na linha do mar” (Paulinho da Viola), “Morena de Angola” (Chico Buarque), “Um ser de luz” (João Nogueira/Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte) e “O mar serenou” (Candeia), entre outras. O espetáculo mistura música e poesia para contar, de forma delicada, um pouco da trajetória da cantora, com o objetivo de incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas. “Nossa ideia é apresentar o legado de Clara Nunes para as novas gerações”, explica Clara Santhana.

Repertório do musical 

A Deusa dos Orixás - Romildo S. Bastos/ Toninho Nascimento.
Casinha Pequenina - Folclore Popular
Ouricuri - João do Vale
Minha Missão / Guerreira / Mineira - João Nogueira / Paulo Cesar Pinheiro
Um Ser de Luz - João Nogueira / Paulo Cesar Pinheiro/ Mauro Duarte
O Canto das Três Raças / Portela na Avenida - Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte
Minha Festa / Juízo Final - Nelson Cavaquinho
Tristeza Pé no Chão - Mamão (Armando Fernandes)
Você Passa Eu Acho Graça - Carlos Imperial / Ataulfo Alves
Na Linha do Mar - Paulinho da Viola
Morena de Angola - Chico Buarque 
Ê Baiana - Fabrício da Silva/Baianinho/ Ênio Santos/ Miguel Pancrácio
O Mar Serenou – Candeia
Conto de Areia – Toninho e Romildo

Ficha Técnica do espetáculo 

Texto - Marcia Zanelatto
Direção - Isaac Bernat
Direção Musical - Alfredo Del Penho
Direção de Movimento - Marcelle Sampaio 
Assistência de Direção - Daniel Belmonte
Elenco: Clara Santhana
Músicos: Luciano Fogaça (percussão), Felipe Rodrigues (violão), Bidu Campeche (percussão/ cavaquinho), João Gabriel (Faluta/ Sax Tenor)
Iluminação - Aurélio de Simoni 
Figurino - Desirée Bastos 
Cenário - Doris Rollemberg
Contra-regragem - Cristiane Murilo
Operação de Luz - Brisa Lima
Operação de Som - Jorge Madeira
Programação Visual – Side 2
Vídeo Divulgação - Alexandre Rudah 
Fotos Divulgação - Marcelo Rodolfo
Produção Executiva - Neila de Lucena 
Direção de Produção – Clara Santhana e Sandro Rabello
Realização – Diga Sim! Produções


Da redação com Ascom SESI



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks