Logo

Encontro de Culturas Populares vai acontecer neste fim de semana em Jequitibá

O município de Jequitibá, localizado a 100 quilômetros de Belo Horizonte, vai promover o Encontro de Culturas Populares “Folclorata”, nos dias 11 a 13 de setembro. Esta é uma ação de cultura e educação do Programa Vozes de Mestres, realizada pelo Instituto Jardim Cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de Jequitibá.

O evento resgata as tradições da cultura popular, como a Folia, o Congado, o Reinado, Pastorinhas, Fim de Capina e Cantigas de Roda. Diversos mestres e grupos, sobretudo das comunidades rurais do município preservam essa tradição. Jequitibá foi nomeada em 1991 a “Capital Mineira do Folclore”, devido à expressividade de sua riqueza e diversidade cultural.

Grupo tradicional de Jequitibá / Foto: Consuelo AbreuGrupo tradicional de Jequitibá / Foto: Consuelo Abreu

Diversos grupos e artistas farão a festa do Folclorata, como Chico Lobo (MG), Meninas de Sinhá (MG), Déa Trancoso (MG), Babilak Bah (MG), Vozes Bugras (SP), Mestra Ana Lúcia e Raízes do Coco (PE), dentre eles estão os grupos sete-lagoanos Ganga Bruta e Congadar.

O Vozes de Mestres é focado na valorização e na difusão da cultura tradicional como fonte da produção musical tradicional e contemporânea. O programa promove há sete anos o intercâmbio entre artistas e seus diferentes públicos, que conta com representantes e estudiosos das várias manifestações da cultura popular no Brasil e no mundo.

A programação é toda gratuita, veja as atividades que serão desenvolvidas no site do evento http://www.vozesdemestres.com/folclorata

Arte: Folclorata/DivulgaçãoArte: Folclorata/Divulgação


Por Tatiane Guimarães



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks