Logo

Carnaval de BH terá três meses de folia; Belotur anuncia novidades para 2019

A seis meses do Carnaval, a Belotur já esquenta os tamborins da festa em Belo Horizonte anunciando na noite dessa segunda (20) o planejamento da folia 2019 e muitas novidades. Entre elas, está a ampliação do calendário carnavalesco: será de dezembro a fevereiro. O lançamento do edital de patrocínio para grandes empresas apoiarem a festa na capital deverá ocorrer até o mês que vem. Em outubro, a gestão municipal planeja lançar o cadastro dos blocos e o edital dos artistas interessados em se apresentar nos palcos da Prefeitura de Belo Horizonte durante a festa em fevereiro de 2019.

Reprodução/InternetReprodução/Internet

Em novembro, deve lançar o edital de subvenção dos blocos de rua e, em dezembro, dar início ao cadastro dos ambulantes. Ainda no último mês do ano, está sendo planejado um evento em homenagem ao Dia do Samba, celebrado em 2 de dezembro, mas que já será integrado ao Carnaval 2019.

Para anunciar tudo isso, a Belotur convocou para a noite dessa segunda-feira (20) representantes dos blocos de rua para uma reunião. Outra boa notícia para os organizadores da festa é a promessa de antecipar os recursos de ajuda de custo aos blocos, uma antiga reivindicação de carnavalescos. A verba sempre chegou na véspera da festa, inviabilizando a organização dos blocos. Está sendo estudada a possibilidade de o recurso, inclusive, ser liberado para ajudar a custear os ensaios.

Desburocratização e festa para todos

Para desburocratizar a inscrição dos blocos junto à PBH, a Belotur pretende digitalizar o processo de editais, que deverá ser on-line, para eliminar burocracia e papel em excesso; descentralizar as festas, para que todas as administrações regionais tenham palcos com shows e artistas de qualidade, inclusive trazendo alguns artistas de peso nacional para se apresentar na cidade durante os dias da festa.

Outra proposta é criar uma estrutura para valorizar a Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte, ainda sem definição de como isso será feito: se os integrantes abrirão o Carnaval 2019, ou se tocarão em algum local especial. Integrar moradores em situação de vulnerabilidade social é outra meta da Belotur, criando um Bloco da Cidadania.

Criar áreas de convivência para que cervejarias artesanais produzidas aqui comercializem seus produtos foi outra proposta apresentada pelo presidente da Belotur, Aluizer Malab, e o diretor de Eventos, Gilberto Castro.

Crescimento exponencial

Nos últimos seis anos, Belo Horizonte assistiu a um crescimento exponencial do seu carnaval de rua, com o surgimento de blocos carnavalescos nas nove administrações regionais da cidade.

Este ano, para se ter ideia, a festa foi considerada como um dos melhores carnavais do país e recebeu 3,8 milhões de pessoas, 26% a mais que em 2017. Em fevereiro, os órgãos envolvidos no planejamento do carnaval em BH divulgaram que, apesar do crescimento expressivo do número de foliões nas ruas, a violência diminuiu.

Mais de 30 órgãos municipais, além do Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar, estiveram envolvidos na realização do evento. À época, a Guarda Municipal registrou diminuição de 15% nas ocorrências gerais, enquanto a PM relatou queda de 30% nos furtos e de 31% nos crimes violentos.

Com BHAZ



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks