Menu

“Empresas não precisam mais de ‘mão de obra’, mas de ‘cérebros de obra’” defende Lamasion

O renomado Adroaldo Lamasion é um dos palestrantes do 15° Encontro Empresarial de Sete Lagoas, que será realizado na cidade no dia 30 de Agosto e reúne empreendedores, administradores e comerciantes. 

Lamasion conta com um currículo extenso, formado em Filosofia e Teologia e com cursos nas áreas de Recursos Humanos, Administração, Neurolinguística, Vendas e Psicologia. Adroaldo também é diretor da Lamaison Training Ltda., consultoria em desenvolvimento.

Foto: fernandopopFoto: fernandopop

O palestrante ministra treinamentos nas áreas de Relações Humanas, Comunicação, Liderança, Bom Atendimento, Vendas, Motivação e Harmonia Familiar e tem uma forma muito particular de usar a música como elemento didático em suas apresentações.

SeteLagoas.com.br: Como atitude e ousadia são importantes na busca de resultados dentro das empresas?

Num mercado globalizado e competitivo como o nosso as empresas não precisam mais de “mão de obra”, mas sim DE CÉREBROS DE OBRA. Precisam de pessoas que tenham ação, iniciativa, vontade, coragem e CAPACIDADE DE PENSAR para ajudar no processo de inovação, de mudança, de atendimento e melhorias dentro da empresa. As respostas e mudanças devem ser rápidas, por isso as empresas precisam de uma equipe comprometida.
O contrário de atitude e ousadia, é acomodação, é ser mandado, deixar para depois, é falta de visão, é medo de tentar, medo de mudar. Quantos funcionários são assim na sua empresa? Nesta palestra queremos motivar e despertar nas pessoas o empreendedor que há dentro de cada um para que todos possam se comprometer primeiro com os seus sonhos e objetivos JUNTOS com os objetivos da empresa.

SeteLagoas.com.br: As pessoas nascem preparadas para serem líderes? Como desenvolver o perfil de liderança?

Líder é toda aquela pessoa que tem a capacidade de unir, motivar e influenciar pessoas para atingir um determinado resultado. Toda pessoa nasce com dons e talentos que podem com treinamento serem desenvolvidos. Todos nós podemos melhorar e crescer se assim nos empenharmos num processo de aprendizado e mudança. Quem desenvolve um líder dentro da empresa, é sempre outro líder.
O líder do setor vai observando o funcionário e percebendo certas qualidades nele e vai dando oportunidade para ele se desenvolver. A função de líder exige uma pessoa que tenha um bom conhecimento do produto e dos processos, seja de produção ou de vendas. Mas também a capacidade de lidar com pessoas, de se relacionar com as pessoas, conquistar pessoas, saber escutar, saber comunicar-se, saber mandar, saber dizer não, tomar decisões, ser organizado., ter ATITUDE, ser uma pessoa rápida, de ação, de iniciativa.
Quando um líder conquista uma equipe, ela o segue e as coisas acontecem. Isso pode ser ensinado e treinado, mas tem pessoas que já tem um dom para isso, mas precisam desenvolver. Existe o líder que tem o cargo e o poder, mas não tem autoridade. E existe o líder sem cargo, mas que todos o procuram e escutam seus conselhos. As empresas precisam ficar atentas e descobrirem quem nos setores tem essa capacidade de agregar, unir, ouvir e motivar o grupo a fazer e treiná-lo. Como? Dando oportunidades e desafios. Observando. Por isso precisa um líder presente, que esteja junto a sua equipe e que não seja ciumento. Um bom líder não forma seguidores, mas sempre forma outros líderes. Seus líderes são assim?

SeteLagoas.com.br: Quais os principais desafios das organizações nos dias de hoje?

Inovação, mudanças, surpreender os clientes, encantar os clientes com um bom produto, com um bom serviço, com uma boa assistência. Para isso é preciso de gente e há uma grande crise de pessoas. Há uma crise de líderes e de pessoas qualificadas para trabalhar. A nova geração tem um perfil diferente e a rotatividade é grande em alguns setores. A maioria dos líderes não sabem entender e lidar com esses jovens digitais.
O grande desafio além da concorrência externa, da economia em mudança, é o da mão de obra. É preciso investir muito na formação de líderes. Muitos líderes entendem bem de produtos e processos, mas não entende de pessoas.Não sabem motivar, despertar uma causa, um sonho no funcionário, não sabem elogiar, valorizar. Começando pelos donos.
Muitas empresas ainda são familiares e ainda não se profissionalizaram. No varejo o desafio é maior ainda. Temas de como motivar, montar uma equipe, treinar e fidelizar bons funcionários são fundamentais nos dias de hoje.

SeteLagoas.com.br: Como motivar os profissionais dentro do ambiente empresarial?

Há dois tipos de profissionais numa empresa; os que olham para o futuro e os que só olham para o fim do mês. O papel de um líder, no primeiro dia de trabalho e fazer o funcionário olhar para frente, olhar para o futuro. Despertar um sonho, uma causa, o desejo de construir uma carreira. Comprar sua casa, seu carro, ser coordenador, supervisor, gerente. Um líder só pode ajudar uma pessoa que realmente quer alguma coisas.
O funcionário deve vir para a empresa para trabalhar para ele junto com a empresa. Funcionários que não tem um sonho trabalham a vida inteira para realizar sonhos dos outros, por isso trabalham mal, são negativos, não se comprometem e vivem reclamando. A motivação é algo que vem de dentro e não de fora. Por isso o líder tira de dentro das pessoas razões para ela trabalhar e fazer as coisas com vontade e com o coração. Outro fator é ter um bom ambiente de trabalho onde as pessoas sejam valorizadas e bem tratadas. Funcionários não trocam de empresa, trocam de chefes.

SeteLagoas.com.br: Por que o senhor decidiu utilizar músicas em suas palestras?

A maioria das palestras são feitas depois do horário de trabalho. É o dono que convoca os funcionários para participarem de uma reflexão. Muitos participam contra a vontade. Pensando nisso resolvi transformar minha palestra em algo gostoso e agradável, NUM SHOW para que o funcionário aprenda, se sinta bem e se divirta Faço paródias de canções famosas e com isso toda a platéia canta e participa.
A última que fiz foi sobre a música LEPO-LEPO que faz muito sucesso. Quem iria imaginar que uma música dessas poderia se cantar numa palestra empresarial. Fiz com canções do Michel Teló, Zezé di Camargo, Daniel, Roberto Carlos, Reginaldo Rossi, Bruno e Marrone e muitos outros. Minha palestra tem um bom conteúdo, tem humor e tem música. Participe que você vai adorar (convida).
A palestra “Atitude e Ousadia na busca dos resultados” com Adroaldo Lamasion será uma das atrações do 15° Encontro Empresarial que vai ser realizado no dia 30 de Agosto, a partir das 7h30 na Splendore Eventos. As incrições para o evento podem ser feitas AQUI.


Por Nayara Souza.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos