Menu

Atlético se complica na busca por vaga na Libertadores após empate com o Corinthians

O Atlético se complicou na busca pela classificação à Copa Libertadores da América. Nesse domingo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Galo visitou o Corinthians e abriu o placar no Itaquerão, em bela cobrança de falta de Romulo Otero. Jadson e Marquinhos Gabriel viraram para o campeão nacional antecipado, e Fred decretou o empate no ‘jogo da taça’. O centroavante, inclusive, teve a chance clara de fazer o terceiro gol atleticano, mas, após driblar o goleiro Cássio, bateu para fora. O resultado em São Paulo faz o time mineiro perder posição na tabela e ficar mais distante do G7.

Otero marcou belo gol de falta e deu assistência para Fred balançar a rede em empate do Galo/ Foto: Bruno Cantini - EMOtero marcou belo gol de falta e deu assistência para Fred balançar a rede em empate do Galo/ Foto: Bruno Cantini - EM

Com o empate diante do Corinthians e as vitórias de Vasco e Chapecoense sobre Cruzeiro e Bahia, o Atlético caiu para a décima colocação, com 51 pontos. A vitória do Botafogo contra o Palmeiras, nesta segunda-feira, também seria prejudicial para as pretensões da equipe do técnico Oswaldo de Oliveira.

As esperanças do Atlético de vaga na Libertadores aumentam se o G7 se tornar G8 ou G9. Para isso, é necessário que Grêmio e Flamengo conquistem, respectivamente, a Libertadores e a Sul-Americana. O rubro-negro carioca também precisaria se manter entre os primeiros colocados do Brasileirão; os gaúchos já estão garantidos entre os quatro primeiros.

Na última rodada da Série A, o Atlético enfrenta o Grêmio, no próximo domingo, às 17h, no Independência. Já o Corinthians encerra a participação na competição contra o Sport, na Ilha do Retiro, no mesmo dia e horário.

Igualdade com gols de falta

Com o Itaquerão lotado, o Corinthians tomou a iniciativa no início do primeiro tempo e dominou as ações ofensivas. O time da casa assustou logo aos 2 minutos: Jadson recebeu passe de Jô e, da entrada da área, bateu forte. A bola passou à direta do gol de Victor, com perigo. O Atlético esperou as oportunidades para contra-atacar e arriscou jogadas pelas pontas, principalmente com Marcos Rocha, Robinho e Valdívia. No entanto, os paulistas aumentaram o ritmo e passaram a pressionar o Galo.

Com toques rápidos, o Corinthians entrava na grande área do Atlético com facilidade. Aos 19min, Fagner fez boa jogada pela ponta direita, ganhou de Valdívia e tocou para Rodriguinho, na meia-lua. O meia girou sobre a defesa, finalizou forte, mas mandou à direta do gol. Três minutos depois, outra chance desperdiçada pelo Timão: Jadson finalizou forte da risca da grande área e acertou o travessão de Victor. No rebote, Claysson chutou sobre o gol.

Apesar do domínio corintiano, o Atlético conseguiu abrir o placar em São Paulo. Em ótima fase, Otero fez jogada individual pela intermediária, driblou o volante Gabriel e sofreu falta. Especialista, o próprio venezuelano foi para a cobrança e bateu com categoria, sobre a barreira. A bola entrou no canto esquerdo de Cássio, que nem se mexeu: 1 a 0 para o Atlético, com belo gol no Itaquerão, aos 28 minutos.

A vantagem do Atlético, porém, durou apenas sete minutos. O empate do Corinthians também saiu em cobrança de falta: Jadson, na ponta esquerda, fez o levantamento para a grande área, mas nenhum jogador conseguiu desviar. A bola tocou no gramado, pegou velocidade e entrou no canto esquerdo de Victor: 1 a 1. Nos instantes finais da etapa, Jô teve a chance de virar a partida em cabeceio que passou rente à trave direita.


Galo busca empate, mas Fred desperdiça boa chance

O Corinthians voltou para o segundo tempo com o meia Marquinhos Gabriel no lugar do volante Camacho e partiu para cima do Atlético. Aos 7 minutos, Guilherme Arena invadiu a área pela esquerda e cruzou para Rodriguinho, que completou de primeira. Victor se esticou e, com a mão esquerda, fez grande defesa, espalmando a finalização perigosa. Aos 12min, porém, o goleiro atleticano não conseguiu impedir a virada corintiana. Marquinhos Gabriel recebeu na ponta direita, cortou para a área e bateu colocado, de esquerda. A bola passou por cima de Victor e morreu no ângulo direito: golaço! 2 a 1 para o Corinthians.

O Atlético quase empatou em lance bizarro de Cássio. O goleiro armou o chutão após recuo, mas furou, e a bola saiu rente à trave direita. Aos 19 minutos, o Galo ameaçou novamente, em cobrança de escanteio de Otero em que Cássio evitou o gol olímpico e mandou pela linha de fundo. No escanteio seguinte, o venezuelano levantou na cabeça de Fred, que completou no canto esquerdo: 2 a 2.

Autor do gol de empate, Fred desperdiçou uma chance incrível para virar o placar para o Atlético, aos 23 minutos. Em lance de rápido contra-ataque, o camisa 9 recebeu passe de Robinho, driblou o goleiro Cássio, mas, com gol aberto, mandou sobre o travessão, para desespero de companheiros e torcida. Pouco depois, o centroavante acabou substituído por Cazares.

Focado somente na vitória, o Atlético se abriu nos minutos finais, mas esteve mais perto de levar o terceiro gol. Aos 36 minutos, Victor salvou o time novamente, em finalização de Maycon. Aos 42min, o volante corintiano ainda acertou a rede pelo lado de fora. Nos acréscimos, Jô aproveitou cruzamento de Fagner e cabeceou com bastante perigo.

CORINTHIANS 2 X 2 ATLÉTICO

Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Guilherme Arana; Gabriel e Camacho (Marquinhos Gabriel, no intervalo); Jadson (Pedrinho, aos 39min do 2ºT), Rodriguinho (Maycon, aos 32min do 2ºT) e Clayson; Jô. Técnico: Fábio Carille.

Atlético: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Yago e Elias; Valdívia (Luan, aos 14min do 2ºT), Robinho e Otero (Rafael Moura, aos 42min do 2ºT); Fred (Cazares, aos 29min do 2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Gols: Otero (Atlético), aos 28min do 1ºT; Jadson (Corinthians), aos 35min do 1ºT, Marquinhos Gabriel (Corinthians), aos 12min do 2ºT; Fred (Atlético), aos 19min do 2ºT

Cartões amarelos: Marcos Rocha (Atlético); Camacho, Clayson e Marquinhos Gabriel (Corinthians)

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 26 de novembro (domingo)
Local: Arena Corinthians (Estádio Itaquerão), em São Paulo
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (CBF/RJ) e Diogo Carvalho Silva (CBF/RJ)

Da Redação com Superesportes




Publicidade
Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar