Menu

Ipsemg adota Acolhimento com Classificação de Risco

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

Ipsemg adota Acolhimento com Classificação de Risco. O Serviço Médico de Urgência (SMU) do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em Belo Horizonte, implanta, a partir desta segunda-feira (1°), o sistema de atendimento das emergências e urgências, baseado na "Classificação de Risco". O SMU funciona junto ao Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), na alameda Álvaro Celso, 333.

 

Segundo o gerente-hospitalar do HGIP, Marco Aurélio Fagundes Angelo, o sistema de “Acolhimento com Classificação de Risco” prioriza o atendimento aos pacientes em situação de emergência e urgência. Ele explica que levantamento realizado pelo hospital aponta que apenas 1% das cerca de 500 pessoas que procuram o SMU, diariamente, necessita realmente de atendimento de emergência e 20% de urgência. Os demais - 79% - poderiam buscar atendimento ambulatorial.

Os pacientes serão inicialmente “acolhidos” por enfermeiros, que vão aplicar um questionário para saber as causas da procura e medirão a pressão arterial, freqüência cardíaca, respiração, temperatura, oxigenação e dosagem de glicose. Eles serão classificados em quatro categorias, hierarquizando o atendimento. Aqueles cujo quadro demonstrar sinais de emergência receberão a identificação vermelha, sendo imediatamente encaminhados para atendimento; os casos de urgência, identificados pela cor amarela, terão atendimento em, no máximo, uma hora. Casos menos graves (cor verde) serão atendidos no SMU num prazo de aproximadamente duas horas.


Os pacientes cujo atendimento for caracterizado como estritamente ambulatorial serão classificados como azuis e orientados por assistentes sociais a procurar o Centro de Especialidades Médicas (CEM) para atendimento ambulatorial. Não haverá encaminhamento direto para médico do CEM; a pessoa terá de marcar consulta, como é a sistemática de atendimento nos ambulatórios.

No sistema até agora adotado, os usuários são atendidos por ordem de chegada. A partir do dia 1º de dezembro, a prioridade será para aqueles que estão precisando de atendimento de emergência e urgência.

AGÊNCIA MINAS



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos